Thomery,na frança,onde a tradição é marca forte

THOMERY, NA FRANÇA ONDE A TRADIÇÃO MARCA  FORTE

Eu e Fatima chegamos a Paris no dia 1/1/2010, passamos nos ares a noite do dia 31. Foi a primeira vez nestes 36 anos de fé que não passamos na igreja,orando e adorando a Deus com nossos  familiares. Entretanto,foi mais uma experiencia importante em nossa jornada ministerial.Chegamos em Frankfurt,bela cidade alemã as 10,30 hs, foi ali que Fatima viu neve pela primeira vez .Lá permanecemos ate as 13,30, quando por fim embarcamos em um novo vôo rumo a Paris.O frio estava intenso,nevava bastante,só que dentro do aeroporto,super moderno,o aquecimento amenizava grandemente nosso desconforto.A chegada na capital dos franceses foi rápida,a demora se deu na entrega das malas,sinceramente não sei porque.Um funcionário da Happy transfer,do meu amigo Valdir Feltrin nos aguardava com aquela plaquinha de identificacão que eu ja conhecia muito bem.Fomos para a casa do Pr .Claudio,alegria total.Após conversarmos bastante nos dirigimos a igreja para o nosso primeiro culto do ano,ele mesmo pregou e apresentou aos irmãos seu plano de trabalho para o novo ano.Naquela mesma noite fomos conduzidos pelo irmão Alexandre,um simpático e hospitaleiro francês,casado com uma brasileira;  Juliana,pessoa amável e comunicativa,mãe de duas lindas crianças, Jamile e Esdras . A residencia do casal dista 100 km de Paris Thomery é uma linda cidadezinha. Aconchegante, muito antiga, com mais de mil anos de fundação, seu casario são de edificações de pedras, ruas estreitas, porem,tudo muito limpo e bonito.Não faltam  lareiras nas salas,e na maioria  delas os  sótãos,os quais dão um toque xique nas residencias.Os muros em Thomery, são altos, isto porque, antigamente serviam de proteção na plantação de uvas,devido o excessivo frio,o acumulo do calor diurno protegia as parreiras nele encostadas durante a noite,quando a temperatura diminuia mais ainda.Todos os muros e calçadas foram construidos com pedras rústicas.                                                                                                                          Irmão Alexandre trabalha em Paris como  alpinista em edifícios, o que podemos traduzir em técnico de cordas de alpinismo. E uma boa profissão, porém, muito perigosa; Seus  profissionais colocam a vida em risco diariamente,quando tem que galgar as maiores alturas externas em edifícios ou  torres para fazerem reparos, pinturas,etc,

Não podíamos perder a oportunidade de conhecer outras cidades da região, visitamos Fontainebleau, onde existe um belo castelo que servira as tropas de Napoleão , fomos  também a Provins,uma cidade museu ,toda murada com fortificações com mais de mil anos,foi lá, que naquele dia gelado no inicio de janeiro de 2010 que senti um desconforto extremo com a baixa temperatura,e só retornei  a normalidade após tomar um super- chocolate quentinho em um barzinho muito aconchegante do século XI .                                                                                                                    Nossa estadia na casa dos Gutierrez foi repleta de muitas alegrias,as quais,certamente serão guardadas em nossos corações como recordações inesquecíveis por toda vida. Passear pela França, conhecer seus pontos turísticos é realmente muito gratificante, é fazer um curso de história real.Vale a pena.