''A importância do relacionamento entre professor e aluno no processo de aprendizagem''



CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO 

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA 

ALDA CRISTINA B. GARCIA

RESUMO 

 O presente estudo promove uma reflexão sobre o relacionamento do professor e aluno diante do processo de aprendizagem e com isso, cria possibilidades para que se questionem as causas da dificuldade de aprendizagem e suas consequências. Ao longo do texto, são citados estudos e pesquisas de autores renomados tais como Fernández, Pain, Rosa e Tiba, que falam sobre a psicopedagogia como principal mediadora frente às relações professor e aluno no âmbito escolar e familiar. A abordagem dos temas é feita através dos estudos das relações interpessoais, onde se destaca a experiência do indivíduo e sua influência no processo de construção do conhecimento, pautados pela motivação e a afetividade.

Palavras-chave: Relação professor e aluno; dificuldades de aprendizagem, psicopedagogia, família.

Download do artigo
Autor: Alda Cristina Barrozo Garcia


Artigos Relacionados


Os Problemas De Aprendizagem E A Baixa Autoestima Do Aluno

A ImportÂncia Das RelaÇÕes Familiares No Processo Ensino-aprendizagem

Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

A Importância Da Psicopedagogia E Da Psicolinguistica Na Aprendizagem Dos Alunos Estrangeiros Nas Escolas Brasileira

Afetos E Desafetos: A Relação Professor-aluno No Contexto Escolar E Sua Influência Na Aprendizagem

Psicopedagogia Institucional E Oficinas Psicopedagógicas

A InterferÊncia Dos Conflitos Naturais Da AdolescÊncia No Processo De Aprendizagem