A polêmica da salvaguarda sobre vinhos importados



Ultimamente, a aplicação da salvaguarda sobre vinhos de origem estrangeira vem sendo um assunto fortemente discutido. O aumento do imposto sobre os importados (lembrando que Israel, e os demais países do Mercosul estão isentos da taxa) visa proteger o mercado nacional que está se sentindo ameaçado pelo alto consumo dos mesmos quando comparado com o sonsumo dos nacionais. 

Um dos motivos da contraposição de especialistas do ramo sobre a nova aplicação são as opções de vinhos de qualidade oferecidas pelo mercado nacional, que em comparação aos estrangeiros, são poucas, e em alguns casos, mais caros. Entretanto, há controversias quando se trata da comparação de consumo entre eles, segundo Eduardo Fleury, advogado e economista : “A participação dos importados cresceu de 2009 para 2010. A queda do vinho brasileiro é explicada pela Embrapa: a seca de 2010. De 2010 para 2011, a produção nacional cresceu”.

 

Com a apuração do assunto, feita pela secretaria de comércio exterior, ainda em aberto, a preocupação de produtores de vinhos europeus só tende a aumentar.

Para saber mais sobre vinhos e vinhos nacionais, acesse:

www.vinhosmitto.com.br


Autor:


Artigos Relacionados


Castas De Uva

Cidade De FigueirÓ Dos Vinhos

Notas De Vinho. Tirar Ou Não?

Cidade De Arruda Do Vinhos

A Rota Das Casas De Vinho No Porto: à Caça De Tradições, Aromas E Sabores

Todos Os Meus Amigos São Ricos!

Jantar Em Casal – Saborosas Receitas Com Vinho