Segmentação de mercado como estratégia de marketing para o fortalecimento das micro e pequenas empresas de araruna-pb.



Elisângela Antero Tomaz (Universidade Federal da Paraíba) [email protected]
Cleverton Rodrigues Fernandes (Universidade Federal da Paraíba) [email protected]
Hugo Santiago Gonzaga Silveira (Universidade Federal da Paraíba) [email protected]

Resumo: A segmentação de mercado se enquadra como uma das estratégias de crescente utilização para o aumento da competitividade, visto que orienta a abordagem mercadológica das empresas frente aos mercados em que atuam. O objetivo desta pesquisa foi investigar o grau de importância da segmentação de mercado como estratégia de fortalecimento para as micros e pequenas empresas da cidade de Araruna-PB. A metodologia para realização da pesquisa foi a exploratória, utilizando-se um questionário do tipo estruturado. As entrevistas foram realizadas no período de outubro a novembro de 2010, com os proprietarios de 10 empresas. As variáveis estudadas foram agrupadas em dois blocos. Verificou-se que a maior parte dos entrevistados não sabe o que é uma ferramenta de marketing. De acordo com os dados 25% dos empresários já ouviram falar em propaganda, 25% em promoção e 50% tem conhecimento sobre propaganda e promoção. A maior parte dos empresarios não sabe o que é segmentação de mercado. Pôde-se concluir através desse estudo que as micro e pequenas empresas da cidade de Araruna - PB não utilizam a segmentação de mercado, como estrategia de marketing para o seu fortalecimento.
Palavras chave: Marketing, Micro empresas, Segmentação de mercado.

Download do artigo
Autor: Cleverton Rodrigues Fernandes


Artigos Relacionados


Contabilidade Gerencial E A Sua Contribuição Para á Sustentabilidade Empresarial

A Embalagem Como Artifício De Sedução E Estratégia Do Produto: Ícones De Marca

Plano Estratégico De Marketing Para Uma Microempresa De Timon – Ma

Cachorro Do Bigode E O Marketing

Estratégia De Marketing No Desenvolvimento De Um Cosmético

Politicas Públicas Para Pequenas E Médias Empresas.

A Importância Da Publicidade E Propaganda Na Gestão Estratégica Para As Empresas Clientes Da Tv Verdes Mares Cariri