Como escolher um cachorro para comprar



Uma das maiores dúvidas de quem deseja sair dos jogos de veterinário como deste blog de jogos online e passar a cuidar de um animal de verdade é qual a melhor idade para comprar um cachorro. A resposta, mesmo que não seja tão simples é sem dúvida alguma dar preferência a um filhotinho de dois até três meses. Muitas pessoas são de opinião que em nossa época de pré-confecções é muito mais conveniente adquirir um cão que já tenha superado as doenças da infância, já obedeça direitinho e se deixe guiar perfeitamente com ou sem guia. Mas com este ponto de vista, que parece muito vantajoso, o comprador perde valores que, no futuro, nunca mais poderá conquistar.

Além da idade, é preciso pensar no animal. Comprando um filhotinho você terá tudo à mão para gerar e aprofundar a compreensão necessária entre cão e dono — base de toda educação. Não se pode negar que o filhote dá trabalho; porém, este empenho será recompensado pela sua saúde e por aquela extrema fidelidade que não podemos exigir de um cachorro adquirido adulto.

É preciso, ainda, não esquecer que a evolução de um ser desajeitado e desamparado lhe proporcionará muitas horas de grande felicidade.
Os meses decisivos do desenvolvimento do cão devem ser passados na casa de seu dono. Assim ele se coordena com o ritmo ambiente e todos os maus costumes podem ser logo extirpados. Há um provérbio que os criadores consideram muito importante: "A natureza forma o filhotinho, mas o homem forma o cão".
Um de dez meses? — Um cachorro em crescimento já exige maior prevenção. Todos os indícios de possíveis falhas podem e devem ser examinados. Inclinações malévolas, timidez, medo, são defeitos que podem ser corrigidos nos pequeninos filhotes; porém, nos cães de 10 meses ou mais, trabalho e dificuldades se multiplicam. Antes da compra, o pretendente deve fazer um passeio junto com o cão e o criador, para estudar o comportamento dele.
Comece com a educação somente depois que ele se habituar direitinho ao novo lar. Considere, no entanto, que se um filhotinho, ao abrir os olhos, passa instintivamente a adorar a pessoa que o trata como a própria mãe, um cão de cerca de um ano precisa ter mais tempo para reconhecer o dono como tal. Se também vai amá-lo, só o tempo dirá.

Mas e se você não quer ter todo o trabalho que um filhote dá? Convém comprar ou adotar um adulto? O que convém a um cão em crescimento vale ainda muito mais para um de alguns anos. O fato de ser vendido não significa que venha imediatamente ver no comprador o seu soberano. Ele não é um autômato, que funciona quando se lhe aperta um botão.
Um cão, talvez já adestrado, irá mostrar o grau do seu treinamento quando o novo dono, habilmente, começar a repetir os exercícios. Tudo depende, então, de ligar bem o animal ao dono. Isto às vezes não é simples e pode exigir bastante tempo e paciência.
Em resumo, se antes de comprar seu cão você refletir sobre as vantagens e desvantagens de idades diferentes, concluirá, como já foi dito, que é preferível adquirir um de poucos meses.

Ditas estas coisas, fica a questão: Como escolher o filhote? Depois de resolvidas estas questões, é claro que você vai comprar o seu cãozinho num canil no qual sabe existirem animais de boa ascendência.
Aliás, a principal condição para o sucesso na aquisição de um cachorrinho parece ser a escolha deste em uma ninhada que promete desenvolver-se com plena satisfação nossa. Esta seleção não é fácil e mais de uma vez aconteceu de bons, conhecedores optarem por um exemplar que, como se verificou mais tarde, estava longe de justificar as esperanças nele depositadas. Mas, embora tais surpresas não possam ser inteiramente evitadas, existem algumas regras que, com cautelosa observação, excluem, no futuro, determinados defeitos já reconhecíveis numa idade tenra.

Não se esqueça, por favor, do mais importante: a saúde — O primeiro e o mais importante ponto é o ótimo estado de saúde do filhote. Ele deve estar bem alimentado e gordinho, sem nenhuma costela à vista. Quando se mostra magro ou com uma barriga grande, é possível que tenha vermes. Observe também as pernas, para constatar se ele não é raquítico. Tratando-se de um animal de pelo curto, este deve ser brilhante; e lanoso e grosso se ele pertencer a uma raça de pelo comprido. O filhote deve ainda ter os olhos bem vivos, vender energia e em nenhum caso parecer inativo. É bom observá-lo na hora da refeição, verificando se está ansioso para receber seu prato e tem bom apetite.


Autor: Rogério De Oliveira Souza


Artigos Relacionados


O Sono Dos Filhotes

Como Escolher O Cachorro Ideal

Como Ensinar Seu Cão A Fazer Cocô Fora De Casa

Coluna Tudo Legal:direito Dos Animais :crianÇas X Cachorros

Dicas Treinamento De Seu Cachorro Da Raça Nanuni Kokoritu

Festas De Final - De - Ano Exigem Cuidados Especiais Com Os Animais

Perplexidade