A importância da educação física escolar na visão dos educadores de Canguçu - RS
A Importância da Educação Física Escolar na visão dos educadores de Canguçu/RS
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar qual á visão que os professores de Educação Física da rede pública e privada de ensino da cidade de Canguçu, têm sobre a importância da Educação Física Escolar. Fizeram parte da amostra quatro professores de Educação Física de quatro escolas da rede pública e privada de Canguçu, Rio Grande do Sul. Como instrumento de coleta, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com perguntas que versaram sobre o tema Educação Física escolar. A entrevista foi respondida individualmente, e entregue no mesmo dia para os pesquisadores. Utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados permitiram concluir que os professores de Educação Física, sujeitos da pesquisa, percebem a Educação Física como um componente curricular rico em conteúdos e possibilidades específicas de movimento, fundamental para o desenvolvimento dos alunos e vêem no planejamento das aulas de Educação Física a possibilidade de desenvolvimento de capacidades e competências nos alunos.
Palavras-Chave: Educação Física, professores, alunos.
- Introdução
A Educação Física é uma área do conhecimento que trabalha com o corpo e o movimento como parte da cultura humana. Nessa perspectiva, na qual a Educação Física escolar está inserida, não se devem associar seus benefícios apenas a questões fisiológicas dos seres humanos, mas também a melhora da auto-estima, autoconhecimento e qualidade de vida dos alunos. Ela favorece aos alunos a compreensão do corpo e de suas possibilidades, conhecendo e experimentando inúmeras atividades, afim de que futuramente não se tornem adultos sedentários e que possam escolher alguma atividade conveniente e prazerosa para auxiliar no seu desenvolvimento pessoal, melhora na sua qualidade de vida, ao longo de toda sua vida e tragam melhorias para a melhor idade. (Paim 2009)
Dentre as culturas vivenciadas pelo corpo humano ao longo de sua existência, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos, como: os jogos, as danças, as ginásticas e as lutas. Que apresentam em comum as características lúdicas, recreativas e de lazer. Durante as aulas de Educação Física, o processo de ensino e aprendizagem deve dar oportunidade a todos os alunos envolvidos.
De acordo com Santin (1987), ninguém dúvida de que o desenvolvimento humano consiste na realização e aperfeiçoamento de todas as capacidades do ser humano, assim sendo, que os professores de Educação Física devem sempre motivar e incentivar os alunos a descobrirem seus limites e capacidades, para que possam revelar as suas potencialidades em aula e sentirem capazes e realizados.
Diante desta realidade, é notável que a Educação Física escolar é uma das mais eficientes formas para promover o ensino-aprendizagem de maneira completa, complexa e lúdica, além de promover as evidência as diferenças culturais, corporais e sociais da população envolvida.
Considerando o exposto acima e os diferentes papéis atribuídos a Educação Física, no contexto escolar, justifica-se esse estudo que tem como objetivo caracterizar as expectativas, a importância da Educação Física por parte dos educadores da rede pública e privada da cidade de Canguçu- RS.
- Metodologia
Para a realização deste estudo foi aplicada uma entrevista semi-estruturada em professores da rede pública e privada de ensino da cidade de Canguçu/RS. Fizeram parte da amostra de nosso estudo quatro professores de Educação Física de quatro escolas, sendo duas municipais, uma estadual e outra particular da zona urbana de Canguçu/RS, cidade essa localizada no sul do estado do Rio Grande do Sul, conhecida pela capital nacional dos minifúndios.
Foram convidados para a entrevista quatro professores de ambos os sexos, onde dois deles com longa experiência com a Educação Física escolar, já os outros dois com pouca experiência na área. Dos professores entrevistados apenas dois são formados pela mesma faculdade, no caso, os dois pela ESEF-UFPEL de Pelotas, os demais graduados um pela Faculdade Atlântico Sul-Anhanguera Educacional de Pelotas e o outro pela URCAMP de Bagé. Com isso o estudo ganha em diversidade, na medida em que os mesmos são formados em épocas diferentes e escolas diferentes.
Este estudo utilizou o método de pesquisa qualitativo, onde a entrevista utilizada teve como finalidade analisar a realidade em que estão inseridas as aulas de Educação Física por parte dos professores, questionando-os sobre a importância e os benefícios que as aulas trazem para a vida dos alunos, os objetivos e as expectativas dentro da área da Educação Física escolar, o planejamento das suas aulas.
Todas as entrevistas foram realizadas pelos pesquisadores em conjunto, desta forma minimizando o erro de entendimento das perguntas por parte dos entrevistados. No momento dos questionamentos os pesquisadores estiveram a sós com o professor entrevistado minimizando constrangimento nas respostas. Desta forma para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdos.
- resultados e discussão de dados
Todos conhecem a importância de fazer uma atividade física. Mas é interessante que essa seja trabalhada com as crianças por meio da Educação Física, associando-a a educação moral e intelectual. A aula de Educação Física pode assim como as outras, ser repleta de conhecimentos que poderão proporcionar vários benefícios. (Ramos 2003).
