A vergonha chamada “política brasileira”



A VERGONHA CHAMADA “POLÍTICA BRASILEIRA”

Professor Me. Ciro José Toaldo.

Bem dizia o Padre Antônio Vieira: não é miserável a República onde há delitos, senão onde falta o castigo deles. Acredito que a política em nosso país anda chegando ao fundo do buraco, pois esse CPI DO CASO CACHOEIRA está indignado os brasileiros que na verdade estão tendo envergonha até de ser honesto.

Os cidadãos estão indignados, pois não dá para esperar mais nada de nossos legisladores da república, nossas casas de leis estão repletas de corruptos que nem tem atitude corajosa, fazem tudo ‘às escuras’, demonstrando que não se importam com o Brasil. A decepção é grande, pois onde está essa tal de comissão de ética? Que aceita corrupção passiva, improbidade, violação de princípios constitucionais da moralidade, falta de honestidade, legalidade e lealdade às instituições, ilícitos tributários, sonegação, falsidade ideológica, abuso de prerrogativas e lavagem de dinheiro? Será que existem outras formas de falcatruas.

            Infelizmente se tratando de poder, no Brasil, os vencedores são os mais ‘espertos’, os ‘forte’ e os que sabem tirar vantagem. Os fracos que se danem, paguem seus impostos e cumpram a lei; portanto, o escárnio (zombaria/sarcasmo) que toma conta dos representantes políticos do Brasil revela que na política praticada nesse país ganha espaço o apadrinhamento para tudo e eles levam a fortuna (ali não falta dinheiro). Essa tal CPI do Cachoeira, caro leitor, demonstra que tem muita gente com o “rabo preso” e tem cumplicidade, principalmente entre empreiteiros e políticos. Isso é sério que mostra o nosso atraso é vinculado com um vício do passado político.

            Não foi por acaso que quando no site de busca ‘Google’ ao se escrever a expressão “vergonha nacional”, mostra a página do Congresso Nacional como a primeira ocorrência entre os resultados.  Em, em meio a toda essa parafernália, nossa Presidente da República, que parece nunca ssaber de nada, segue com suas viagens pelo mundo afora. Realmente existe a sensação de "continuidade", onde, blindados com foro privilegiado, crimes e quebras de conduta são cometidos por parlamentares e nada acontece. Talvez, para terminar com toda essa desfaçatez a céu aberto, teríamos que acabar com o voto secreto em plenário para a cassação de parlamentares acusados de traquinagens éticas. É tanta vergonha que o escárnio é algo corriqueiro em nossa política. Creio que nem mais uma grande reforma política possa resolver essa corrupção em nosso país; aliás, nem os eleitores que devem votar esse ano estão preocupados.

            Só sei dizer que algo deve ser feito, antes que seja tarde, pois nosso atual congresso poderá se transformar num congresso-fantasma onde prosperam Cachoeiras, Renans, Severinos, mensaleiros e sanguessugas. Padre Antônio Vieira a mais de três séculos, já afirmava num raciocínio, embora velho, atualíssimo no Brasil de hoje: ''Não é miserável a República onde há delitos, senão onde falta o castigo deles''.

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


Para Onde Seguimos?

Genealogia Do Verbo Pôr

Resenha Do Artigo “os TrÊs Povos Da RepÚblica”.

A Corrupção No Brasil – Caso “cachoeira” Na Visão De Thomas Hobbes E Jean-jacques Rousseau

A Reforma Política No Brasil

Breve Introdução Sobre A Intervenção Estatal Através Da Política Fiscal E Monetária

Quando A Política Faz Bem?