Paulo Freire: "Cidadão do mundo"



PAULO FREIRE:

“CIDADÃO DO MUNDO” 

Idanir Ecco[1] 

Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida. (Paulo Freire) 

O dia 02 de maio, deste ano, marca 15 anos da morte do educador Paulo Freire (1921-1997), pedagogo, filósofo, escritor, “cidadão do mundo”. Homem que, como afirmara em dedicatória na obra Pedagogia do Oprimido, tributou sua vida aos "Esfarrapados do mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam".

Paulo Reglus Neves Freire, formado em Direito, nasceu em Recife-PE em 19 de setembro 1921. Profissionalmente, iniciou como professor de Língua Portuguesa.  Mundialmente conhecido, principalmente, pelo seu método de alfabetização para adultos. Perseguido pelo governo durante a ditadura militar. Forçosamente exilado por vários anos, retorna ao Brasil em 1980.  Recebeu 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades, entre elas Harvard (EUA), Cambridge e Oxford (Inglaterra). Declarado Patrono da Educação Brasileira, mediante a aprovaçao da lei 12.612, em 13 de abril de 2012.

O ensino era a paixão do Patrono da Educação Brasileira. Viveu intensamente a causa educativa. O seu legado permanece vivo através dos seus escritos, dos vídeos, das memórias e, sobretudo, por meio das pessoas que dão continuidade aos saberes e princípios da docência e da educação por ele apregoados.

As obras, que passam para a posteridade e que se constituem em fonte de conhecimento, são as que foram bem escritas e que responderam às angústias do seu tempo histórico numa perspectiva de futuro. A leitura e releitura das obras de Paulo Freire justificam-se, primeiramente, por ser, o referido pensador, um clássico na literatura educacional e, ademais, o conteúdo de suas obras é surpreendentemente atual.  Devemos continuar estudando Paulo Freire pela causa que ele defendeu, como reitera, incansavelmente, Moacir Gadotti, um dos diretores do Instituto Paulo Freire. Necessitamos continuar estudando a sua obra, não para venerá-lo, nem para ser seguido como um guru, mas para ser lido como um dos maiores educadores críticos do século XX. Além disso, os escritos freireanos continuam motivando muitos estudos nos vários campos do saber, devido aos desdobramentos que potencializam.

A amplitude da obra de Freire, bem como sua contribuição em diferentes contextos culturais e em diferentes campos do conhecimento tem sido destaque em inúmeras publicações efetivadas por estudiosos e interpretes da teoria freireana. Portanto, urge revisitar o “cidadão do mundo”,  pela sua valiosa contribuição pedagógica, pois o “impacto” de seu trabalho vai além da alfabetização e da educação de adultos, iluminando a necessidade de desenvolver uma “pedagogia ética” e “utópica”, na perspectiva da superação de situações limitadoras.

[1] Mestre em Educação UPF/RS e Professor da URI Erechim/RS. [email protected]

Download do artigo
Autor: Idanir Ecco


Artigos Relacionados


EducaÇÃo No Mundo ContemporÂneo

Educação: Uma Prática Da Liberdade Ou De Dominação?

Reforma Da Educação Pública

Textos Traduzidos (parte Iii)

Voce Faz Parte De Minha História

O Papel Que A Televisão Exerce Na Formação De Nossos Alunos

Encantadora