Componentes da educação à distância



LUZIANE SILVA & NEY SILVA

A educação à distância, tem se tornado nos últimos anos, um instrumento necessário para a formação de profissionais e de trabalhadores no mundo inteiro, inclusive no Brasil, especialmente no Maranhão, por meio de cursos tutoriados pelos profissionais da UEMA, UFMA, IFMA, dentre outras instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação do Brasil.

Nesse processo de ensino-aprendizagem existem alguns elementos fundamentais para a realização de um ensino interativo e de qualidade, a saber: estudantes, professores especialistas, tutores, material didático e núcleo de EaD (educação à distância).

Contudo, é a partir do perfeito entrosamento entre os diversos componentes que a educação à distância se materializa como sólido processo de formação, sempre a depender do interesse dos atores envolvidos.

Começa-se pelo estudante, que é o alvo a ser atingido por toda essa estrutura educacional previamente construída. O aluno, geralmente adulto, é comumente um profissional em busca de aperfeiçoamento, e encontra na educação a distância uma possibilidade que lhe proporciona economia de custos e flexibilidade de tempo. O alunado dessa modalidade de ensino está cada vez aberto as novas tecnologias, participando ativamente do processo ensino-aprendizagem.

Os professores especialistas, no que tange a estrutura organizacional da educação à distância, compõem a unidade de produção de material didático e são os estudiosos do tema (EaD) que produzem o material do curso, sempre buscando construir um texto didático, claro e objetivo. Outro papel dos especialistas é promover junto aos alunos, com ajuda dos tutores, um aprendizado dinâmico, capaz de formar um aluno crítico.

Os tutores têm como função precípua, orientar e facilitar o aprendizado dos alunos, já que têm uma relação mais próxima, ainda que a distância, com os mesmos. O tutor, assim como o professor, deve está sempre preparado didática e cientificamente, para melhor desenvolver suas atividades na interação com o aluno. O Tutor deve necessariamente atuar como elo entre o aluno e o professor, além de orientar o alunado quanto ao uso da tecnologia empregada em EaD, sendo também de sua responsabilidade a correção do material textual ou não, produzido pelos alunos.

O material didático pode ser impresso, digital, audiovisual, etc. Uma ferramenta muito utilizada na EaD hoje é internet, pois além de servir como fonte de pesquisa universal, é o principal canal de acesso dos alunos ao material didático do curso, e de interação entre alunos, tutor e professor. O material didático é produzido pelos professores especialistas, que planejam previamente sobre que material deve ser mais adequado para cada curso. O planejamento dos professores deve, necessariamente, ser rigoroso, detalhado e capaz de atingir os objetivos do curso junto à comunidade.

O núcleo de educação à distância, é o ambiente que congrega toda a estrutura organizacional (unidade de produção do material didático, professores especialistas, especialistas em comunicação e tecnologia, salas de transmissão de aulas, salas de reunião, auditórios, laboratórios, coordenações dos cursos, coordenação pedagógica, coordenação administrativa e financeira, coordenação geral...). A parte humana do núcleo central é composta por esquipes, integrantes de uma equipe maior, sendo todos responsáveis pela divulgação e disponibilidade do material didático junto à comunidade estudantil/acadêmica. Outro aspecto importante a ressaltar, é a constituição física dos polos de apoio presencial, vinculados e subordinados ao núcleo central. Nos cursos de graduação e pós-graduação os polos de apoio presencial fazem parte do rol de exigências do Ministério da educação para essa modalidade de ensino.

O núcleo de educação à distância também dispõe de suporte técnico para o aparato tecnológico empregado no processo ensino-aprendizagem.

Por fim, deve-se observar que a educação à distância, nesse limiar de novo século, tem sido fundamental para construção do conhecimento, uma vez que proporciona aos lugares mais remotos, por meio da internet, acesso a produção científica dos grandes e pequenos centros acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância, 4. Ed. São Paulo: Autores associados, 2003.

CAMPELLO, Sheila. Módulo 2: Fundamentos da aprendizagem a distância. Unidade 2: Mediação pedagógica, 2009.

GUTIERREZ, F. e Prieto, D. A mediação pedagógica, Educação a Distância alternativa. Campinas: Papirus, 1994.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.

PRETTI, Orestes. Educação a distância: Construindo significados. Cuiabá: NEAD/ IE, UFMT, 2000.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. Núcleo de Tecnologias para Educação. Curso de Capacitação de Tutores em EaD – Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. Textos Disponíveis em: http://ava.nead.uema.br/moodle/mod/resource/view.php?id=26279 Acesso em: 15 a 30 de abril de 2012.


Autor: Ney Silva


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