Vendo com outros olhos



                                          Vendo com outros olhos

                Passagens Bíblicas:

P. 1 – Quando Deus manda Isaías prevenir Acaz, rei de Judá, para não temer os inimigos, também prenuncia a vinda do Filho Jesus:... “Escute, herdeiro de Davi, será que não basta a vocês cansarem a paciência dos homens? Precisam cansar também a paciência do próprio Deus? Pois saibam que Deus lhes dará um sinal: A jovem concebeu e dará à luz um filho, e o chamará pelo nome de Emanuel...” (Isaías 7:14).

P. 2 – O profeta Miquéias prenunciando a vinda de Jesus: “Mas você, Belém de Éfrata, tão pequena entre as cidade de Judá! É de você que sairá para mim aquele que há de ser o chefe de Israel!” (Miquéias 5:1).

P. 3 – “Vejam! Estou mandando o meu mensageiro para preparar o caminho à minha frente. De repente, vai chegar ao seu Templo o Senhor que vocês procuram, o mensageiro da Aliança que vocês desejam. Olhem! Ele vem! (Malaquias 3:1).

P. 4 – “... Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho de uma jumenta...” (Zacarias 9:9). 

São várias as profecias que prenunciam a vinda do Filho do Homem. Desde Gênesis a Malaquias, todas relatando adventos relacionados a Cristo.

Deus imaginou, condicionou e anunciou adventos com repetidas semelhanças, para que os Seus Planos, Projetos e Caminhos, ficassem exclusivamente à mercê das Suas vontades. E quando os homens tentam desvendar o que ainda não está dentro dos Seus Projetos, Ele manda simplesmente, um espírito de confusão (Isaías 19:14).

Dentre os adventos relacionados ao Filho, Deus também prenunciou o Seu Cálice: Jesus diz aos discípulos: “Esta noite vocês todos vão ficar desorientados por minha causa, porque a Escritura diz: ‘Ferirei o Pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão’. Mas depois de ressuscitar, eu irei à frente de vocês para a Galiléia” (Mateus 26:31,32).

Segundo Mateus, esta passagem está prevista em: Zacarias 13:7. E ainda, em relação à crucificação, João 19:31-37, diz: ... Então os Judeus pediram que Pilatos mandasse quebrar as pernas dos crucificados e os tirassem da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro, que estavam crucificados com Jesus. E se aproximaram de Jesus. Vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um soldado Lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente sai sangue e água.

E aquele que viu, dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. E ele sabe que diz a verdade, para que também vocês acreditem.

Aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: “Não quebraram nenhum osso dele.” E também outra passagem que diz: “Olharão para aquele que transpassaram”.

A pergunta é: Se não tivesse havido um traidor, Cristo teria sido crucificado ou não?

A crucificação do Filho dependia da mesquinha vontade de algum rebelde, ou da determinação do Pai?

Se não tivesse sido relatado na Bíblia que foi Deus que mandou Abraão oferecer,  no monte de Muriá, o seu filho Isaac como holocausto (Gênesis 22:1-24), querendo mostrar o quanto o Seu servo Lhe temia, este fato teria sido atribuído às traquinagens do diabo.

Ora! Quando Deus quer que aconteça o que Ele determinou, Ele simplesmente ordena que se realize à Sua vontade. Seja para fazer o que é bom ou o que nos parece mau. E muitas vezes parece ser mau, apenas para o entendimento pobre da mente humana.

É exatamente por parecer mau, que nós devemos observar ao menos algumas passagens Bíblicas:

P.5 – Quando Deus age contra o Egito, Ele diz: “Atiçarei Egípcios contra Egípcios e, assim, cada um vai guerrear contra seu irmão: um indivíduo contra o seu próximo, uma cidade contra outra... Deus espalhou entre eles um espírito de confusão... e eles, com todos seus empreendimentos, desencaminham o Egito, como o bêbado traça os pés, vomitando... (Isaías 19:1 ...).

