Projeto transversalidade: um caminho para convivência social



1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: Um caminho para convivência Social.

Tempo de Execução: 04 semanas

Culminância: Na quarta semana com seminários sobre os TEMAS trabalhados.

Característica: Projeto inter-trasdisciplinar e transversalidade, envolvendo Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Arte, Matemática e Educação Física.

1.1. BLOCOS TEMÁTICOS:

   • Língua Portuguesa, História e Geografia: Legitimação dos Valores Morais: Porque uma simples brincadeira pode se transformar em bulling?

   • Ciências, Matemática, Arte: Desenvolvimento Moral e Socialização: Direitos Humanos e Igualdade. Porque eu devo respeitar meu corpo? Entendendo que ele faz parte da minha identidade, sendo ele meu e único?

  • Educação Física: Cultura e Diversidade. Como manter o corpo e a mente sã?

  • Educação, Ética e Etnia: Valorização e Respeito de nossa própria Identidade.

1.2. CONTEÚDO FOCO:

            O conteúdo foco é a educação voltada, para reflexão e inserção da importância de trabalhar nas series iniciais temas relacionados à ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, temas locais que já são vistos no currículo comum, no entanto são trabalhados de forma separada na particularidade de cada matéria. Entrelaçar temas como racismo e preconceito, bulling e respeito, drogas e violência, família e pedofilia, educação ambiental e trânsito, fará com que o estudante desenvolva e construa o conhecimento preciso para opinar, discutir e argumentar com segurança e propriedade sobre os temas descritos.

            Inicialmente será proposta a simples observação de revistas, fotos e pequenos vídeos questionando tais assuntos relacionados, estabelecendo um vínculo entre a curiosidade e dúvidas que surjam durante a exposição desses problemas. A instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando na construção do conhecimento sobre o assunto é muito importante neste momento.

1.3 CICLO E SÉRIE A QUE SE DESTINA:

Este projeto se destina as séries iniciais do Ensino Fundamental.

2. PROBLEMA.

            A sociedade brasileira está passando por transições a todo o momento. Percebemos que modelos de outrora não são mais considerados, tendo em vista que temos um país pluralista e heterogêneo. O que nossa sociedade tinha como valor moral e social sofreu modificações e aceitar as tais implica em respeitar o outro independente se estes estão moldados nos tais modelos homogêneos estabelecidos e para beneficiar algumas classes sociais.

            Com o avanço da tecnologia e da acessibilidade a internet, não falamos mais em micro computadores, a era é dos nets books e tablets. Junto com essa acessibilidade se formou um novo nicho de problemas vinculados a geração que já nasceram com essa informatização e informação em tempo real.

            Perceber que está mudança acontece no cotidiano das pessoas e na comunidade a qual ela está inserida, tais reflexos e conflitos tendem a ter um estopim dentro do ambiente escolar.

            Detectar estes problemas no campo da Educação e desenvolver no educando as habilidades e competências para resolver conflitos ligados a violência, seja ela moral, sexual, física ou psíquica.

            Diante disso, quais situações que temos possibilidades de mudar? Será que questões de problemas ligadas a natureza também é um tipo de violência? Quais os tipos de violência que temos dentro da escola? Como podemos diminuir ou acabar com ela?

3. JUSTIFICATIVA.

            Sabendo que as áreas convencionais de ensino trabalhadas pela escola no seu currículo comum não são suficientes para alcançar objetivos ligados a problemas como violência, ética, orientação sexual, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, e temas locais, para completar e conseguir um melhor desenvolvimento do educando social e reflexivo abordaremos os referidos temas, fazendo com que o estudante pense e reflita sobre suas ações e conseqüências na construção de nosso país, estado, comunidade e família. Sendo assim, espero com estes trabalhos despertar não só os estudantes, como professores e comunidade sobre a consciência e valorização do ser humano e que possamos ultrapassar as e quebrar as barreiras dos diversos tipos de violência no ambiente escolar e social de nossos estudantes.

4. OBJETIVO GERAL.

            Promover situações de ensino/aprendizagem por meio de palestras, mini cursos e oficinas, referentes a temas ligados a Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual, para serem aplicados no cotidiano escolar e familiar, como agente de transformação social do educando.

5. OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Conhecer o corpo e suas transformações na puberdade.

•Analisar quando agimos com preconceito, descriminação cultural ou não dentro e fora da escola.

•Entender os diversos tipos de violência que são cometidas por estudantes na escola e nas suas imediações.

•Resgatar a valorização do ser humano e a importância das virtudes, como tendências para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde as séries iniciais.

•Fortalecer os laços afetivos no ambiente escolar.

•Desenvolver ações preventivas quanto à violência, maus tratos e abuso sexual contra crianças.

•Perceber seu próprio valor dentro da sociedade.

•Contrastar os diversos problemas ligados ao meio ambiente, entendendo que os seres humanos têm por obrigação cuidar e zelar do ambiente onde vivemos.

•Saber que a má qualidade do ar que respiramos o consumo desenfreado a miséria, a degradação social estão diretamente ligados a falta de Educação e saúde dos seres humanos.

5. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades e interesses da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. Os temas serão desenvolvidos dentro da sala de aula, pátio, ou onde se fizer necessário para o desenvolvimento do mesmo por meio de atividades para exploração, sistematização e para conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações/ ou em vídeos, musicas, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar.

•DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (Versão popular Frei Beto).

•ESTUDO DO PREAMBULO E ALGUNS ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

•ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

•PROMOVER REFLEXÕES DE REPORTAGENS JORNALÍSTICAS E TEXTOS DA ATUALIDADE QUE TRATAM SOBRE OS TEMAS.

•PRODUÇÃO EM ARTES (diversos tipos de expressão)

•O PAPEL DA CRIANÇA NO MEIO AMBIENTE.

•LEITURA DE TEXTOS COM A HIGIENE DO NOSSO CORPO PREVENIU DOENÇAS.

Atividades:

•PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO, NARRAÇÕES, PEÇAS, MONOLOGOS.

•DEBATES DE TEMAS EMTRE TURMAS DIFERENTES.

•ESTUDO DE MÚSICAS, FAZENDO RELEITURAS E TRANSFORMANDO-OS EM ILUSTRAÇÕES PARA UMA MOSTRA.

•CONFECCIONAR CARTAZES-RECORTE, PINTURA E COLAGEM-COM FOTOS DE REVISTAS QUE TRATAM DAS DIVERSIDADES DE TEMAS ABORDADOS.

6. PALESTRA E CULMINÂNCIA.

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

Palestra 01

Palestra 01

Palestra 03

APRESENTAÇÕES

Pluralidade Cultural

Orientação Sexual

Meio Ambiente

Serão apresentados

 

 

 

os trabalhos desen-

 

 

 

volvidos durante o

 

 

 

mês do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. FECHAMENTO DO PROJETO.

7.1 RESULTADOS ESPERADOS.

Apropriação de diversos saberes, alem da compreensão e conscientização sobre temas relevantes aos temas trabalhados como legislação, tolerância, direitos e deveres, saúde.

Desenvolvimentos de valores-Conceitos e procedimentos.

Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outros saberes.

No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.

           

            Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no mural que faremos na escola.

8. AVALIAÇÃO.

A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

 

            A escola passa hoje por mudanças de ordem, cultural, familiar e social que refletem diretamente dentro do cotidiano escolar. Famílias desestruturadas, mãe solteira, pai solteiro, pai e pai, mãe e mãe, pessoas marginalizadas, dependentes químicos, formam o novo contexto de família. Como a escola vai trabalhar com estas diversas realidades nela inserida, é que procuramos no dia-a-dia perceber, refletir, trabalhar para obter a melhor forma de preparar este estudante para resolver estes e outros diversos tipos de problemas que ele se depara no seu âmbito familiar e social.

            O projeto visa trabalhar no sentido de dar uma forma mais completa, aos saberes que devem ser construídos na escola entrelaçando com o currículo comum que já é trabalhado.

            Por tanto esse projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

10. REFERENCIAS:

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E OS TEMAS TRANSVERSAIS. 

ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo- SP, 2004.

http://www.veracruz.sp.gov.br/consciencia%20negra.pdf

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Autor: Jakson Queiroz Ramos


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