Falta de identidade artística no cenário musical



Um grande problema de alguns artistas é a falta de identidade própria.  Isso acontece muito com vários gêneros musicais.  Quase todos em geral se espelham em alguém da moda e acaba vindo na crista da onda.  Isto acaba gerando desconforto, tanto na Crítica, como principalmente ao público.

Ora, Costumo dizer que se já existe um "RAIMUNDOS", por exemplo, não adianta tentar criar outro. Da mesma forma, não pode existir dois "Alexandre Pires". Assim como tem muita gente querendo ser Brad Pitty, Sylvester Stallone, e Rodrigo Santoro, existem sim muitos querendo ser Charlie Brown Jr., Alcione e Ivete Sangalo e estão se esquecendo de criar sua própria identidade!

O que acontece é que não quero dizer que não podemos dar seguimento àquela forma de arranjo ou de interpretação. Mas copiar até mesmo o trejeito desses artistas e implantar aquela forma em sua própria carreira, aí já é um pouco de mais não é?

É claro que rock, Samba, Forró, R&B, pop, etc., serão os mesmos sempre, porém, os caminhos que podem encantar a um público fiel podem ser diversos, não necessariamente tendo quase que imitar aquele produto que é foco e está na moda naquele momento.

Sejamos mais criativos, vamos entregar a nosso melhor desempenho ao público e não tentar fazer o melhor do que já existe. Quando criamos uma identidade própria, nos tornamos referência e não simplesmente meros coadjuvantes. A não ser que sua proposta de trabalho seja de ter uma Banda Cover. É claro que neste caso específico, o quanto melhor você copiar, melhor copiador será, e aquele que não tem acesso ao original, ficará com certeza extremamente feliz em te prestigiar. Mas este pode ser tema de uma próxima matéria.

Vamos voltar à identidade. Com certeza eu Edson Duarte já caí neste erro um dia, mas, a experiência traz a excelência. Se precisar em seus shows executar algo do seu artista que é referência pra você, ok, Legal! Sem problemas, Mas execute com tua própria identidade, com tua interpretação, com o teu melhor.

Isto com certeza absoluta te levará a uma possível carreira de sucesso bem mais confortável, com consciência tranqüila e o que é melhor, não te ofuscando a sombra do sucesso de outro artista.

Em uma Recente publicação em Blog falei um pouco de Como se Tornar um artista de Sucesso .

E se você acredita no seu talento. Continue tentando, não desista. Mas profissionalize-se, oriente-se e siga em frente.

Procure agora mesmo um profissional em que você possa confiar e seja feliz.


Autor: Edson Duarte


Artigos Relacionados


Tendência De Moda Nos Adolescentes

A História Da Banda Pitty

Os Maiores Blogs Ou Sites Sobre O Tema Emo

Sonho

Dicas Para Um Afiliado De Sucesso

Artista De Rua Ou Pedinte? Qual A Diferença?

As 4 Decisões Trágicas Em Sua Carreira Profissional