P.6 – O espírito de Deus afastou-se de Saul, e ele começou a ficar agitado por um espírito mau enviado por Deus (1 Samuel 16:14).

P.7 – As mulheres dançavam e cantavam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”... E desse dia em diante, Saul olhava Davi com inveja.

No dia seguinte, um espírito mau provindo de Deus tomou conta de Saul, que começou a delirar dentro de casa. Como de costume, Davi estava tocando harpa e Saul tinha a lança na mão. Saul atirou a lança dizendo: “Vou cravar Davi na parede.” Davi, porém, conseguiu escapar duas vezes (1 Samuel 18:7...)

P.8 – Abimelec governou Israel durante 3 anos. Depois disso, Deus enviou um espírito mau entre Abimelec e os senhores de Siquém, e estes traíram Abimelec (Juízes 9:22,23).

P.9 – “... Deus perguntou: ‘quem poderá enganar Acab, para que ele vá e morra em Ramot de Galaad?’ ... Então um espírito se aproximou de Deus e disse: ‘eu posso enganá-lo’. E Deus perguntou: ‘De que modo?’ o espírito respondeu: ‘Irei e me transformarei em oráculo falso na boca de todos os profetas’. Deus disse: ‘Você conseguirá enganá-lo. Vá e faça isso’. Como você pode ver, Deus colocou oráculos falsos na boca de todos os profetas do rei, porque Deus decretou a ruína do rei” (1 Reis 22:20-23).

P. 10 - ... Isaías manda dizer ao rei Ezequias: “Assim fala Deus: não fique com medo das palavras que ouviu, das blasfêmias que os servos do rei da Assíria lançaram contra mim. Vou mandar para ele um espírito. Ao ouvir um boato, ele voltará para seu País, e aí mesmo eu o farei morrer pela espada” (2 Reis 19:5-7).

P. 11 – “... Pois Deus colocou no coração deles o desejo de realizarem o seu próprio plano...” (Apocalipse 17:17).

Olhem! É hora de parar e decidir levar a sério a aprendizagem e o ensinamento sobre as mensagens e as vontades de Deus.

Os que dizem ensinar a palavra de Deus, hão de prestar contas a Ele. E o que brinca de aprender, terá que pagar o seu quinhão. É hora de ter urgência em se dedicar sobre o que Deus está querendo de nós, e deixar de se preocupar em saber se a prática é de Deus ou se é atribuída às traquinagens do diabo. Até porque, o que pode parecer coisas do traquino, pode está incluído em alguma passagem que tem que ser cumprida.

O que nos parece ser mau, nem sempre vem do mau, e podemos estar acusando alguém, sem conhecimento de causa. Muitas vezes, os que aos nossos olhos, estão fazendo o mal, como o que traiu e os que prenderam e crucificou Jesus, eles estavam apenas sendo usados como instrumentos para o cumprimento da palavra do Pai. Senão, diz a Palavra: “... Ou você pensa que eu não poderia pedir socorro ao meu Pai? Ele me mandaria logo mais de doze legiões de anjos. E, então, como se cumpririam as Escrituras, que dizem que isso deve acontecer?” (Mateus 26:51-54).

Quando Judas Iscariotes saiu, Jesus disse: “Agora o Filho do Homem foi glorificado, e também Deus foi glorificado nele. Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo...” (João 13:31,32).

É hora de largarmos as discussões pequenas e atendermos ao pedido de Jesus que disse: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando” (João 15:12-17). “... Para onde eu vou, vocês não podem ir. Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês, vocês devem se amar uns aos outros. Assim todos reconhecerão que vocês são meus discípulos” (João 13:33-35). “... Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar frutos, e para que os frutos de vocês permaneçam. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que mando é ISTO: AMEM-SE UNS AOS OUTROS” (João 15:12-17).


Autor: Josué Firmino Dos Santos


Artigos Relacionados


O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

Ocultismo

O Rei Davi Consagrava A Deus Tudo Aquilo Que Ele Conquistava.

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 2 De 7)

A Confissão De Pedro.

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 4 De 7)

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 6 De 7)