Spa realiza blitz educativa na rua dona teresa cristina.



 
 
alt Vigilancia Sanitaria, CPMA e COREC/SPA, unidas para combater a comercialização do pescado não apropriado para o consumo.  Foto: Gerson do Valle - Assessor de Comunicação da SPA
A Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), realizou blitz educativa na Rua Dona Teresa Cristina, próximo ao Mercado São Sebastião, com o intuito de acompanhar de perto, como esta sendo feito o manuseio do pescado naquela malha central, que também é conhecida como mercado do peixe.
O Coordenador de Controle e Registro (COREC) da SPA, Dr. Emerson Moreira, orientou aos permissionários, que não mais, será permitido o tratamento dos peixes a céu aberto, em plena calçada, onde são jogadas as vísceras dos pescados, causando grande fedentina, além de obstruir a calçada.
 
A blitz tem por objetivo dar continuidade na fiscalização que vem acontecendo em todo Ceará, onde ficou constatado que 10% dos casos de internação hospitalar no estado, por infecção estomacal, esta ligada a ingestão do pescado e seus derivados, sendo esta, uma das preocupações do Governador Cid Gomes.   
 
alt 10% dos casos de infecção estomacal, registrada no Ceará, esta ligada a ingestão do pescado e seus derivados. Este dado, tem preocupado o Governador Cid Gomes. Foto: Gerson do Valle 
Com isso, a (COREC/SPA), visa também combater a entrada do pescado com data vencida e sem as devidas inspeções, através dos selos SIE/COREC/SPA ou do SIF e cobrar o Certificado de Rastreamento de Trânsito Intermunicipal (CRTI), documento obrigatório, que deve acompanhar o pescado quando de seu transporte, armazenagem, e na comercialização junto ao consumidor.
 
O que ficou evidenciado no local, por parte dos fiscais da (COREC/SPA) e da Vigilância Sanitária, foi à falta de higienização no tratamento do pescado. Os permissionários aprovaram a iniciativa por parte da (COREC/SPA), e agendaram uma reunião para o dia (30), deste, para melhor se inteirarem do problema e solucionar o mesmo.
 
Mais informação:
Emerson Moreira e Ricardo Campos – 3241.0114
 
Veja mais fotos:
alt Pescado misturado ao lixo, em plena via publica.
Foto: Gerson do Valle alt O transito fica inviável e pedestres sem condições de utilizar as calçadas se arriscam. Foto: Gerson do Valle


  
 
 
 
 
alt Dr Emerson Moreira adverte: Fica terminantemente
proibido o tratamento do peixe em céu aberto na
Rua Dona Teresina Cristina. Foto: Gerson do Valle 
 

Autor: Jornalista Gerson Do Valle


Artigos Relacionados


Ação Nacional: "criança Não é De Rua"

Juntos Vamos Dar Uma Rasteira Nas Drogas.

Aprenda A Defender-se Contra As Falácias Dos Clientes

Capoeira Nas Escolas

Cidade E Natureza

Texto 3d Realistas No Photoshop

Leitura Como Prática Social