Canção “o seu amor” numa perspectiva semiótica



A proposta desse artigo repercute na adoção de uma abordagem de caráter semiótico para analisar os pormenores e o bojo significativo do texto – a letra da canção “O seu amor”, composta por Gilberto Gil no período da Ditadura Militar (1964 -1985). A análise do texto (corpus de estudo) adotará a semiótica da Escola Francesa, representada maciçamente por Algirdas Julien Greimas.
A relevância da postura e abrangência da ciência semiótica incorre no fato de se centrar no estudo dos signos e de como ele se relaciona, apresenta múltiplas e diversificadas aplicações, uma das quais é servir como ferramenta eficaz para estudos nas áreas da comunicação e da lingüística¹.
O estudo se conduzirá através da sintaxe narrativa (caracterizando e definindo programa narrativo, o percurso narrativo, identificando e especificando os sujeitos), a semântica narrativa (modalização do ser) e a semântica discursiva (apontando as pluriisotopias e construindo o quadrado semiótico). Por fim, realizarei observações mais contundentes e pormenorizadas, enfocando aspectos de conotação crítica, articulando os aspectos do texto e do contexto.
Decerto, a essência desse estudo incide no fluxo de análise, percorrendo as interações existentes entre as estruturas do texto, utilizando de práticas pré-definidas de apoio ao contexto (embrear e desembrear), finalizando com a exibição de uma isotopia geral.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Forma E O Conteúdo Em “terra” De Décio Pignatari

Antigas Estruturas

Solucionando Problemas Criativamente Com Ferramentas Do Design

Estudo Do Narrador Nas Obras De Machado De Assis

Estudo Dos Logaritmos Parte 1

A Fonte

Projetos De Leitura E Pesquisa Na Escola