Assim sendo, os professores colaboradores da pesquisa foram questionados sobre os benefícios que a Educação Física traz através de seu desenvolvimento durante a vida escolar dos educandos. Revelaram diferentes pontos de vista, como por exemplo, para um dos professores, sendo a disciplina que promove uma melhora na qualidade de vida dos educando, contribuindo para a saúde dos alunos através das aulas, além de melhorar fatores psicomotores dos mesmos. O que direciona ao pensamento de Marques e Krug (2008), onde acreditam que as aulas de Educação Física na escola são consideradas de suma importância para todos os segmentos, atribuída ao fato que a mesma promove o desenvolvimento do aluno, através de atividades físicas, buscando melhorar os fatores psicomotores e propor uma vida saudável para os alunos.
Mas, os demais professores, de uma forma geral, obtiveram pensamentos diferentes, colocando que a Educação Física, através das aulas oportuniza a socialização, colabora na autonomia dos mesmos, melhora a auto-estima, possibilita o contato com diversos esportes, contribui para o desenvolvimento motor. Mostrando assim, que a Educação Física escolar, além de proporcionar, muitas vezes o primeiro contato com esportes, também preocupa-se, com o desenvolvimento motor, considerando seus avanços motores, cognitivos, psicológicos, sociais e afetivo.
Analisando o entendimento e a opinião de cada professor, nota-se que todos eles trazem vários aspectos contribuintes para a vida dos educandos através da Educação Física, desta maneira conseguimos estabelecer toda a importância da magnífica, atraente e socializadora disciplina de Educação Física, entendendo sua importância cultural, social e na qualidade de vida, nos valores transmitidos por ela. Percebendo também, ainda mais a seriedade na comunicação do seu conhecimento, através do principal transmissor, o educador. Como nos relata Campos (1986), o professor é o mediador entre os objetivos e os planos a serem buscados por cada aluno, sendo ele influente sobre o mesmo, portanto, mostrando a importância do papel do professor.
Embora, aconteça esse imenso empenho por parte dos professores para concretizar-se toda essa abrangência significativa da Educação Física escolar na vida dos educandos, sabe-se, que muitas vezes a Educação Física acaba sendo considerada por muitos uma disciplina qualquer, isto por sua vez acaba ocasionando certo preconceito dentro do contexto escolar. A esse respeito, Santos Junior (2004), refere-se que na Educação Física analisada como prestação de serviço, seja na escola ou fora dela, o professor terá que apresentar algumas características especiais, um conhecimento específico na área, para assim ser considerado importante seu trabalho.
Dessa forma, durante a entrevista com os professores, procuramos ter uma análise sobre esta questão, onde buscamos obter com os mesmos, dados que nos demonstrasse qual à percepção, ou avaliação, sobre a maneira em que os seus alunos vêem a disciplina de Educação Física.
Segundo o relato dos quatro professores, eles acreditam que no geral os alunos gostam da disciplina e valorizam a sua imensa importância, na maneira em que participam das aulas, porém, os mesmos mencionaram que ainda há alguma divergência por parte dos alunos no entendimento dos propósitos e objetivos da disciplina, mas espera-se que mudem esses conceitos com o tempo. Através das entrevistas podemos verificar alguns depoimentos dos professores expondo este relato:
Professor 1, diz o seguinte:
“...os alunos no geral gostam muito das aulas. Só o difícil, as vezes, é fazê-los entender que a Educação Física é mais que jogar a bola, mas com o tempo e trabalhando sério conseguimos atingir nosso objetivos e mudar essas idéias...”
Professor 2, diz o seguinte também:
“...a Educação Física para muitos alunos é a disciplina que mais gostam na escola, chegam esperar ansiosos pelo horário da aula, sendo assim o professor o grande mediador por essa conquista...”
Professor 3, já alerta o seguinte:
“...creio que eles percebem a disciplina de acordo como o professor enxerga seu próprio trabalho. Se ele o valoriza e qualifica, os alunos irão corresponder da mesma forma...”
Assim sendo, notamos que para haver essa empatia entre alunos e proposta de trabalho, reconhecimento e interesse para com a disciplina de Educação Física, o bom desempenho profissional do professor é fundamental. O que nos leva a refletir com Mattos e Neira (2000), quando constatam que aos professores de Educação Física cabe recuperar o prestígio perdido nas últimas décadas, propondo e desenvolvendo um trabalho que efetivamente alcance os objetivos da área. Ou seja, devem se mostrar presentes e envolvidos com as ações da escola, que isso acabará demonstrando os resultados do seu trabalho. Essas são iniciativas importantíssimas para a conquista deste prestígio.
Outro fator que se deve considerar fundamental dentro da disciplina de Educação Física é o planejamento das aulas, por parte dos professores. Pois é essencial para se alcançar realmente os objetivos esperados através das atividades propostas, assim tendo a clareza do conteúdo a ser ministrado, desenvolvendo-o de forma organizada. Sendo de acordo com que diz Libâneo (1992), o planejamento escolar é a melhor maneira de definir as melhores possibilidades para alcançar os objetivos, e nele envolver o processo de reflexão, avaliação, organização do funcionamento e proposta da instituição. Através deste exposto, procuramos identificar qual á visão dos professores entrevistados quanto ao planejamento das aulas.
