Atenção domiciliar e promoção de saúde: a união perfeita



Quando se fala em saúde, várias palavras e alternativas vem a cabeça. Lembramos dos hospitais, médicos, remédios, tratamentos e de tudo que já passamos nos momentos de enfermidade. São momentos difíceis que, além do mal estar e da preocupação que se sente, estão diretamente relacionados a gastos diretos e indiretos de tempo e de dinheiro. Por essa razão, grande parte das ações relacionadas a área da saúde estão diretamente ligadas a ações de prevenção e promoção de saúde.

Os benefícios são relacionados a todos os “atores” da área da saúde, desde médicos, empresas e planos de saúde, até os beneficiários e seus familiares. Com uma boa saúde, as pessoas tem melhores condições e mais chances de ter uma vida feliz, tanto emocional, quanto financeiramente. Nada é possível ou vale a pena quando um ser humano não tem boa saúde. E sobre saúde, corporativamente falando, é interessante notar que ao mesmo tempo que ações de promoção de saúde melhoram a vida das pessoas, reduzem os custos que elas podem ter ou gerar no futuro, e com os custos reduzidos, a produtividade aumenta e maiores chances de a empresa ter melhores resultados são evidentes.

Note-se que reduzir esses custos com saúde, no entanto, não é algo tão simples de se fazer. Vale ressaltar inclusive, que mesmo sendo preservada, a saúde ainda pode gerar custos com eventuais doenças ou acidentes por exemplo. Contudo, uma tendência cada vez mais forte na área da saúde pode apresentar soluções eficientes para reduzir os custos de maneira geral, tanto na promoção de saúde, quanto nos cuidados que ela pode necessitar. Trata-se da união entre os serviços de atenção domiciliar e de promoção de saúde.  Por atenção domiciliar, entenda-se o cuidado do paciente sendo feito em casa, com atenção única e exclusiva de profissionais especializados e com custos menores em relação aos cuidados feitos em um hospital.

Algumas empresas de saúde já perceberam o benefício dessa parceria e começaram a trabalhar com esse serviço integrado, contudo, é evidente que esses serviços sendo prestados em conjunto por diferentes empresas, cada qual especializada em uma área, traz resultados muito mais efetivos para as empresas e para a população atendida, de maneira geral. O Grupo HospitaLar Santa Celina é exemplo do sucesso que essa aliança pode proporcionar para as empresas, justamente por ser composto por uma empresa de promoção de saúde, Semeando Saúde, e por uma empresa de Atenção Domiciliar, HospitaLar Santa Celina. Os resultados das empresas do Grupo são comprovados pelo convite recebido pela Semeando Saúde a integrar o Quality and Research Group da Care Continuum Alliance, associação que reúne as principais empresas de saúde dos Estados Unidos em torno da discussão sobre boas práticas de promoção de saúde, sendo a única empresa brasileira convidada a fazer parte deste grupo.

 http://www.hospitalarsc.com.br

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