Orientação para o mercado: um estudo de caso no varejo de materias de construção de Curitiba



RESUMO

A economia globalizada determinou alterações profundas no processo estratégico das empresas, propiciando oportunidades e ameaças em todos os segmentos e exigindo produtos e serviços competitivos. Assim, diante deste cenário extremamente desafiador, a função marketing dentro das empresas assume maior importância no desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis e na redução das incertezas. Muitos autores consideram que a orientação para o mercado seja a essência da filosofia empresarial que leva ao sucesso nesta luta pelos mercados porque investiga desejos e necessidades do consumidor. Este artigo analisa um caso no varejo de materiais de construção da cidade de Curitiba, através da aplicação da escala MARKOR, uma das mais aplicadas para mensurar a orientação para o mercado, já revisada para a realidade do varejo brasileiro. Após a análise do caso, usando as três dimensões da escala (geração e disseminação da inteligência de marketing e responsividade à inteligência de marketing), determinaram-se os principais atributos observados em relação à orientação para o mercado, bem como os impactos decorrentes nos resultados da empresa.
Palavras chave: conceito de marketing; orientação para o mercado; varejo de materiais de construção.

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Autor: Sandro Deretti


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