Ensinando e aprendendo



 

 

ENSINANDO E APRENDENDO

   Ensinar! Ato de fazer alguém aprender. Porém como ensinarmos sem rotular o entendimento do outro ao modo desejado de quem ensina.

   Isso não é ensinar. Ensinar é um contexto de troca entre o educador e o educando, o que aprende e como se aprende são o foco do ensinar. Ensinar é sim a ferramenta que facilita o desenvolvimento do outro, em suas descobertas e superações. Porém se ensinar é uma troca, pergunta-se quem ensina e quem aprende? Como troca, alunos e professor assumem as funções de educando e educador, ou vice versa.  O professor detém um conhecimento adquirido ao longo de estudos, estudos que não se findam, mas não é o suficiente diante das peculiaridades de cada educando, este por sua vez, com o tamanho de conhecimento ”ainda pequenino”, ensina ao professor o que ele não sabe como cada aluno aprende. Por este prisma, afirmo que para ensinar precisamos aprender, como cada educando aprende. 

  Nos textos que embasam este trabalho, é possível relacionar as questões de singularidade do ser e o respeito às diferenças, no intuito de que a aprendizagem não seja somente a avaliação positiva e/ou negativa do aproveitamento de conteúdos pedagógicos. Ambos os textos frisão a relação de respeito pelos conhecimentos pré-existentes do educando, sua experiência de vida, da sociedade e o quanto e como ele constrói o seu aprendizado.

   A responsabilidade educativa se inicia, com uma postura auditiva do profissional, ouvindo seus alunos, interpretando suas dúvidas e criações, relacionado se integrando as particularidades infantis e individuais do coletivo. A prática educativa segundo, Paulo Freire e Patrícia Comaru, deixa explicita a preocupação com as desigualdades e diversidades na sociedade bem como a autoridade docente, no processo de ensino. Ora se somos diferentes quando pensamos, quando aprendemos se faz necessário um ensinamento diferenciado, que pleiteie aos educandos o conjunto da obra, ou seja, um desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sociocultural. O caminho desse pleito de ensino começa com uma postura moderna do educador em aprender com seus alunos as formas com que eles aprendem, para então organizar o ensinamento.

 

Referências Bibliográficas

COMARU, Patricia A. Aprender interagindo: possibilidades do trabalho pedagógico. Curso de Pedagogia UFSM/EAD,abril 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Capítulo 1, São Paulo:Paz e Terra,1996

 


Autor: Etyene Magalhães Dos Santos


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