Jogos de luta – Mortal Kombat



Assim como os jogos de luta da série Street Fighter da empresa Capcom, o game Mortal Kombat, criado por Ed Boon e John Tobias, foi um dos mais famosos da categoria. Lançado em 1992, mais de dez anos de diferença com o produto da Capcom, Mortal Kombat foi um jogo inovador, pois a série se expandiu para outras mídias, como a mídia impressa – na forma de quadrinhos – nas séries de TV e em filmes.

 

Os quatro primeiros jogos luta que surgiram foram lançados em fliperamas. Depois, os jogos de fliperama eram convertidos para produtos caseiros da Acclaim Entertainment. Após algum tempo, a empresa que criava o jogo Mortal Kombat, a Midway Games, passou a criar os jogos de luta exclusivos para rodarem em consoles caseiros, e isto ocorre até os dias atuais.

 

Após a empresa Midway Games falir, em 2009, a franquia de Mortal Kombat foi comprada pela Warner Bros. e agora faz parte da Warner Bros. Interactive Entertainment.

 

O primeiro jogo de luta da série foi criado em 2D, sem muitos efeitos especiais, porque na época não existiam tantos recursos como existem hoje. A série foi muito notada porque era violenta e colocava em cena, durante a luta, alusões a sangue. Independente disso, o jogo era conhecido por ter controles simples e porque os gráficos demonstravam, em tela, movimentos exóticos. Uma característica curiosa é que a maioria das palavras que aparecia no jogo e se iniciava com a letra C, tinha essa letra substituída por K. E essa substituíção não ocorria somente no título do jogo.

 

Uma das características que tornavam a série especial, e até, talvez, divertida, eram as finalizações das batalhas. Ao final de cada luta, antes de o inimigo levar o último golpe para ser derrotado (enquanto ficava tonto, cambaleando), se o jogador pressionasse no controle uma sequência de botões específica, algo diferente acontecia. A finalização mais conhecida é o Fatality (que virou uma gíria utilizada na nossa linguagem por muitas pessoas). Essa era a finalização mais cruel de todas, onde os oponentes eram desmembrados ou violentamente mortos. Porém, existiam as finalizações engraçadas e muito apreciadas por diversos jogadores. A Friendship, por exemplo, permite que o lutador faça alguma brincadeira ou ofereça algum tipo de presente para o oponente que está praticamente derrotado. Também temos o Babality, que transforma o oponente, quase derrotado, em um bebê. E por último, mas talvez não tão engraçado, temos o Animality, onde o adversário que está quase morrendo se transforma em um animal e ataca o oponente, matando-o.

 

Algumas dessas finalizações contribuíam para a criação da ESRB (organização que analisa, julga e coloca indicações de faixa etária para determinados jogos eletrônicos comercializados na América do Norte).

 

Em 1995, o jogo Mortal Kombat foi adaptado para um filme, dirigido por Paul W. S. Anderson. O filme fez muito sucesso e chegou a receber o prêmio de melhor trilha sonora. Dois anos depois, em 1997, foi lançado o filme “Mortal Kombat: Annihilation”, dirigido por John R. Leonetti, porém, este filme, em comparação ao primeiro, foi muito mal recebido pelo público. Em 2009, foi criado pelo diretor Kevin Tancharoen um curta-metragem lançado no Youtube. O curta-metragem foi recebido com entusiasmo pelos apreciadores do jogo Mortal Kombat, o que levou a empresa Warner a aceitar a produção de uma web série.


Autor:


Artigos Relacionados


Jogos Do The King Of Fighters

Jogos Do Mario - Êxito E Popularidade Nos Anos Noventa

Jogos Do Sonic

Jogos De Tiro Em Videogames E No Cinema

A História Do Mega Man

Confira A História De Algumas Personalidades Que Viraram Inspiração Para Games

Dicas Para Jogar Melhor