Curso de espanhol ou castelhano?



Qual o correto? Uns dizem curso de espanhol, outros afirmam que a língua é o castelhano. A polêmica que envolve o nome do idioma não para por aí. O espanhol, como é mais conhecido, é o quarto idioma mais falado no mundo e a quarta língua nativa mais falada no mundo. Ou seja, no mundo inteiro são cerca de 400 milhões pessoas que tem o espanhol como idioma. Desses, para mais de 300 milhões o espanhol é a língua nativa.

O idioma surgiu na Península Ibérica, a partir do Latim, na Idade Média. Os reis dessa época viviam no reino medieval de Castilla, por isso, o primeiro nome foi dado em referência a esse lugar. Dessa forma o idioma foi estabelecido como Castelhano. Tempos mais tarde, a Espanha foi constituída e firmada como nação, e, como de costume na época, o idioma era uma derivação do nome do país. A partir de então, começou a se chamar espanhol. Língua espanhola.

Ou seja, tanto faz fazer curso de espanhol ou castelhano, ambos são o mesmo idioma, inclusive, nos dicionários eles são tratados como sinônimos. Mas não é para todos que na prática isso funciona. O estado Espanhol considera o castelhano o idioma do país, para diferenciar dos outros idiomas espanhóis existentes, como o basco, galego e catalão, que também são línguas espanholas. Já na América Latina, por muito tempo se acreditou que usar o nome espanhol era se subordinar à Espanha, por isso aderiram ao castelhano.

E a polêmica continua …

As escolas de línguas do mundo adotaram o termo espanhol, mas reconhecem que tanto espanhol como castelhano se tratam do mesmo idioma. A opção pelo Espanhol, segundo algumas academias de língua, é pelo castelhano fazer referência há uma época distante e ter passado por várias transformações. As academias, inclusive, consideram o castelhano apenas um dialeto que foi a base para a construção do espanhol.

Já os países que têm o idioma como nativo, não entraram em um consenso. Alguns usam o Castelhano, como Bolívia, Colômbia e El Salvador, já outros usam o Espanhol, por exemplo, Cuba, Guatemala e Panamá. Claro que em cada país o idioma ganha características próprias, gírias e pronúncias diferentes. Mas o idioma é o mesmo. Procure um curso de espanhol e aproveite para embarcar na história da língua.

Download do artigo
Autor: Park Idiomas Franchising


Artigos Relacionados


Por Que Se Matricular Em Um Curso De Espanhol?

O Estudo Das Variedades Línguisticas Presentes No Livro Didático De Espanhol No Ensino De E/ Le

Reflexão Sobre O Ensino De Língua Espanhola Para Brasileiros

As Crenças De Aprender Línguas Dos Professores Em Formação De Espanhol Como Língua Estrangeira

Escola De Idiomas Pode Ajudar Na Pronúncia

Escola De Espanhol Na América Do Sul!

Curso De Idiomas Para Pós-graduação