O futebol visto como ferramenta de integração social e cultural.



O FUTEBOL VISTO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

 

THE FOOTBALL SEEN AS A TOOL FOR SOCIAL AND CULTURAL INTEGRATION.

 

 

 

FRED MADUREIRA COSTA (1)

 

 

 

 

 

ORIENTADOR: Dr. ANTONIO COPPI NAVARRO (1,2)

 

 

 

1 – Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho Futebol e Futsal: Metodologia do Treinamento.

 

 

 

 

E-mail: [email protected]

Rua Manoel Teixeira 329.

Vila Maluf – Suzano – São Paulo.

08683-340.

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo, Turma: 1302

Entrega no dia 18/09/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O FUTEBOL VISTO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

 

Fred Madureira Costa

 

Resumo: Este estudo objetivou verificar questões de ordem cultural e social, de alunos das Escolas de futebol de campo do Grêmio Bola Branca conveniada com o Grêmio de Porto Alegre - RS, alunos da Escola de futsal da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, unidade ginásio de Gianetti e os alunos da Escola de futebol Chute Certo, localizada na cidade de Suzano - SP.

Objetivo: revisar a literatura e estabelecer os conceitos da cultura e da integração social, analisando como os alunos das diversas escolinhas veem estas questões.

Revisão de literatura: A partir do século XX com a popularização do futebol, quando esse deixa de ser um esporte praticado pela elite paulistana e pelos brancos, o futebol passa a ter grande importância para as questões políticas, sociais e culturais.

Foram avaliados 44 alunos com média de idade de 13 anos, sendo apuradas questões através da coleta de bases de dados em questionário, e os resultados tabulados conforme escala de Likert, sendo posteriormente verificadas as respostas e comparadas com a literatura.

Os resultados foram que o jogador de futebol deve ter instrução, deve ser formado e que a mídia influencia a carreira de um atleta, e que as aulas mistas não são aceitas na grande maioria das vezes.

Conclui-se, portanto, que o perfil sócio-cultural desses jovens está mudando ao longo dos anos, e que o futebol aos poucos está sendo usado como ferramenta de ensino, de formação não só para a busca de resultados, mas sim como base para a formação de um homem sadio e inteligente preparado para o futuro que vier.

Palavras-chave: Escolinhas de futebol, cultura e integração

 

 

 

THE FOOTBALL SEEN AS A TOOL FOR SOCIAL AND CULTURAL INTEGRATION.

 

Abstract: This study aimed to determine questions of cultural and social students in small schools football field Grêmio Bola Branca contracted by Gremio Porto Alegre - RS, students of the school's indoor soccer hall of Ferraz de Vasconcelos, unity gym Gianetti and students of the school football kicks in, in the city of Suzano - SP.

Objective: To review the literature and establish the concepts of culture and social integration of analyzing how students see these issues several small schools.

Literature review: From the twentieth century with the popularization of football, when it ceases to be a sport practiced by the elite of São Paulo and the white, soccer is going to have great importance for the political, social and cultural rights.

44 students were evaluated with a mean age of 13 years, issues being investigated by collecting data bases on a questionnaire and the results tabulated as Likert scale responses and verified and compared with the literature.

The results were that the soccer player must have education, must be formed and that the media influences the career of an athlete, and that mixed classes are not accepted in most cases.

It follows therefore, that the socio-cultural these young people is changing over the years and that football is slowly being used as ferrament education, training not only for the search results but as the basis for the formation of a sane and intelligent man prepared for the future comes.

Keywords: soccer school, culture and integration

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO:

 

São diversas as manifestações culturais que demonstram o quanto o esporte está embutido no dia-a-dia das pessoas, desde os gestos mais simples. Sejam em filmes, músicas, coleções, livros, internet, blogs, programas de televisão, revistas especializadas, pesquisas escolares e numa outra porção de fontes de informações.

Atualmente há grande preocupação com a inclusão social nas escolas de esportes, principalmente nas de futebol, onde as crianças têm seus grupos e todos querem um dia ser jogador de futebol, e esse sonho ganha terreno na formação social do brasileiro e na cultura de todo o país.

Com o crescimento do número de escolinhas de futebol, e a quase exterminação dos campos de várzea, muitas entidades estão desenvolvendo projetos voltados a oferecer essa prática esportiva em espaços reduzidos. Neste sentido, as entidades devem se preocupar ainda mais com as questões sociais e culturais que cercam essa população.