Para ressaltar o que foi falado, citaremos alguns depoimentos dos professores:
Professor 2, diz o seguinte:
”...é fundamental planejar a sua aula, pois assim é possível definir os objetivos que se pretende atender e atingir com seus alunos através da aula, podendo prever as necessidades de cada série, turma que se trabalha...”
Professor 4, já diz o seguinte:
“...infelizmente, escutamos dizer que na Educação Física não há um planejamento para as aulas, devido a muitos profissionais desperdiçarem o tempo da aula dando uma bola para os alunos jogarem futebol. Resultado ocasionado por falta de um planejamento...”
Através desses depoimentos percebe-se que os professores consideram muito importante o auxílio do planejamento para as aulas, fazendo dele um instrumento indispensável para seu trabalho. Acreditando em todo o seu valor, considerando ele também uma possibilidade de desenvolver a capacidade dos alunos, podendo qualificar o andamento das aulas e de alcançar os verdadeiros objetivos da Educação Física. E assim provar a existência do planejamento no cotidiano dos professores, apesar de existir esses pensamentos por muitos de que na Educação Física não se planeja aula, conforme se refere o professor 4, no exposto acima.
De acordo com os questionamentos, conversas, com os professores entrevistados notificamos toda a importância da Educação Física escolar, e os devidos fatores influentes nesse ideal. Transmitindo-nos, conhecimentos, expectativas e principalmente relatos de experiências e vivências de como é a Educação Física no contexto escolar. Por sua vez, Guedes (1999), salienta que a Educação Física no sistema educacional brasileiro historicamente continua sendo componente curricular, da forma que sua permanência é justificada com princípio na abrangência e efetividade do seu desenvolvimento na vida dos educandos.
Dessa forma Ferraz (1996), também acredita que, toda criança tem direito a oportunidade que aumente seu desenvolvimento, a Educação Física escolar deve procura considerar todos aspectos como dependentes ou interdependentes. Nesse sentido, notamos mais uma vez a importância que a aula de Educação Física têm, pois através da sua estruturação, propõe um ambiente que ajuda as crianças a incorporar a dinâmica das soluções de problemas, de descobertas na cultura do movimento.
- CONSIDERAÇÕES fINAIS
O presente estudo, teve como objetivo verificar qual à visão que os professores de Educação Física da rede pública e privada de Canguçu-RS, têm mediante a importância da Educação Física escolar. Através da análise dos resultados, pode-se dizer que os professores entrevistados, percebem a Educação Física como um componente rico em conteúdos e possibilidades específicas de movimento, fundamental para o desenvolvimento dos alunos.
Através deste estudo, podermos traçar estratégias, idéias, pensamentos de ensino que venham colaborar para a melhoria da qualidade das aulas de Educação Física nas escolas da rede de ensino. Apesar de terem opiniões às vezes diferentes, não encontramos nos professores uma visão errônea do que seria a Educação Física escolar e sua importância.
Mostrando também que o professor de Educação Física deve ter responsabilidade e ética no seu trabalho. Claro que temos consciência que ser professor de Educação Física não é uma tarefa fácil, pois é necessário embasamento, metodologias, objetivos e constante dedicação para o efetivo reconhecimento de seu trabalho na escola. Assim sendo fundamental que os profissionais envolvidos modifiquem suas condutas, estratégias e objetivos. São estas as mudanças chaves relatadas pelos professores colaboradores do estudo, para a construção de uma nova imagem, mostrando de fato, o real significado de seu papel como educador e da Educação Física escolar.
- Agradecimentos
Primeiramente a Deus por nos dar a graça da vida.
Ao nosso orientador, Professor Thiago Borges, por nos ajudar intensamente e nos mostrar o caminho a seguir.
Aos mestres e amigos que deram o exemplo a ser seguido ao longo da carreira.
A todos os amigos da primeira turma de Educação Física da Faculdade Anhanguera Educacional.
- Referências
CAMPOS, D. Psicologia da aprendizagem. Ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
FERRAZ, O.L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade, a questão da pré-escola. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, p.16-22, 1996.
GUEDES, D.P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Revista Motriz, v 5, n. 1, junho/1999.
LIBÂNEO, J. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.
MARQUES, MN. e KRUG, MR. Educação física escolar: expectativas, importância e objetivos. Revista Digital - Buenos Aires - Ano 13 - N° 122 - Julho de 2008.
MATTOS, M.G. e NEIRA, M.G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2000.
PAIM, M. Caderno Universitário de Ritmo, Ludicidade e Motricidade. ULBRA-SM, 2009.
RAMOS, J.R. da S. Revelando a dança como expressividade de linguagem corporal na escola. 1998 Ano 3. Nº9.
SANTIN, S. Educação Física: Uma abordagem Metodológica da Corporeidade. Ijuí. Ed.Unijuí, 1987.
SANTOS, JR. A formação de professores em educação física: a mediação dos parâmetros teóricos metodológicos. Revista Digital Buenos Aires – Nº 144 . 2005.
Adriel Ramson Ramm
Marco Aurelio Krusser Correa