Úlceras e gastrites



Quando nos alimentamos sem prestar muita atenção. Só pensando em matar aquela fome enorme, que estamos sentindo, aí geralmente já vamos cometer o primeiro erro, ou seja, não mastigar direito os alimentos.

Acontece que alimentos ácidos, gordurosos e muito condimentados, quando caem em estômagos sensíveis,a pessoa sente como se ela tivesse ingerido uma bomba, logo começando a sentir queimação e azia. 

Muito pior é quando são diagnosticadas gastrite e úlcera, que geralmente são desencadeadas pelo sistema nervoso, como também o estresse, que é um problema que dificulta mais a digestão e ainda provoca doenças estomacais. 

Esses problemas dificultam mais a digestão dos alimentos, porque a tensão faz com que o sistema nervoso seja acionado estimulando a produção de ácido clorídrico no estômago, sendo que dessa forma o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. 

A gastrite ou úlcera tem alguns sintomas básicos, como mau hálito, queimação no estômago, dor de barriga ou diarreia e até mesmo vômito com sangue.

Quando já sabemos que temos gastrite ou úlcera, devemos evitar certos alimentos como café, chocolate, chá mate, chá preto, frutas ácidas e naturalmente alimentos muito condimentados. 

Devemos pensar muito bem antes de nos alimentar, dando preferência por frutas de paladar mais adocicado, como banana, maçã, que podem inclusive serem assadas, pois ficam ainda mais leves e melhores de serem absorvidas pelo nosso organismo.

Uma boa opção é o macarrão com molho branco, sendo que este deve ser bem leve, para ficar fácil a digestão.

Prefira sempre alimentos cozidos ou assados e procure fazer mais refeições, sendo que cada uma delas, deve conter pouca quantidade e ser muito bem mastigada.

Evite tomar líquido durante a refeição e de preferência coma a sobremesa antes do prato principal ou ainda melhor, deixe passar uma hora e aí coma uma fruta assada.

Procure tomar muita água, mas não junto com as refeições.

Caso você esteja com algum sintoma de má digestão, procure um médico, que ele vai poder dar uma orientação melhor para o seu problema, porque cada caso é um caso.

Veja mais dicas sobre saúde e nutrição no blog Cenaless Brasil.


Autor: Marcelo Arantes


Artigos Relacionados


Como Cuidar Da Sua Voz?

Aproveite Os Alimentos E Boa DigestÃo

Como Acabar Com A Gastrite E A Úlcera

Como Desinchar A Barriga

O EstÔmago QuÍmico-emocional

Perder Peso Sem Praticar Exercícios

Pão Causa Gastrite? Desvende A Verdade Por Trás Do Mito