Questões relevantes como as que envolvem o nível de escolaridade que um atleta deve adquirir ao longo da carreira, o salário ideal que deve receber, sobre as aulas mistas, sobre a discriminação, sobre as drogas, sobre a prostituição, sobre a mídia, são assuntos que não podemos deixar de abordar com os alunos da escolinha de futebol.

Sabemos que a mídia contribui para uma rápida evolução dessa construção porque une imagem, som, tecnologia e atua diretamente na parte emocional das crianças e dos jovens que gostam de futebol, influenciando o processo de formação desse jovem.

Cabendo ao professor-treinador de esportes coletar, analisar, aplicar e avaliar quais conteúdos que contribuem para uma melhor instrução e formação desse jovem dentro de um determinado grupo social.

Em um fim de semana repleto de clássicos estaduais, na segunda-feira, nota-se que o comentário é geral; foi gol, não foi... Todo mortal vira goleiro, vira artilheiro, vira técnico, vira árbitro e daí terá assunto para a semana inteira. Isso sem falar nos modismos, onde nas escolas, os garotos imitam o corte de cabelo de seus ídolos, usam óculos semelhantes, vestem roupas que imitam as de seus ídolos, demonstrando que a cada rodada de nosso futebol podem surgir novas manifestações culturais.       

 

2. REVISÃO DE LITERATURA:

 

Para Freire (2003), rua e escola são instituições diferentes, com funções diferentes. Em alguns casos se assemelham, em outros se diferenciam radicalmente. Devemos saber aproveitar de uma e de outra, mas não podemos ensinar na escola exatamente como se ensina na rua. Muita das coisas que eu fazia na rua e no estádio de futebol jamais poderia fazer na escola de futebol. “a gente não falava mal do juiz só por violência. Falava mal porque fazia parte do jogo”. De acordo com o desenvolvimento do trabalho, com as características de cada escola, de cada região, algumas normas de conduta podem ser adotadas.

Conforme Scaglia (2007), existe a esperança de que as crianças se libertem das amarras hipócritas impostas pela nossa sociedade e, transgredindo a ordem do jogo de modo subversivo, reinventem um novo futebol: portanto liberdade às crianças para o bem do nosso futebol.

Já para Aquino (2008), garotos com nome de jogador de futebol, adultos apaixonados por álbuns de figurinhas sobre o assunto, filmes e livros que relembram trajetórias de mitos do esporte mundial. Até que ponto vai à inter-relação entre as atividades esportivas e a cultura de uma nação? Como o futebol é capaz de interferir na formação social e intelectual no Brasil?

Citado por Betti (1995) J. Daolio, desafia muitas correntes epistemológicas em voga na Educação Física brasileira, quando afirma que precisamos compreender a tradição social para promover mudanças na Educação Física escolar, porque existe uma “lógica da prática desses profissionais, tradicional e eficaz, inscrita em seus corpos e, ainda, refratária a uma critica que, unicamente baseada no discurso, possa torná-la passível de alterações”. Uma ação transformadora só seria possível se conseguisse penetrar nesse universo de representações, decifrar os significados de sua prática e chegar ao nível de seus comportamentos corporais.

Segundo Jocimar Daólio, o homem é um ser cultural por excelência, numa visão antropológica é impossível existir um homem que não tenha sofrido influência da cultura onde está inserido, pois essa molda as pessoas e as transforma, fazendo com que elas carreguem diversas marcas para o resto de suas vidas, pois o corpo é a síntese da cultura e expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte.

O corpo expressa a sensualidade, a violência, a prostituição, a estética, a beleza e os cuidados com ele. Enfim o corpo expressa muitos sinais que devem ser interpretados.  

Este estudo provoca o professor para que reflita que trabalhar com o homem através de seu corpo, é estar trabalhando com a cultura impressa nele e expressa por ele. Logo mexer nesse corpo é mexer na sociedade da qual ele faz parte.

Para Greco a cultura de jogar na rua, a escola da bola natural, é hoje, lamentavelmente, coisa que não figura no dia-a-dia das nossas crianças. Elas têm desaparecido do cotidiano dos nossos jovens. Provavelmente ela volta condicionada pelo modismo e a variante dos jogos esportivos coletivos convertidos na rua. 

 

3. MATERIAIS E METODOS:

 

Foram avaliados 44 alunos, com idade média de 12 anos, sendo apuradas questões através da coleta de dados em questionário, e os resultados tabulados conforme escala de Likert, onde foram verificadas as respostas e comparadas com a literatura.  Os resultados mais relevantes concluídos foram: a cultura é fundamental, o jogador de futebol deve ter instrução, deve ser formado, que a mídia influência a carreira de um atleta, que as aulas mistas não são aceitas em grande maioria e que a maioria dos alunos gosta da aula de seu professor. 

