Mudar é necessario



A vida é cheia de mudanças. Podemos falar em  mudança  de linguagem,de atitude,na forma de pensar,ou até mesmo em mudança de ambiente físico,como mudar de casa ou de pais.

Mudanças são sempre difíceis, pois implicam em sair de um ponto conhecido, mesmo que nem sempre agradável, para algo menos conhecido.

Durante nosso crescimento como indivíduos, nossos pais nos ensinam a pensar, ver as coisas sob diversos ângulos diferentes. Na escola nos desafiam a analisar problemas e situações e buscar alternativas melhores. Na nossa vida profissional, os “gurus” nos dizem que o mundo sempre está mudando,o mercado muda,a tecnologia evolui e devemos nos adaptar a essas mudanças.

Alguns de nós, talvez por ser mais proativos, com mais frequencia que outros, questionamos os modos como as coisas são feitas, falamos em romper paradigmas, procuramos convencer a outros que é necessário mudarem e normalmente acabamos esperando que a mudança ocorra naturalmente ou por “vontade divina”.

Outros, nem isso fazem. Apenas esperam as mudanças e procuram se adaptar a elas.Outros ainda,nem tentam se adaptar.Estes perecem mais cedo ou mais tarde.

Aqueles que questionam o status quo, apontam as mudanças que necessitam ser feitas, como fazê-las e trabalham até que efetivam a mudança, são os lideres. Estes são muito poucos.

Acredito que a principal causa para a falta de lideres, seja a de que desde que nascemos, somos ensinados a pensar, questionar, propor alternativas, etc, de uma forma reativa, em antagonismo a uma situação existente, mas não somos ensinados a pensar em mudanças simplesmente pela mudança.

Como dissemos, mudanças implicam em sair da zona de conforto para situações desconhecidas, e isso nos dá medo e trava nossas ações.

Proponho ensinar às crianças desde cedo que mudar é bom e não se deve ter medo disso. Deve-se sim temer as consequências da mudança desde que elas sejam ruins. Mas isso quase sempre pode ser previsto e consequentemente evitado ou devemos então mudar novamente e sem medo.

O medo é basicamente o principal empecilho a mudanças. Não podemos ensinar pessoas a não terem medo.Mas podemos e devemos ensiná-las a enxergar mudanças como uma coisa positiva.Por analogia,não podemos ensinar pessoas a gostarem de beterraba ou de futebol,mas podemos oferecer diariamente beterraba para que experimentem,ou levá-las ao estádio para que assistam as partidas.Esse habito as fará perder o medo.

Teremos então mais lideres, ou pelo menos, pessoas mais preparadas para a vida.

Não devemos temer as mudanças por si só, mas devemos nos preocupar com os lideres que desejam as mudanças.

Download do artigo
Autor: Ely Miguel Weinstein


Artigos Relacionados


Motivadores X Sabotadores

Da Multa Do Artigo 475- J, Do Código De Processo Civil

Jesus E Os Líderes Gansos E Os Líderes Búfalos

A ImportÂncia Das Novas Tecnologias Na EducaÇÃo

Reforma No CÓdigo De Processo Civil: Melhoria No Poder JudiciÁrio

Ensinar Com Dedicação

Dicas De Mudanças