Tipologia do comércio no centro da cidade de Rio Branco – Rua Epaminondas Jácome



TIPOLOGIA DO COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE DE RIO BRANCO – RUA EPAMINONDAS JÁCOME.

Wellington Cavalcante Durães*

Helen Glécia Silva e Silva**

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostra as diversidades de tipologias comerciais existentes na Rua Epaminondas Jácome localizada na cidade de Rio Branco-AC, e como o comércio esta organizado. Aborda também as diferenciações dos tipos de lojas, desde os famosos “camelôs” até as lojas mais climatizadas, modernas e com mais opções de oferta ao público.

Palavras-Chaves: Rua Epaminondas Jácome, Comércio, Camelôs, Público.

Compreensão mínima de comércio.

Comércio é todo o ato praticado habitualmente com o objetivo de lucro, para mediação, circulação e intermediação de bens e serviços. Antigamente, o comércio estava associado às trocas de produtos, essas trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido, onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

Assim, o comércio pode estar relacionado com a economia formal, que é firma registrada dentro da lei, ou à economia informal, que são firmas sem registros que não pagam impostos. O comércio informal traz prejuízos ao país, pois, clonam qualquer tipo de produto para a venda mais barata e isso resulta em altíssimos prejuízos.

O mercado é o lugar público onde negociantes expõem e vendem seus produtos. O surgimento do mercado como um espaço físico ocorreu na antiguidade antes da invenção do dinheiro. Independentemente da existência do dinheiro, é a oferta e a procura por mercadorias ou serviços que permite a existência do comércio.

O comércio pode ser realizado entre países, o que chamamos de comércio exterior. Nesse caso, o país se organiza para importar e exportar. Exportar é quando um produto ou bem é vendido para fora do país e importar consiste na entrada de um produto estrangeiro no país. O comércio atacadista vende produtos em grandes quantidades visando donos de mercados que recebem descontos maiores por ainda revenderem a mercadoria enquanto o varejista vende produtos unitários e visa os consumidores finais para o próprio consumo do produto.

Tipologia do Comércio no centro da cidade de Rio Branco – Rua Epaminondas Jácome, dentro do contexto de geografia urbana.

Todo fenômeno urbano é entendido, como um processo de urbanização, seja ao crescimento das cidades, seja ao estudo da estrutura interna das cidades ou no urbanismo. A distribuição dos equipamentos urbanos e das políticas públicas na gestão das cidades é um assunto complexo, mas a existência de espaços privilegiados e outros desprovidos nas cidades aprofunda ainda mais a complexidade de amplos temas discutidos. É a dinâmica espacial que envolve o sistema econômico capitalista, a propriedade privada, as políticas públicas e os movimentos sociais. A organização das cidades é influenciada por diferentes forças que estruturam e reestruturam constantemente a sua conguração.

Segundo Corrêa (1989), o espaço da cidade capitalista, particularmente da grande cidade capitalista, é simultaneamente fragmentado e articulado uma vez que ele compreende uma variedade de formas de uso da terra interligadas entre si as quais:

“Definem áreas, como o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviços e de gestão, áreas industriais, áreas residenciais distintas em termos de forma e conteúdo social, de lazer e, entre outras, aquelas de reserva para futura expansão” (CORRÊA,1989: p.7).

Estas áreas se relacionam, articulam e se integram entre si tanto através de fluxos de veículos e de pessoas associados às operações de carga e descarga de mercadorias, aos deslocamentos cotidianos entre as áreas residenciais e os diversos locais de trabalho, aos deslocamentos menos freqüentes, para compras no centro da cidade ou nas lojas dos bairros, às visitas aos parentes e amigos e às idas ao cinema, culto religioso, praia e parques, como através das relações espaciais envolvendo a circulação de capital, salários, juros, rendas, bem  como a prática das relações de poder e  ideológicas (CORRÊA, 1989). Nesse sentido, para Corrêa (1989), o espaço urbano enquanto espaço simultaneamente fragmentado e articulado constitui a expressão espacial de processos sociais, isto é, constitui-se num reflexo da sociedade.

