Poupar combustível: uma nova meta quotidiana



Em plena crise económica e com os preços do combustível a subir, não são poucas as pessoas a perguntar-se como diminuir estas despesas. Felizmente existem pequenos “truques” que permitem poupar várias centenas de euros sem necessitarmos de abdicar do nosso estilo de vida.

As características dos carros que consomem menos

Nos últimos anos, a indústria automotora desenvolveu novos modelos de carros que consomem menos combustível, alguns mesmo abaixo dos 3l/100km. Portanto, se você é uma dessas pessoas que necessitam de percorrer vários quilómetros diariamente, a melhor opção será trocar de carro por um modelo mais económico.

Neste caso, não significa comprar um carro de dimensões mais pequenas, mas sim um com um motor menos potente, de 1.000 ou de 1.200 centímetros cúbicos. Da mesma forma, deverá dar importância ao combustível que utiliza, já que os carros a gasóleo costumam ter um preço mais elevado mas a longo prazo permitem-lhe poupar bastante, especialmente em comparação com os carros a gasolina.  

Outra possibilidade seria optar pelos modelos híbridos. Ao possuírem dois motores, um elétrico e outro de combustão, ambos alternam quando não é necessário atingir grandes velocidades, o que representa uma poupança considerável. As mudanças manuais e o design aerodinâmico do carro são outros factores que também permitem reduzir o seu consumo de combustível.

Três conselhos para poupar combustível

Existem alguns factores que permitem reduzir gastos e que não terão impacto no estilo de vida ao qual estamos habituados.

  1. Adotar um estilo de condução adequado. Pisar o acelerador a fundo continuamente, não usar as mudanças necessárias e usar as mudanças baixas são hábitos de condução que além de consumirem mais combustível, a longo prazo desgastam bastante o carro. Basta mudar estes hábitos para poder poupar uns 500 euros por ano.
  2. Optar pelas bombas mais económicas. Embora os preços do combustível tenham aumentado em toda a Europa, ainda assim existem diferenças entre uma bomba e outra. À primeira vista, as variações no preço poderão parecer-lhe mínimas mas ao final do ano podem significar uma poupança de centenas de euros.
  3. Manter o carro em bom estado. Existem pequenos detalhes mecânicos que permitem poupar combustível, como por exemplo: manter os filtros limpos e os pneus com a pressão correta. Da mesma forma, se você mantém o motor afinado, a sua potência e a sua eficiência vão aumentar e, por conseguinte, ele vai consumir muitíssimo menos.

Autor: José Couto


Artigos Relacionados


Como Economizar Nas Viagens De Carro

Como Eleger Um Carro Familiar? Cinco Factores A Ter Em Conta

A Importância Das Velas

Qual é O Melhor Carro Para A Minha Viagem Em Familia?

Comparar Preços Para Aluguer Automóvel

Carros Tuning

Monovolume: Um Modelo, Mil Razões Para Comprá-lo