Jogos e brincadeiras



Análise Bibliográfica

SABINI,Maria Aparecida Cória ; LUCENA,Regina Ferreiro.”Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil”. Campinas,SP:Papirus;2004.

PALAVRAS CHAVES: Jogo, memorização, habilidades.

Resumo:

A autora inicia sua publicação fazendo um resgate da trajetória dos estudos  de Vigotisck e Piaget,  fazendo um paralelo de  suas pesquisas e a utilizando para  embasar  suas reflexões.Para a autora o sistema funcional da aprendizagem de uma criança  não pode ser idêntico ao de outra , embora possa haver semelhanças no desempenho  de ambas. Dessa forma a uma necessidade do professor fazer uma investigação do desenvolvimento e construção de cada aluno, observando seu desempenho, domínio e dificuldades. Segundo Sabini o trabalho com jogos, brincadeiras e linguagens artísticas pode ser um caminho para construção do conhecimento da criança na pré- escola enfatizando esse pensamento afirma: ”È preciso resgatar os jogos simbólicos, os jogos regrados, as atividades de recreação tanto com suas manifestações verbais e não verbais (pg.10).O significado da atividade lúdica na vida da criança pode  ser compreendido melhor considerado os seguintes aspectos:

  • Preparação para a vida;
  • Liberdade de ação;
  • Prazer obtido;
  • Possibilidade de repetição de experiências;
  • Realização simbólica dos desejos.

Observando esses pontos de vista os jogos  na  educação infantil oferecem uma fonte de estudos em diferentes direções:na abordagem sociológica os aspectos analisados na brincadeira são: o processo de socialização infantil,interação entre as crianças, a forma de participação de cada elemento, nível de participação de cada elemento, nível de aceitação do grupo lúdico,as atitudes e o preconceito, o surgimento de lideranças. Nas abordagens psicológicas. As brincadeiras são analisadas de acordo com o significado dos objetos e ações para cada criança, das expectativas, graus de esforços realizados para as ações. Ainda podemos classificar o jogo na abordagem antropológica, procura-se acompanhar a trajetória dos jogos infantis em relação à influência étnica, á zona de dispersão, ás variações que ocorrem em virtude de tempo e espaço. O jogo surgiram como base em atividades cotidianas, foram transmitidas de geração para geração como algo valioso;essa permanência faz com que o jogo seja considerado um fenômeno  que pode ser analisado como um dos elementos para buscar compreender certos aspectos culturais. O jogo e a brincadeira pode ser utilizado para a ajudar o aluno a superar bloqueios que geralmente existe nos conceitos de matemática pois estimula  acriança a  pensar em hipóteses, desenvolver estratégias e pensar em soluções. O jogo e a brincadeira podem ser usados em toda fase de aprendizagem, visto que  quando estamos  ensinando  sempre precisamos  recorrer a  formas  e práticas  que façam com que o aluno  internalize o conhecimento e  assimile os conceitos.Para  a  autora tudo é um jogo , uma brincadeira, depende  apenas da forma  em que  usamos estratégias para ensinar, pois o professor sempre  contempla três categorias:mediação intencional,mediação relativa a imagem de si(capacidades, habilidades,domínio da impulsividade,conduta partilhada, habito de traçar e seguir metas,otimismo em relação a si próprio e a vida.)mediação relativa a afetividade , a regulação da motivação., de energia cognitiva e da criativa.Ao propor um jogo o professor, segundo a autora, deve ter clara a finalidade da utilização do jogo: o publico ao qual o jogo se destina e o número possível de participantes ,organização prévia de materiais;organização prévia de adaptação, caso o jogo precise ser simplificado ou enriquecido para alcançar seus objetivos;tempo necessário para desenvolvimento do jogo;organização espacial, local ideal para prática do jogo;planejamento prévio, mas com flexibilidade, das estratégias que o professor irá utilizar ao decorrer do jogo;avaliação dos resultados obtidos, continuidade garantindo, dentro da rotina diária da escola, a permanência do projeto com jogos.Para finalizar a autora ressalta que o jogo ainda é pouco usado na educação infantil , e  que o mesmo quando acontece  é pela iniciativa própria do aluno.

 Análise Geral: A autora segue linha monográfica  utilizando referencias em autores pesquisadores.Em sua totalidade utilizou referencias de 46 autores.Como estrutura  de escrita optou por textos  acadêmicos bibliográficos.


Autor: Vanda Goes


Artigos Relacionados


O Jogo Como Recurso Pedagógico Na Sala De Aula

Recreação Nas Aulas De Educação Física

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Captura De Movimento E A Educação

O Prazer De Brincar No Processo De Aprendizagem

Atividades Lúdicas Para Educação Infantil