A cidade de Rio Branco possui uma grande diversidade de tipologias comerciais, e no que se refere à Rua Epaminondas Jácome, o comércio aparece como meio profissional e como meio usual, onde todos os dias pessoas que por ali passam, observam a grande diversidade de produtos podendo assim, serem atraídas às compras. Mas há também diferenciações nesses tipos comerciais, pois, têm desde os famosos “camelôs” até as lojas mais climatizadas, modernas e com mais opções de oferta ao público.

O comércio e os serviços prestados na Rua Epaminondas Jácome são definidos à priori como núcleos hierarquizados, pois, situa-se naquela localidade uma diferenciação no tipo de comércio e qual público poderá consumir de tais produtos.

Contraste na diferenciação do público consumidor.

Na cidade de Rio Branco percebemos claramente a diferença, tanto na tipologia comercial quanto a quem tal produto é ofertado, pois, existe um contraste nos tipos de lojas e em seus prováveis consumidores, ou seja, uma hierarquia de classe social referente ao poder aquisitivo.

Observando as lojas que se localizam na Rua Epaminondas Jácome, percebemos essa diferenciação no tipo da loja e no seu público consumidor. Primeiramente, existe um pequeno espaço comercial conhecido como camelódromo, que oferece à venda sandálias, bolsas, calçados; no outro lado, já existe um pequeno avanço comercial, tanto no prédio físico, quanto nos produtos ofertados, que é uma loja legalizada e que tem como público alvo consumista o “povão”, que é loja Calce Bem Calçados, e por último a loja Fontenele que oferece produtos de qualidade e reconhecidos como marcas famosas (Olímpikus, Kenner, Rebook, Nike e outros), com público alvo masculino e mais elitizado, pois os preços dos produtos são considerados altos.

Área de influência: diferença na oferta de produtos.

De acordo com o conceito de rede urbana, é abordado à questão das funções articuladas dentro das cidades – comércio, bancos, indústrias, transporte, educação, etc. – que acabam dividindo territorialmente a cidade conforme suas produções. Assim, na Rua Epaminondas Jácome foi observada uma área de influência comercial, que ocorre em três tipos de armarinhos: Badate Festas, Trevo Presentes e Armarinho.

O que ocorre é que em necessidade de um produto que não encontramos em um determinado lugar, podemos encontrar o mesmo produto em outros locais. Ou seja, um tipo de produto vai ter uma área de influência, e é exatamente o que ocorre nesses três tipos de armarinhos. No Badate Festas pode-se encontrar diversos produtos em geral, que vai de papelaria à aniversário com opções de diferentes preços, enquanto nos outros dois armarinhos a oferta de produtos é limitada com preços mais altos.

Alcance espacial dos produtos.

O espaço urbano central na cidade de Rio Branco possui características físicas e humanas que lhe conferem certo grau de homogeneidade: relativa uniformidade do quadro físico e repartição homogênea da população que acaba gerando concorrência perfeita entre os produtos. Em conseqüência disso, o consumidor tende a freqüentar os pontos de venda mais próximos.

Alcance Espacial Máximo – área determinada por um raio a partir da localidade central: dentro desta área os consumidores efetivamente deslocam-se para a localidade central visando à obtenção de bens e serviços.

Alcance Espacial Mínimo – compreende a área em torno de uma localidade central que engloba o número mínimo de consumidores. (de imediato).

Assim, foi observado no que se refere à localização, que no lado direito da Rua Epaminondas Jácome encontra-se prédios mais modernos e elitizados, o que oferece ao público consumidor produtos de boa qualidade com altos preços e aglomerado de pessoas, é o que ocorre nos seguintes espaços de comércio: Galeria Meta, Romanel, Galeria dos Calçados e Correios. Enquanto que no lado esquerdo, têm-se lojas menos prestigiadas, com preços baratos e que há uma aglomeração de pessoas mais simples e humildes, como é o caso das lojas: Bazar Chefe e Maré do Povo.

* Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Geografia. Universidade Federal do Acre – UFAC.

**Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Geografia. Universidade Federal do Acre – UFAC.

REFERÊNCIA

CORRÊA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. São Paulo: Ática, 1989.

MORAIS, Maria de Jesus. “Acreanidade”: Invenção e Reinvenção da Identidade Acreana. Tese (doutorado) - Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008. (orientador): Rogério Haesbaert da Costa


Autor: Wellington Cavalcante Durães


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