Escolas com tablets



    Neuza Maria de Oliveira Marsicano

  Mestre em Educação          

                                                             

Ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as escolas precisam ficar mais atrativas para os alunos e que investir tablets (tipo de tecnologia) pode ser uma alternativa à evasão escolar. Nas palavras do Ministro, "A escola tem que ficar mais interessante”. E, constatamos no mundo contemporâneo que a nova geração  quer essas informações.

            Afirma o Ministro que professores serão qualificados por meio de cursos de formação para utilizar o tablet. O professor vai ter todas as chances de se modernizar se quiser, disse. "Impensável, no século 21, é ter um professor que não pode entrar no Google".

Concordamos com o Ministro que os recursos tecnológicos podem ser um instrumento importante de apoio às atividades didáticas desenvolvidas em qualquer nível de ensino, mas sua incorporação deve ter coerência com  os objetivos do Projeto Político-pedagógicos da escola, e que o salário dos professores deve estar no mesmo patamar de outras profissões com o mesmo nível de formação no mercado de trabalho. Também é importante que professores tenham um plano de carreira, com perspectivas de crescimento e desenvolvimento.

Importante refletir sobre a formação docente que na atualidade adquire ênfase bastante distinta daquela que até então lhe fora dispensada na agenda das políticas educacionais brasileiras. Isso define o anúncio de um tempo onde a formação continuada de professores se constitui como objeto das políticas públicas em educação por meio da realização de iniciativas das diferentes esferas do Poder Público (União, Estados e Municípios).

Nesse contexto, a educação a distância surge como uma alternativa viável. Esse recurso tem sido visto com uma estratégia importante para um país cuja extensão territorial e a falta de equidade na oferta de oportunidades educacionais são elementos marcantes. Constitui-se em um acesso à formação continuada, muitas vezes pública, gratuita e de qualidade, através dos cursos ofertados por várias intituições de ensino, mais notadamente aquelas sob a égide da UAB (Universidade Aberta do Brasil), fomentada pelo Governo Federal.

A EAD apresenta-se, hoje, “como uma possibilidade concreta e importante para a aprendizagem, que é apontada como uma condição permanente e indispensável para os sujeitos da sociedade da informação” (CERNY, 2003, p. 14). Esse fato, aliado a outros fatores, certamente está impulsionando a crescente oferta de cursos e programas a distância em todo o mundo, bem como o número de matriculados nessa modalidade educacional.

Para Moran (2010), defensor da Educação a Distância, a maior parte da população não tem acesso aos “recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação”. Por isso, segundo esse autor “é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.

Destarte, o panorama traçado é o da heterogeneidade que precisa ser combatida, tanto quanto ao acesso às ferramentas que são a base para democratização da EaD quanto à qualidade  dessa modalidade de ensino (ainda em construção quanto aos seus referenciais e legislação), dentro de padrões que atendam a uma demanda composta em grande parte por pessoas que necessitam de uma formação acadêmica, quanto aos professores que necessitam de acesso à formação contínua que a EaD potencializa por várias regiões do país.

REFERÊNCIAS:

CERNY, R. Z. et al. O uso didático do material impresso. In: DEMO, P. A escola  e as suas linguagens: Uma Pedagogia para os meios. Itajaí: Secretaria Municipal de Educação, 2007

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. Disponível em: . Acesso em: 3 de fevereiro.2012.


Autor: Neuza Maria De Oliveira Marsicano


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