Participação em comunidade



Participação em Comunidade

Wanderson Vitor Boareto

Resumo

A participação da comunidade é um dos grandes desafios da pós-modernidade, já que a falta de tempo e o avanço dos meios de comunicação, a cada dia mais, isola os indivíduos como um todo.

Palavras Chaves

Globalização; Educação; Participação; Desafios; Humanidade.

 

     A participação em comunidade é uma das mais nobres e reais participações de uma pessoa no meio em que está inserido. O próprio Aristóteles ensina que: “A pessoa que vive sozinha é um deus ou uma besta”. Neste sentido, a participação é uma necessidade e não só uma obrigação. No entanto, com a globalização e o aumento dos meios de comunicação as pessoas estão se afastando dar comunidade, trocando a relação direta de contato pela relação indireta através das redes sociais. Não quer dizer que as redes sociais não sejam necessárias ou importantes, mas não são únicas. Pelo contrário a relação entre as pessoas é necessária, e evita vários males como a depressão e outras enfermidades da modernidade.

     Isso sem dúvida é uma regressão na evolução da humanidade, sendo que as poucas pessoas que participam optam pela maioria, que muitas vezes não concordam, mas não tem poder de decisão devido a não participação. A falta de tempo é a grande desculpa dos homens e mulheres modernas, por não participarem da vida em comunidade. Mas se o tempo é uma questão de ajuste no horário diário, isso quer dizer que o tempo se faz, dentro de suas necessidades básicas de existência. Sendo assim, esta justificativa cai por terra.

 

    No entanto, a participação em comunidade cria laços afetivos e de ajuda mútua a todos os setores sociais, partido pelo pressuposto de que todos são carentes de atenção. A participação pode ajudar não só a comunidade, mas também o indivíduo em si. O grande medo pode ser de se machucar em relação às pessoas, mas o crescimento das pessoas só se dá através do contato direto entre os mesmos, ou seja, entre as pessoas de diferentes áreas e comportamentos.

Um dos setores mais carentes de participação da comunidade é a escola, que vem enfrentando vários problemas materiais e sociais. Para a escola ficou a tarefa de educar, mesmo ela não sendo o único agente educador.  Com a participação em comunidade problemas como disciplina, horários e faltas seriam resolvidos de uma forma natural sem desgaste de ambas as partes. Trazer a comunidade para a participação coletiva e ativa é o grande desafio da pós – modernidade.


Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


A ParticipaÇao Popular AtravÉs Dos Conselhos Na GestÃo E ImplantaÇÃo Das Politicas Sociais

Formação Humana

O Modelo De Gestão Democrática

Afinal, O Que é A Tal Da Gestão Democrática Nas Escolas?

O Papel Da GestÃo Escolar Na DemocratizaÇÃo Do Ensino PÚblico

Ética Na Educação

Relato De Um Diretor De Escola Pública