Escola - Aparelho ideológico do estado



Podando o saber produtivo e a expressão oral, a escola estará assim, preparando o indivíduo para atender aos interesses da classe dominante. Segundo as ideologias do Reprodutivismo, o sucesso da escola está em seu fracasso; o desacerto é acerto, o irracional é racional. A escola forma a força de trabalho e interioriza nos alunos o modo de pensar, sentir e agir da classe dominante na sociedade, consequentemente esses alunos serão no futuro um trabalhador reprimido, oculto e passivo no meio em que vivem.

Esse tipo de educação é bem visível nas escolas públicas das periferias, onde as classes mais pobres sofrem com a desigualdade social. A elas é podado o direito de "fala", não há espaço para a "voz", principalmente para esses alunos. Nesse contexto do discurso ideológico observa-se que as escolas têm desenvolvido tendência liberal tradicional, atuando somente na preparação intelectual e moral dos alunos, para que assim, possam assumir sua posição como indivíduos produtivos na sociedade. A realidade dessas escolas que adotam tais metodologias, ministram  seus conteúdos separados da experiência do aluno e das realidades e necessidades sociais. A relação professor/aluno é aquela, em que a autoridade do professor predomina, ele transmite o conteúdo na forma de verdade a ser absorvida e consequentemente a disciplina imposta será aquela que assegurará a atenção e o silêncio da turma.

Através desse discurso, a escola materializa as formações ideológicas, manipulando conscientemente a expressão do saber produtivo de seus alunos. Esse discurso manipula e submete o indivíduo as ideologias do Estado, produzindo em sua mente o pensamento de que ele é simplesmente um operário que precisa produzir, sem ter qualquer reação como sujeito ativo e participativo no meio em que vive. 

O discurso apresentado nas escolas é o que podemos dizer, o elemento essencial responsável pelo fracasso ou sucesso de nossas crianças e adolescentes no seu desenvolvimento educacional.


Autor: Rita De Cássia Pires Corrêa Da Silva


Artigos Relacionados


A Prática Discursiva Do Ensino De Gramática

Uma Análise Sobre O Fracasso Escolar Brasileiro

Reflexão Sobre O Conselho De Classe Nas Escolas Públicas

O Professor Do Século 20 E O Aluno Do Século 21

Pedagogia Tradicional

Resenha Do Texto: Quando Aprender é Perder Tempo... Compondo Relações Entre Linguagem, Aprendizagem E Sentido.

Inclusão Na Escola