O Decálogo Do Pós-venda



  1. Se prometeu, cumpra.

 

Garanta que tudo que foi prometido ao cliente seja cumprido. Você é o intermediário entre ele e sua empresa. (ou área).

 

Lembre-se de que o cliente nem sempre tem razão, mas nunca está completamente errado.

 

Se o cliente reclama, tente descobrir o motivo que o levou a agir assim. Não se deixe levar pela "ditadura do cliente", mas também saiba aproveitar as oportunidades de aumentar sua satisfação

 

  1. Não misture seus problemas pessoais com os problemas do cliente.

 

Para o cliente não interessa seus problemas pessoais ou os problemas de sua empresa (ou área). Resolva os dele.

 

  1. Faça follow-up em quantidade adequada.

 

Não se esqueça de seu cliente. Nem o procure todo dia.

 

  1. Assuma o problema do cliente como se fosse seu.

 

Não passe o problema do cliente para outra área. Assuma sua responsabilidade.

 

  1. Use tecnologia amigável.

 

Nada de complicações na hora do cliente lhe procurar como, por exemplo, "Disque 3 para Departamento de Vendas e depois disque 259 para vendas de produtos descartáveis". Facilite-lhe o caminho.

 

  1. Seja pró-ativo.

 

Não espere os problemas aparecerem. Aja antes. Ofereça novas soluções para novos problemas do cliente.

 

  1. Agradeça a comunicação do cliente.

 

Muitos vendedores se esquecem de agradecer a oportunidade que lhes é oferecida a partir de um contato pós-venda. Mostre ao cliente a importância deste contato. E agradeça-o.

 

  1. Lembre-se que a pós-venda é o início de um novo ciclo de venda,

 

O objetivo não é só conquistar o cliente, mas sim torná-lo fiel e permanente.

 

  1. Cumpra mais do que prometeu,

 

Não se contente com a satisfação do cliente. Procure encantá-lo ao máximo. Dê a ele aquele algo mais.

 

 


Autor: Nilson Maranhao Moreira


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