A pesquisa contém 10 perguntas e foi feita através de questionário para os alunos das escolas de futebol baseado numa escala tipo Likert, contendo cinco possibilidades de resposta:

 As possibilidades de resposta segundo a escala de Likert são:

 1 Concorda plenamente; 2 Concorda mais que discorda, 3 Indeciso,4 Discorda mais do que concorda e 5  Discorda plenamente, atribuindo-se pontos para cada resposta dada: 2 pontos para Concorda plenamente, 1 ponto para Concorda mais que discorda, 0 para Indeciso, -1 para Discorda mais que concorda e -2 Discorda plenamente.                                                                                                 

As perguntas feitas no questionário são as seguintes:

1) Quase nunca é ouvido pelo professor?;

2) Acha a cultura fundamental e importante no futebol?;

3) Se o jogador de futebol deve ser formado?;

4) É legal para todos fazer aula com diversos tipos de alunos?;

5) Gosta da aula do professor?;

6) É a favor das aulas mistas meninos e meninas na mesma aula?;

7) acha que todo jogador teve uma infância pobre e ficou rico com o esporte futebol?;

8) É a favor da inclusão social na aula de futebol?;

9) A mídia influência a carreira de um jogador?;

10) Acha que o salário de um jogador é muito alto ?.

A seguir, tabela demonstrativa da Pesquisa realizada nas três escolas de Futebol (Grêmio Bola Branca, Escolinha de futsal da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, Escola de futebol Chute Certo.)

                       

 

4. DISCUSSÃO

 

Os resultados obtidos demonstram que os alunos das escolinhas de futebol sabem da importância das questões de ordem social e cultural e a bagagem que eles trazem da escola, ou da rua, é muito utilizada nas aulas de futebol. De acordo com João Batista Freire, a escola e a rua não são os únicos lugares onde aprendemos coisas importantes, elas são importantes sem dúvida e quase nunca a escola traduz as aspirações dos seus alunos. Ainda segundo João Batista Freire, a rua e a escola são instituições bastante diferentes e apesar disso, para ensinar crianças e adolescentes, sempre devemos levar em consideração, acima de tudo, a cultura popular relacionada ao futebol.

 

 

5. CONCLUSÃO:

 

 O estudo coleta as respostas dadas pelos alunos e mostra que de acordo com as respostas dos alunos fica evidente que é necessário que os conteúdos dados nas escolinhas de esportes envolvam os alunos de tal forma que eles mesmos criem seus momentos de brincadeiras, de seriedade, de respeito, de criatividade, de preocupações, de se expor enfim é um processo construtivo e analítico pautado em valores éticos e sociais e culturais.

Conclui-se através desse estudo que o futebol jogado nas escolinhas de esportes e o mesmo futebol jogado nas aulas de educação física escolar e o mesmo futebol jogado na rua e também tem suas fantasias, suas regras, suas seleções naturais, sua disciplina, seus medos e suas vontades e que é nas escolinhas que verificamos o quanto as crianças e jovens respeitam os colegas, os professores e tem consciência de que a parte cultural e social influencia demais o futuro dos potenciais atletas de alto rendimento. Todas as perguntas do questionário foram de encontro com a literatura e comprovam que a cultura é algo que este inserido dentro do individuo e da sociedade que a rodeia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

AQUINO, José Maria de. “A cultura do Brasil é o Brasil do futebol”. Disponível em http://www.abril.com.br/esporte-futebol-cultura acessado em 02/09/2011. 

 

 

BETTI, mauro. “Um saber com sabor: Da cultura do corpo. Motriz-volume 1, número 2,dezembro/1995.

 

 

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 4.ed. Campinas/SP: Papirus, 1999.

 

 

 

FREIRE, João batista. Pedagogia do futebol. Campinas, SP: autores associados, 2003.

 

 

Krõger, Christian. Um ABC para iniciantes nos jogos esportivos/Christian Kroger,Klaus Roth; colaboração Daniel Memment; tradução Pablo Juan Greco.-2.ed-São Paulo:Phorte,2005

 

 

SCAGLIA, A. “A reinvenção do futebol”. Disponível em http://cidadedofutebol.com.br acessado em 02/09/2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O FUTEBOL VISTO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

 

THE FOOTBALL SEEN AS A TOOL FOR SOCIAL AND CULTURAL INTEGRATION.

