Projeto: focando na aprendizagem dos alunos de 1º e 2º ciclo do ensino fundamental e a atuação do professor frente as mudanças aceleradas com as novas TICs



PROJETO: focando na aprendizagem dos alunos de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental e a atuação do professor frente às mudanças aceleradas com as novas TICs.

Autora: Luciana Cristina Evangelista da Mota

 

...A questão nos dias atuais em trabalhar Projeto deixa muitos professores ainda desnorteados, sem conseguir caminhar nesta “pista” desde a preparação, passando pela aplicação até a análise final dos resultados.

Muitas vezes de posse do projeto chegam a se perderem no processo de como conduzir a prática de trabalhar projetos entre eles os das TICs no espaço escolar.

Valente (1999), segundo ele a “construção de conhecimento baseada na realização concreta de uma ação produz um produto papável (artigo, projeto, objeto) de interesse pessoal de quem produz” (p.141) é o chamado construcionismo.

No processo de criar relações de buscas, descobertas, produção, reconstrução de conhecimento, levantar hipótese, observar, registrar, questionar, opinar, manusear em buscar de despertar o interesse de construir a aprendizagem significativa.

O professor tem um papel muito importante nesse aplicativo didático em trabalhar com projeto. O sucesso consiste em primeiramente o de querer compreender o processo do trabalho do projeto e sua aplicação. Por que nesse processo o professor deixa de atuar como aquele que ensina por meio de transmissão de informações e passa a ser o mediador das necessidades para conduzir o educando dar sentido sobre aquilo que está estudando relacionando as criações ou recriações dentro das situações propostas e em novas situações que possam vir ser criadas por ele.

A observação é elemento de grande relevância para acompanhar o processo de aprendizagem. Quando entendendo o caminho, o espaço cognitivo e afetivo, bem como sua cultura, história e contexto de vida do foco principal que é o educando. Cabendo ao professor ter clareza da aplicação para intervir. Sendo que para se apropriar dessa maneira de praticar escola é requerida que o professor se embriague das mudanças nesse processo de ensino aprendizagem. Porém o projeto não deve ser visto como apenas mais uma e simplesmente opção de estratégia, mas, contudo um norte para reflexão no contexto escola sobre aprendizagem. Bem como as TICs não se pode e nem uma técnica de ensino e sim ferramentas de enriquecimento para a aprendizagem.

O projeto não é uma receita que porventura dará sempre certo para qualquer sociedade, pois não é bem assim e, sim uma maneira aplicável para desenvolver atividades que possibilitem a aprendizagem, devendo ele ser recriado e inovado de acordo a cada natureza escolar onde será aplicado, moldando refazendo e reconstruindo para ser consolidada de fato a aprendizagem coletiva e individual a realidade dos alunos dos 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental.

Parece que o projeto é para algo que nunca aconteceu na verdade é sobre algo que acontece sem resultados favoráveis produzindo implicações para construção do aprender a prender resultando no propósito de continuar construindo nesse novo mundo de mudanças aceleradas caracterizada pelas novas tecnologias...


Autor: Lucianacristina Evangelista Da Mota


Artigos Relacionados


Os Saberes E Novos Olhares: Uma Inovação Alcançada Pelas Tics

Projeto De EstÁgio: Jogos LÚdicos Construindo A Aprendizagem

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

"sala De Professor" Lócus De Reflexão, Estudo E Aprendizagem Docente.

Ação Docente Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem

Professores E Alunos: As Possibilidades Interativas Do Mundo Virtual Para A RelaÇÃo Ensino Aprendizagem

Processo Ensino Aprendizagem