O batismo no Espírito Santo



O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

 

A presença do Espírito Santo é um dos maiores presentes de Deus, não há nada maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos os lugares. Jesus disse aos seus discípulos que enviaria o Espírito Santo ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.7-11). Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito passa a residir em nossos corações para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e asseguram nosso estado eterno como seus filhos. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso consolador, conselheiro e guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14.16). A palavra grega traduzida como “consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a idéia de alguém que encoraja e exorta. A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes (Romanos 8.9; 1º Coríntios 6.19, 20; 12.13). Jesus enviou o Espírito como uma “compensação” por sua ausência. Uma dessas funções é revelar a verdade. A presença do Espírito dentro de nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade” (João 16.13). Ele revela a nossas mentes o conselho completo de Deus em relação ao louvor, doutrina e vida cristã. Ele é o verdadeiro guia indo na nossa frente, mostrando o caminho, removendo os obstáculos, abrindo as portas para o entendimento e fazendo todas as coisas claras e evidentes. Ele nos mostra o caminho que devemos seguir em todas as coisas espirituais. Sem um guia assim, seríamos propensos a cair no erro. Uma parte crucial da verdade que Ele revela é que Jesus é quem disse ser (João 15.26; 1º Coríntios 12.3). O Espírito nos convence da divindade e procedência de Cristo, assim como de sua encarnação, identidade como o Messias, sofrimentos e morte, ressurreição e ascensão, de sua exaltação à mão direita de Deus e de sua função como o Juiz de tudo. Ele dá glória a Cristo em tudo (João 16.14). Ele distribui os dons espirituais. (1º Coríntios 12) descreve os dons espirituais outorgados aos crentes para que possamos funcionar como o corpo de Cristo na terra. Todos esses dons, grandes e pequenos, são dados pelo Espírito para que possamos ser seus embaixadores ao mundo, mostrando sua graça e glorificando a Ele. O Espírito também funciona como o produtor de fruto em nossas vidas. Quando Ele habita em nós, Ele começa o processo de colher fruto em nossas vidas - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22-23). Esses não são frutos da carne, que é incapaz de produzir tal resultado, mas são os produtos da presença do Espírito em nossas vidas. O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, Ele executa todas essas funções milagrosas, Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar, tudo isso é motivo de grande alegria e conforto. Graças a Deus por esse Presente tão precioso, o Espírito Santo e seu trabalho em nossas vidas! 



Autor: Espedito Siqueira Dos Santos


Artigos Relacionados


Pra Que Serve O Espírito Santo?

Oração Para O Espírito Santo

Clamor Ao Espírito De Deus

Doutrina Do EspÍrito Santo No Novo Testamento.

Unidade Da Fé.

O Evangelho Da Graça - Dons E Fruto Do Espírito

A Presença Do Espirito Santo.