Finalidades do ensino de educação física para a formação do homem integral



A Educação Física há algum tempo vem deixando de lado a sua herança militarista e tecnicista; com o passar dos anos, seu conceito vem se tornando mais abrangente e interdisciplinar. Esta transformação vem acompanhando o advento de novas tendências pedagógicas que a Educação vem adotando, em substituição à tendência tradicional que durante anos reinou absoluta no ambiente escolar.

                Hoje a Educação Física é muito mais do que simplesmente jogar bola e/ou cuidar do corpo.  Ela cuida, faz parte, auxilia o desenvolvimento intelectual, moral, ético e social do ser humano. Ela interpreta, produz, faz cálculos, discute e se relaciona com todas as áreas do conhecimento. Ela ajuda a construí-lo, interaciona-se com ele, provoca e partilha suas emoções.

                Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao definirem os 5 eixos de atuação da Educação Física, ampliou significativamente seus horizontes e foi fundamental para que se desvinculasse a ligação única entre Educação Física e o Esporte. Ao incluir a dança, as lutas, os jogos, brincadeiras e atividades lúdicas e recreativas como objeto de estudo e atuação da Educação Física, e inseri-los dentro do ambiente escolar, provocou o surgimento de um novo conceito, mais abrangente e atuante: a Cultura Corporal de Movimento. Assim, mostrou-se definitivamente que Educação Física não é só esporte, é muito mais que isso.

                Mas o Esporte não deixou – e nem deixará – de fazer parte da Educação Física. O que mudou então? Mudou o seu enfoque, que passou da competição – que ficou a cargo de clubes e escolinhas especializadas – para a participação, que vem atender uma necessidade cada vez maior da nossa sociedade: a inclusão social. Hoje entende-se que numa turma de 40 alunos, é de extrema importância que todos participem da aula, do mesmo modo que todos devem participar da aula de matemática, por exemplo.

                A inclusão de novas modalidades esportivas na Proposta Curricular do Estado de São Paulo facilitou este processo, pois o professor tem agora muito mais opções – e conteúdos com objetivos definidos e direcionados – além de subsídios para trabalhar com os alunos. A abordagem de temas como sexualidade, drogas, cuidados com a saúde, organização de eventos culturais e esportivos incentiva o intercambio com outras disciplinas e mostra o quão importante a Educação Física é no desenvolvimento integral do ser humano, em todas as suas fases.

                Ainda há um grande caminho a ser percorrido, muitas barreiras a superar. Nem todo mundo ainda valoriza a Educação Física e suas inúmeras possibilidades de crescimento intelectual, físico e social. Em muitos lugares ela é vista apenas como uma disciplina à parte, um momento de lazer e recreação dentro da escola além da hora do intervalo.

                Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos olímpicos de 2016 no Brasil, há um apelo forte na mídia para que o país, finalmente, torne-se uma potencia esportiva. A Educação Física não quer isso. Não quer apenas isso. Quer sim que o país se transforme em uma potencia intelectual e saudável, com atletas, doutores, engenheiros, cientistas, advogados, professores, operários, todo mundo, desenvolvidos e sadios em sua plenitude.

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Autor: Emerson Marinho Souza Da Silva


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