 

 

 

FRED MADUREIRA COSTA (1)

 

 

 

 

 

ORIENTADOR: Dr. ANTONIO COPPI NAVARRO (1,2)

 

 

 

1 – Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho Futebol e Futsal: Metodologia do Treinamento.

 

 

 

 

E-mail: [email protected]

Rua Manoel Teixeira 329.

Vila Maluf – Suzano – São Paulo.

08683-340.

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo, Turma: 1302

Entrega no dia 18/09/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O FUTEBOL VISTO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E CULTURAL.

 

Fred Madureira Costa

 

Resumo: Este estudo objetivou verificar questões de ordem cultural e social, de alunos das Escolas de futebol de campo do Grêmio Bola Branca conveniada com o Grêmio de Porto Alegre - RS, alunos da Escola de futsal da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, unidade ginásio de Gianetti e os alunos da Escola de futebol Chute Certo, localizada na cidade de Suzano - SP.

Objetivo: revisar a literatura e estabelecer os conceitos da cultura e da integração social, analisando como os alunos das diversas escolinhas veem estas questões.

Revisão de literatura: A partir do século XX com a popularização do futebol, quando esse deixa de ser um esporte praticado pela elite paulistana e pelos brancos, o futebol passa a ter grande importância para as questões políticas, sociais e culturais.

Foram avaliados 44 alunos com média de idade de 13 anos, sendo apuradas questões através da coleta de bases de dados em questionário, e os resultados tabulados conforme escala de Likert, sendo posteriormente verificadas as respostas e comparadas com a literatura.

Os resultados foram que o jogador de futebol deve ter instrução, deve ser formado e que a mídia influencia a carreira de um atleta, e que as aulas mistas não são aceitas na grande maioria das vezes.

Conclui-se, portanto, que o perfil sócio-cultural desses jovens está mudando ao longo dos anos, e que o futebol aos poucos está sendo usado como ferramenta de ensino, de formação não só para a busca de resultados, mas sim como base para a formação de um homem sadio e inteligente preparado para o futuro que vier.

Palavras-chave: Escolinhas de futebol, cultura e integração

 

 

 

THE FOOTBALL SEEN AS A TOOL FOR SOCIAL AND CULTURAL INTEGRATION.

 

Abstract: This study aimed to determine questions of cultural and social students in small schools football field Grêmio Bola Branca contracted by Gremio Porto Alegre - RS, students of the school's indoor soccer hall of Ferraz de Vasconcelos, unity gym Gianetti and students of the school football kicks in, in the city of Suzano - SP.

Objective: To review the literature and establish the concepts of culture and social integration of analyzing how students see these issues several small schools.

Literature review: From the twentieth century with the popularization of football, when it ceases to be a sport practiced by the elite of São Paulo and the white, soccer is going to have great importance for the political, social and cultural rights.

44 students were evaluated with a mean age of 13 years, issues being investigated by collecting data bases on a questionnaire and the results tabulated as Likert scale responses and verified and compared with the literature.

The results were that the soccer player must have education, must be formed and that the media influences the career of an athlete, and that mixed classes are not accepted in most cases.

It follows therefore, that the socio-cultural these young people is changing over the years and that football is slowly being used as ferrament education, training not only for the search results but as the basis for the formation of a sane and intelligent man prepared for the future comes.

Keywords: soccer school, culture and integration

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO:

 

São diversas as manifestações culturais que demonstram o quanto o esporte está embutido no dia-a-dia das pessoas, desde os gestos mais simples. Sejam em filmes, músicas, coleções, livros, internet, blogs, programas de televisão, revistas especializadas, pesquisas escolares e numa outra porção de fontes de informações.

Atualmente há grande preocupação com a inclusão social nas escolas de esportes, principalmente nas de futebol, onde as crianças têm seus grupos e todos querem um dia ser jogador de futebol, e esse sonho ganha terreno na formação social do brasileiro e na cultura de todo o país.

Com o crescimento do número de escolinhas de futebol, e a quase exterminação dos campos de várzea, muitas entidades estão desenvolvendo projetos voltados a oferecer essa prática esportiva em espaços reduzidos. Neste sentido, as entidades devem se preocupar ainda mais com as questões sociais e culturais que cercam essa população.

Questões relevantes como as que envolvem o nível de escolaridade que um atleta deve adquirir ao longo da carreira, o salário ideal que deve receber, sobre as aulas mistas, sobre a discriminação, sobre as drogas, sobre a prostituição, sobre a mídia, são assuntos que não podemos deixar de abordar com os alunos da escolinha de futebol.

