A importância da oração



A Importância da Oração

(Efésios 6.18) “orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos”

Introdução:

Quando paramos para analisar o significado dessas palavras, o filho de Deus inteligente é levado a dizer:

“Eu preciso orar, orar, orar.  Devo colocar na oração toda a minha energia e meus sentimentos.  Por mais que eu faça, devo orar.”

Notamos nesta passagem palavras fortes:  “em todo o tempo”, “com toda oração”, “com toda a perseverança”, “por todos os santos”, “oração”, “súplica”, “perseverança”. Note uma vez a expressão forte, “vigiando nisto”, ou mais literalmente,  “perdendo o sono por causa disso”.  Paulo compreendeu a preguiça natural do homem e especialmente sua preguiça natural na oração.  Quão poucas vezes vamos até o fim das orações.  Quantas vezes a igreja e o indivíduo chegam até o ponto em que estão para receber uma grande bênção em oração e justamente então desistem, ficam sonolentos, renunciam.

Eu gostaria que essas palavras “perdendo o sono na oração” pudessem ser gravadas a fogo em nosso coração.  Gostaria que todo o versículo fosse gravado.

Por que esta oração constante persistente, de tirar o sono, vencedora, é tão necessária?

1)      Porque há um diabo;

(Efésios 6.12)  “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

2)      É que a oração é a maneira indicada por Deus para a obtenção de coisas, e que o grande segredo de toda a falha em nossa experiência, em nossa vida e em nosso trabalho é a negligência em orar;

(Tiago 4.2) “Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis.”

3)      Aqueles homens a quem Deus estabeleceu como um padrão do que queria que os cristãos fossem – os apóstolos – consideravam a oração como a coisa mais importante em sua vida;

(Colossenses 1.9) “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;”

4)      A oração ocupava um lugar de destaque na vida terrena de nosso Senhor;

(Marcos 1.35) “E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.”

5)      A oração é a parte mais importante do ministério atual de nosso Senhor ressurreto;

(Hebreus 7.25) “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

6)      A oração é o meio indicado por Deus para recebermos misericórdia, e obter graça em tempos de necessidade;

(Hebreus 4.16) “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

 

7)      A oração em nome de Jesus Cristo é o caminho que Ele mesmo indicou a Seus discípulos para obter plenitude em sua obra;

(João 16.24) “Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra.”

8)      A oração, em tudo quanto que nos preocupa e torna ansiosos, em toda necessidade, com ações de graças, é o meio indicado por Deus que excede todo o entendimento;

(Filipenses 4.6,7) “ Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.

 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

9)      A oração é o meio indicado por Cristo para que nossos corações não fiquem sobrecarregados com excessos e cuidados desta vida, e o dia da volta de Cristo venha sobre nós repentinamente como um laço;

(Lucas 21.34-36) “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.”

10)  A oração é muito poderosa por causa daquilo que ele realiza:

10.1) a oração promove o nosso crescimento espiritual como nenhuma outra coisa, na verdade só comparável ao que o estudo bíblico pode fazer; e a verdadeira oração e o verdadeiro estudo bíblico andam de mãos dadas;

10.2) a oração traz poder ao nosso trabalho.  Se quisermos poder para qualquer obra a que Deus nos chamar, seja pregação, ensino, trabalho pessoal, ou a criação de filhos, podemos obtê-lo através da oração sincera;

10.3) a oração é de valor para a conversão de outros, e da resultado onde tudo o mais falha;

10.4) a oração traz bênçãos à igreja, pois o diabo a odeia e busca de todo modo bloquear o seu progresso: tanto por meio de falsa doutrina, como pela divisão, ou pela corrupção íntima da vida.  A oração irá desarraigar toda heresia, corrigir mal-entendidos, varrer ciúmes e inimizades, eliminar as imoralidades, trazendo com ela a graça vivificadora de Deus

(Salmo 139.23,24) “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.  E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

(Salmo 51.2) “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.”

(Salmo 119.18) “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.”

(Tiago 1.5) “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”

(2 Coríntios 3.18) “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

VAMOS ORAR

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 2 De 7)

Reivindique O Que Já Lhe Pertence Em Cristo.

OraÇÃo

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 4 De 7)

Aceite Os Ensinamentos Que Jesus Lhe Dá Pelas Veredas Da Vida.

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 6 De 7)

Oração