Contrato psicológico profissional



 

O verdadeiro amor sempre traz alegrias e tristezas. As alegrias satisfazem nossas vidas, as tristezas criam um relacionamento maduro e de constante aprendizado.

 

Todo verdadeiro amor cria ações e situações românticas naturalmente, desenvolve a amabilidade e experimenta preocupação consciente pelo outro. É esse “amar e ser amado” e esse “confiar e ser digno de confiança” que cria um compromisso, uma união especial, um pacto, chamado de contrato psicológico.

 

O contrato psicológico é inconsciente. Espera-se que o homem e a mulher façam a sua parte por amor ao outro com o intuito de manter viva a relação. Ninguém obriga ninguém, mas é impossível negar que exista um pouco de esperança, para receber aquilo que nos faça felizes.

 

Os relacionamentos não estão restritos àqueles baseados no amor. Existem numerosos tipos. Talvez um dos que geram muita preocupação hoje é o relacionamento profissional, o difícil relacionamento entre empregado e empregador.

 

Nos últimos anos, a situação econômica do Brasil melhorou muito. Com uma taxa de desocupação de 6,7%,  em 2010 o Brasil se encontrava 5,7 pontos percentuais abaixo da média de 2003 quando a situação era de 12,4%. Naqueles anos, a situação era realmente diferente.

 

Alguns anos atrás, como parte do inicio de uma amizade, lembro-me de perguntar para varias pessoas: “em que você trabalha?” ou “o que você faz?”. Muitas dessas respostas eram as mesmas: “estou desempregado(a)”. Com tristeza e/ou conformismo essa resposta sempre mostrou vontade de obter um relacionamento profissional entre empregado e empregador pois, embora as vezes conflitante, oferecia segurança e possibilidade de crescimento. Mesmo hoje, com a diversidade de oportunidades, esse relacionamento traz essa tranquilidade.

 

Como confiar na segurança de uma empresa ou no trabalho eficiente de um funcionário? Como saber que o funcionário não influenciará negativamente o clima da organização ou que a organização não atrasará os salários? Pois é, não há como saber, mas a certeza do cumprimento destas funções esta depositada na confiança que temos em nosso empregador ou em nosso funcionário, uma confiança inconsciente que tecnicamente, é conhecida como “contrato psicológico”.

 

O contrato psicológico é entendido como um pacto ou compromisso inconsciente entre duas pessoas (físicas ou jurídicas) que sobre-entendem obrigações e recompensas. Estas obrigações e recompensas são executadas por ambas as partes em beneficio da outra.

 

Grande parte das empresas e dos funcionários que nelas trabalham não sabem da existência deste contrato psicológico. Ele sempre existiu, mas dificilmente é cultivado. A semelhança do contrato psicológico do namoro, o compromisso profissional (das duas partes) precisa de crescimento, e para crescer é necessário dedicar tempo. Os planos de carreira, planos de desenvolvimento individual, a remuneração variável, o alinhamento à estratégia da empresa, desenvolvimento de competências e o foco na produtividade e no gerenciamento de pessoas são algumas das estratégias que podem ser aplicadas para cultivar esta relação.  

 

Por outro lado, o contrato psicológico profissional (CPP) é também uma forma de troca porque inconscientemente se estabeleceu que se eu cumprir a minha responsabilidade, receberei a minha recompensa no final do mês (salário), no final do ano (PLR) ou qualquer outra recompensa e vice-versa. Neste sentido, o contrato psicológico profissional em nada esta relacionado ao contrato psicológico do namoro, pois por causa do amor, entregamos nossa vida sem esperar nada em troca, enquanto no ambiente empresarial, o próprio CPP pode ser visto como uma moeda de troca.

 

Todos temos responsabilidade no cultivo dos relacionamentos, mesmo quando se trata de nosso empregador. É esta inconformidade que faz com que grandes lideres surjam, e amizades se renovem, empresas cresçam e funcionários sejam mais felizes.

Download do artigo
Autor: Marco Cuadros


Artigos Relacionados


Paz Impossível : A Inevitabilidade Dos Conflitos No Período Pós-guerra Fria

O Contrato Social

Contrato De Compra E Venda Mercantil.

Estudo Dos Logaritmos Parte 1

O Trabalho Escolar Mais Troll Que Um Professor Já Viu. Porém, Ainda Faz Pensar.

Jornada De Trabalho

Contratos De Comercializaçao De Material Genético Animal