Sabemos que a mídia contribui para uma rápida evolução dessa construção porque une imagem, som, tecnologia e atua diretamente na parte emocional das crianças e dos jovens que gostam de futebol, influenciando o processo de formação desse jovem.

Cabendo ao professor-treinador de esportes coletar, analisar, aplicar e avaliar quais conteúdos que contribuem para uma melhor instrução e formação desse jovem dentro de um determinado grupo social.

Em um fim de semana repleto de clássicos estaduais, na segunda-feira, nota-se que o comentário é geral; foi gol, não foi... Todo mortal vira goleiro, vira artilheiro, vira técnico, vira árbitro e daí terá assunto para a semana inteira. Isso sem falar nos modismos, onde nas escolas, os garotos imitam o corte de cabelo de seus ídolos, usam óculos semelhantes, vestem roupas que imitam as de seus ídolos, demonstrando que a cada rodada de nosso futebol podem surgir novas manifestações culturais.       

 

2. REVISÃO DE LITERATURA:

 

Para Freire (2003), rua e escola são instituições diferentes, com funções diferentes. Em alguns casos se assemelham, em outros se diferenciam radicalmente. Devemos saber aproveitar de uma e de outra, mas não podemos ensinar na escola exatamente como se ensina na rua. Muita das coisas que eu fazia na rua e no estádio de futebol jamais poderia fazer na escola de futebol. “a gente não falava mal do juiz só por violência. Falava mal porque fazia parte do jogo”. De acordo com o desenvolvimento do trabalho, com as características de cada escola, de cada região, algumas normas de conduta podem ser adotadas.

Conforme Scaglia (2007), existe a esperança de que as crianças se libertem das amarras hipócritas impostas pela nossa sociedade e, transgredindo a ordem do jogo de modo subversivo, reinventem um novo futebol: portanto liberdade às crianças para o bem do nosso futebol.

Já para Aquino (2008), garotos com nome de jogador de futebol, adultos apaixonados por álbuns de figurinhas sobre o assunto, filmes e livros que relembram trajetórias de mitos do esporte mundial. Até que ponto vai à inter-relação entre as atividades esportivas e a cultura de uma nação? Como o futebol é capaz de interferir na formação social e intelectual no Brasil?

Citado por Betti (1995) J. Daolio, desafia muitas correntes epistemológicas em voga na Educação Física brasileira, quando afirma que precisamos compreender a tradição social para promover mudanças na Educação Física escolar, porque existe uma “lógica da prática desses profissionais, tradicional e eficaz, inscrita em seus corpos e, ainda, refratária a uma critica que, unicamente baseada no discurso, possa torná-la passível de alterações”. Uma ação transformadora só seria possível se conseguisse penetrar nesse universo de representações, decifrar os significados de sua prática e chegar ao nível de seus comportamentos corporais.

Segundo Jocimar Daólio, o homem é um ser cultural por excelência, numa visão antropológica é impossível existir um homem que não tenha sofrido influência da cultura onde está inserido, pois essa molda as pessoas e as transforma, fazendo com que elas carreguem diversas marcas para o resto de suas vidas, pois o corpo é a síntese da cultura e expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte.

O corpo expressa a sensualidade, a violência, a prostituição, a estética, a beleza e os cuidados com ele. Enfim o corpo expressa muitos sinais que devem ser interpretados.  

Este estudo provoca o professor para que reflita que trabalhar com o homem através de seu corpo, é estar trabalhando com a cultura impressa nele e expressa por ele. Logo mexer nesse corpo é mexer na sociedade da qual ele faz parte.

Para Greco a cultura de jogar na rua, a escola da bola natural, é hoje, lamentavelmente, coisa que não figura no dia-a-dia das nossas crianças. Elas têm desaparecido do cotidiano dos nossos jovens. Provavelmente ela volta condicionada pelo modismo e a variante dos jogos esportivos coletivos convertidos na rua. 

 

3. MATERIAIS E METODOS:

 

Foram avaliados 44 alunos, com idade média de 12 anos, sendo apuradas questões através da coleta de dados em questionário, e os resultados tabulados conforme escala de Likert, onde foram verificadas as respostas e comparadas com a literatura.  Os resultados mais relevantes concluídos foram: a cultura é fundamental, o jogador de futebol deve ter instrução, deve ser formado, que a mídia influência a carreira de um atleta, que as aulas mistas não são aceitas em grande maioria e que a maioria dos alunos gosta da aula de seu professor. 

