Univille: cultura - Cosmo humano



Cosmo Humano

Para que seja possível um bom entendimento da posição do homem no meio em que vive e, por conseguinte, na busca contínua de aperfeiçoamento, é necessário explicitar os fundamentos da condição humana, a fim de relacionar as etapas do seu desenvolvimento com sua capacidade de conhecer a realidade. A compreensão dos tópicos aqui abordados pode ser considerada como a base que facilitará o estudo da transformação do pensamento em seu percurso, na apreensão das razões concernentes ao mundo e à própria existência humana.

 

Em objetivo neste texto, é necessário que entendamos que vivemos em um mundo onde tem uma função, e para poder cumpri-la da melhor maneira, cada ser tem habilidade mais desenvolvidas, ou características que o ajudam sobreviver. Tendo isso em vista se analisar o homem, a sua habilidade é capacidade de pensar. O homem não possui uma proteção como ursos para lhe proteger do frio, nem olhos como os da coruja que lhe permitem ver a sua caça no escuro, nem ouvidos que lhe fazem ouvir ruídos baixíssimos.

No entanto a capacidade de pensar faz que ele possa transformar o ambiente em que vive, tornando possível a sua habitação. Por exemplo: apesar de não possuir pelos, o homem pode viver em locais frios, pois criou roupas e acessórios que lhe mantém aquecido. Sedo assim o homem é ao mesmo tempo criatura e criador, ele domina mesmo não tendo as vantagens naturais dos outros animais.

Se compararmos o corpo humano ao de muitos animais veremos que ele não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma serie de dificuldades, a compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobres é o cérebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura.

E quando se fala em natureza e cultura, pode surgir uma dupla questão: onde acaba a natureza e onde começa a cultura? É o modo como o ser humano constrói sua vida material que dá origem a organização da vida espiritual e das relações sociais, formando um conjunto que constitui a cultura. A cultura abrange um conjunto de conceitos, valores e atitudes que modelam uma comunidade, cada universo cultural de que um ser humano participa influi em sua maneira de pensar e sentir, agir em sua forma de ser.

 Com este breve texto sobre natureza, religião e cultura, pretende-se apenas dizer que o homem, ser que tende naturalmente para o saber, como escreveu Aristóteles, não se contenta apenas com tudo o que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais além, quer conhecer o enredo da própria natureza, de que ele é parte. O serhumano deve parar e pensar nas transformações e no futuro, pois tudo está transformado em maquina e não em amor a terra, animais, vida, deve se rever seus conceitos diante a sua religião,cultura,origens, para que adiante possa lhe trazer benefícios e não uma decepção.

O ser é feito de todas as qualidades e jeitos, assim como a natureza e animais que estão em sua volta, a valorização e a permanencia de sua origen, da sua vida é o que faz o mundo crescer, conscientização, olhar pro lada e estender a mão, ver um mundo limpo, para que assim possam seu herdeiros possom viver mais e melhor, porque aos poucos estão se perdendo, esta se destruindo, e esta na hora de reverer essa situação, isso só poderá acontecer começando por nós mesmo. O texto Cultura; cosmo humano, me mostrou os lados em que o homem deve seguir, observar com atenção, com isso concluo meu texto:

“ Karl Marx : É o trabalho que distingue humanos de animais.
(Forma como os homens constroem sua vida que forma sua cultura).”

 


Autor: Raquel Amarante


Artigos Relacionados


Humanos, Natureza E Animais

Resenha Descritiva: O Conceito De Cultura Para Brandão

A Importância Da Cultura Na Sociedade

Multiculturalismo

A Importância Do Trabalho Para A Humanização E Sociabilidade

"bicho-homem"!

Trabalho: Atividade Humana