Platão e o amor



Pra Sócrates, amor ou paixão era considerado para ele como uma espécie de afeto pedagógico, mas também possuíam especial preferência corporal por jovens do gênero masculino.

O conceito de amor platônico (relacionado ao nome de Platão) surge, desta maneira, em um contexto onde se questionava a pederastia (homossexualidade) mundana contra o a paixão filosófica verdadeiro (castidade), consequente da opinião contida nas escrituras de Platão.

O amor platônico começou a ser visto igualmente a um amor à distância, o qual não se aproxima, não entra em contato, não acerca. Cobre-se de sonhos e de idealização. A imagem de amor é o ser perfeito, detentor de totais ótimas características e sem defeito. Aparenta que o paixão platônica afasta-se da realidade e, do jeito que evita a verdade, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Ocorre de maneira frequente na puberdade e na juventude, principalmente nas pessoas mais tímidas, que sentem uma maior complexidade de chegar perto do objeto de amor, por insegurança, pouca maturidade ou proibição do sentido emocional.

Tendo-se em conta a definição atual da paixão platônica, há um paradoxo assim que se leva em conta a vida e os ensinamentos destes pensadores. Platão e os demais não explicaram que a relação de um adulto com um rapaz teria que apresentar a atração erótica, mas sim que o interesse pela lindeza (em si própria) do adolescente tem que ser o o suporte da amizade e amor entre ambos. No entanto, certificando que o interesse erótico do adulto pelo rapaz afasta as forças, é consciente suportar e contrariar-se a Eros (amor) de sua expressão corporal, concentrando-se as energias visando as esferas intelectuais e emotivas.

Justamente por sua acepção homossexual, a paixão platônica foi entendida como algo elevado, ligado à alma, já que não se enquadrava a reprodução, no romantismo, semelhança de amor inatingível, do qual o amante possuiria a satisfação no espírito- o sentimento de amor, por si, já se basta.

Em contrapartida, o amor de Sócrates pertenceria aquele referente à pederastia, ou à atração erótica do mestre por seu discípulo.


Autor: Prof Augsto Nogueira


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