A pesquisa contém 10 perguntas e foi feita através de questionário para os alunos das escolas de futebol baseado numa escala tipo Likert, contendo cinco possibilidades de resposta:

 As possibilidades de resposta segundo a escala de Likert são:

 1 Concorda plenamente; 2 Concorda mais que discorda, 3 Indeciso,4 Discorda mais do que concorda e 5  Discorda plenamente, atribuindo-se pontos para cada resposta dada: 2 pontos para Concorda plenamente, 1 ponto para Concorda mais que discorda, 0 para Indeciso, -1 para Discorda mais que concorda e -2 Discorda plenamente.                                                                                                 

As perguntas feitas no questionário são as seguintes:

1) Quase nunca é ouvido pelo professor?;

2) Acha a cultura fundamental e importante no futebol?;

3) Se o jogador de futebol deve ser formado?;

4) É legal para todos fazer aula com diversos tipos de alunos?;

5) Gosta da aula do professor?;

6) É a favor das aulas mistas meninos e meninas na mesma aula?;

7) acha que todo jogador teve uma infância pobre e ficou rico com o esporte futebol?;

8) É a favor da inclusão social na aula de futebol?;

9) A mídia influência a carreira de um jogador?;

10) Acha que o salário de um jogador é muito alto ?.

A seguir, tabela demonstrativa da Pesquisa realizada nas três escolas de Futebol (Grêmio Bola Branca, Escolinha de futsal da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, Escola de futebol Chute Certo.)

                       

 

4. DISCUSSÃO

 

Os resultados obtidos demonstram que os alunos das escolinhas de futebol sabem da importância das questões de ordem social e cultural e a bagagem que eles trazem da escola, ou da rua, é muito utilizada nas aulas de futebol. De acordo com João Batista Freire, a escola e a rua não são os únicos lugares onde aprendemos coisas importantes, elas são importantes sem dúvida e quase nunca a escola traduz as aspirações dos seus alunos. Ainda segundo João Batista Freire, a rua e a escola são instituições bastante diferentes e apesar disso, para ensinar crianças e adolescentes, sempre devemos levar em consideração, acima de tudo, a cultura popular relacionada ao futebol.

 

 

5. CONCLUSÃO:

 

 O estudo coleta as respostas dadas pelos alunos e mostra que de acordo com as respostas dos alunos fica evidente que é necessário que os conteúdos dados nas escolinhas de esportes envolvam os alunos de tal forma que eles mesmos criem seus momentos de brincadeiras, de seriedade, de respeito, de criatividade, de preocupações, de se expor enfim é um processo construtivo e analítico pautado em valores éticos e sociais e culturais.

Conclui-se através desse estudo que o futebol jogado nas escolinhas de esportes e o mesmo futebol jogado nas aulas de educação física escolar e o mesmo futebol jogado na rua e também tem suas fantasias, suas regras, suas seleções naturais, sua disciplina, seus medos e suas vontades e que é nas escolinhas que verificamos o quanto as crianças e jovens respeitam os colegas, os professores e tem consciência de que a parte cultural e social influencia demais o futuro dos potenciais atletas de alto rendimento. Todas as perguntas do questionário foram de encontro com a literatura e comprovam que a cultura é algo que este inserido dentro do individuo e da sociedade que a rodeia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

AQUINO, José Maria de. “A cultura do Brasil é o Brasil do futebol”. Disponível em http://www.abril.com.br/esporte-futebol-cultura acessado em 02/09/2011. 

 

 

BETTI, mauro. “Um saber com sabor: Da cultura do corpo. Motriz-volume 1, número 2,dezembro/1995.

 

 

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. 4.ed. Campinas/SP: Papirus, 1999.

 

 

 

FREIRE, João batista. Pedagogia do futebol. Campinas, SP: autores associados, 2003.

 

 

Krõger, Christian. Um ABC para iniciantes nos jogos esportivos/Christian Kroger,Klaus Roth; colaboração Daniel Memment; tradução Pablo Juan Greco.-2.ed-São Paulo:Phorte,2005

 

 

SCAGLIA, A. “A reinvenção do futebol”. Disponível em http://cidadedofutebol.com.br acessado em 02/09/2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Download do artigo
Autor: Fred Madureira Costa


Artigos Relacionados


Vento

LaÇos De Sangue

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Minha InfÂncia

Poesia

Mulher Ii