Conquista e Reconhecimento



Perguntaram-me há um certo tempo, se eu um dia, eu não estaria disposto a escrever um pequeno texto que falasse sobre conquista. Confesso eu, que realmente hesitei em ter que falar sobre o assunto. Contudo, no dia de hoje, acredito que de certa forma, ocorreu um pequeno fato que me fez repensar no assunto. Prossigo com a ideia de que conquistas podem ser dignas, forçadas e bastante exigentes. Podem também se subdividir em emocionais, materiais, imateriais.

À medida que o mundo dá suas voltas, pessoas nascem, pessoas morrem, pessoas se conhecem, pessoas se questionam. É dentro deste pequeno universo que todo o desenvolver de um individuo acaba ganhando notoriedade em cima do meio em que ele atua como ser humano. Mas espere... Ser humano? O que é isso?

Seres humanos existem. Andam por ai tão descolados que você nem percebe. Fazem piadas, brincam, interagem entre si como se não existisse o amanhã. Só que com o passar do tempo, cada ser humano acaba tendo que escolher um rumo a ser seguido e regido pelos próprios passos, enquanto os demais acompanham e assistem da fila de frente do palco, todo o percorrer desse caminho.

Quero dizer que durante todos esses momentos, durante toda a vida, somos testados tanto por Deus, quanto pelas pessoas, quanto por nós mesmo. Por deixarmos levar por falsidade e desconfiança. Até que mais cedo ou mais tarde, toda aquela trilha acaba se encurtando e levando ao ambiente desejado, que por analogia, vem a ser um molde daquilo que lutamos para obter.

Por menores que sejam, conquistas são frutos de dedicação, suor, trabalho, para que em um futuro bem próximo, houvesse por parte dos demais que as acompanharam, um mínimo de reconhecimento. Não se menospreza nenhum ato que tenha requerido muito de alguém para que desse certo. O desmerecimento apenas vai alimentar mais ainda a visão de desgosto e inveja. Pessoas anseiam pelo que ainda não tem. Pessoas deveriam trocar a exacerbação de seus orgulhos e invejas, por simples humildade. Um pequeno ato de lembrança pode tornar melhor um dia de alguém, pode exaltar um astral, pode surpreender quem não aguarda.

Portanto você, leitor. Não aguarde reconhecimento, embora torça por ele. Contente-se com o pouco que vier, pois isto sim é uma ação que enuncia a verdade e o verdadeiro valor daquilo que foi feito. Exalte-se. Mantenha o amor a si próprio antes de se preocupar com os pensamentos do próximo. E, quando verificar-se de que o feito é recíproco e real, vai poder ser capaz de silenciar quem muito fala. Vai conseguir baixar a timidez e liberar a ousadia de dizer que algo depende de você – até certas pessoas, inclusive. – Mas nunca deixe de considerar que não se vai ao longe pensando no que está perto.

Aproxime-se de indivíduos que te admiram tanto quanto te criticam. - Este nivelamento faz com que você se fixe em querer estar sempre buscando o melhor para si e para todos. - Seres que tenham algo a oferecer em troca, nem que sejam migalhas. Esses, você vai poder um dia se lembrar de e dizer que fizeram parte de um pequeno pedaço da sua vida, ou de um todo dela. Quanto aos demais, trago o pequeno pesar de mostra-lhes que nada são, senão resto. Insignificantes.

Não se julga pessoas, se aprende com elas.

PS: Esse texto não vai para mim. Mas que sirva para muitos.

Faça você sua parte para com o próximo. Pregue você à felicidade. Seja você a paz.

"Quando fizeres algo nobre e belo e ninguém notar,não fique triste. Pois o sol toda manhã faz um lindo espetáculo e no entanto, a maioria da platéia ainda dorme..." John Lennon


Autor: R Netto


Artigos Relacionados


Nada Como O Tempo

Quando Você Vier Falar Comigo

Quem Sou Eu?

Encontro

Torne-se Necessário (a)

Desculpe-me

Porque Você Se Foi