Intercâmbio entre a língua falada e a língua escrita



Intercâmbio entre a língua falada e a língua escrita

Texto base para a análise:

O modelo sociointeracionista trata da relação fala e escrita dentro de um contexto dialógico, ou seja, essa relação não é considerada um sistema dicotômico, mas um modo único e complementar de compreensão do mundo. Seguindo esquema proposto por Marcushi (2001:33), dentro da perspectiva sociointeracionista, língua falada e língua escrita (daqui em diante LF e LE) apresentam dialogicidade, funções interacionais, coerência e dinamicidade. Também são fundamentos desse paradigma a negociação, os usos estratégico e a situacionalidade, que auxiliam na percepção da língua como um fenômeno interativo e dinâmico. De acordo com esse modelo, torna-se muito difícil - senão impossível- uma separação estanque entre LF e LE. Essas modalidades seriam modos de representação cognitiva e social reveladas em situações específicas. Nessa perspectiva, não cabe considerar uma modalidade superior ou inferior à outra, pois a fala e a escrita não possuem características negativas ou positivas. O texto escrito, teoricamente, não deixa marcas no processo de planejamento, apresentado-se como um todo coeso, pronto, com frases mais densas e sintaticamente mais complexas. O texto oral, por seu turno, mostra marcas linguísticas evidentes de seu planejamento, de que resultam frases mais fragmentadas sintaticamente. Gil Roberto Costa Negreiros (PUC-SP)

 

Apesar da Língua Falada e Língua Escrita apresentarem nas suas estruturas conceitos similares, tais linguagens possuem formas distintas de serem transmitidas ao aluno. A linguagem escrita é formada por uma norma gramatical, um padrão; já a linguagem falada não necessita dessa estrutura formal. Atualmente, podemos perceber a influência dos sites de relacionamento sobre a linguagem dos alunos. Nas conversas de curto prazo na internet, as pessoas utilizam uma linguagem que possa ser rápida e abreviada, deixando uma dúvida em certos momentos de qual seria o modo correto de se escrever. Podemos observar e concluir que para a prática docente são pontos relevantes observar: o raciocínio, a interação do aluno com o meio, a coesão e o dinamismo na linguagem escrita, fazendo uma relação desta com a linguagem falada e a transição de uma para a outra.


Autor: Daiana S. Moura


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