O professor das escolas públicas tem os alunos que merecem ou os alunos tem os professores que merecem? (uma crítica às escolas estaduais)



A má qualidade na educação tornou-se um jogo de empurra empurra. De um lado os professores reclamam que não adianta “dar” aula para quem não quer aprender. Estudaram bastante e agora seus estudos vão por água abaixo, porque não adianta entrar nas classes e ter que cuidar de comportamentos ao invés de passar o conteúdo. Por outro lado, os alunos “que ainda querem aprender” reclamam das faltas dos professores, dos professores eventuais que passam qualquer coisa(Exemplo disto, na escola onde minha filha estuda a professora de Biologia ministra as aulas de Artes), de professores que sentam e pedem para um aluno escolhido copiar a lição na lousa e gasta os quarenta e cinco minutos preciosos, ou melhor desperdiçam.

Um amigo defende a teoria de que para as escolas públicas funcionarem oferecendo uma educação de qualidade seria necessário acabar com o ensino privado. Analisando a História da Educação tenho que concordar plenamente com ele. Quando houve a privatização do ensino a qualidade do ensino público decaiu significativamente.

Neste panorama o que conta, o que transforma uma educação de qualidade é o dinheiro. O dinheiro que a minoria pode pagar para dar uma melhor educação aos filhos.  Muitos esquecem que o publico também custa muito. Pagamos impostos por tudo, até pelo ar que respiramos. A povo se cala porque alia o público ao gratuito.”Se eu não estou pagando eu não posso exigir, qualquer coisa serve, pelo menos ele está estudando.”O pelo menos guia a vida destas pessoas que ao final dizem pelo menos ele conseguiu terminar o Ensino Médio.”

Sou educadora e depois de dezenove anos exercendo a profissão , ainda continuo acreditando que um dia as coisas podem mudar. Porém a mudança depende de todos os envolvidos: governo, professores, gestores, pais e alunos.Enquanto cada um não se conscientizar de que tem fundamental importância neste processo as coisas continuarão do jeito que estão.

 

(Tessália Lemos, professora, coordenadora pedagógica )


Autor: Tessália Lemos


Artigos Relacionados


Santa Paciência!

Professores, Palestrantes, Ministrantes, Onde Estão Seus Conteúdos?

Ética, Ideologia E Poder Na EducaÇÃo FÍsica Na PercepÇÃo De Professores De TrÊs Escolas Da RegiÃo Metropolitana De BelÉm

Educação Do Futuro E Futuro Da Educação

A InversÃo De Valores

Resenha Do Artigo “o Uso De Atividades Lúdicas No Ensino De Língua Inglesa Para Alunos Do 6° Ano Do Ensino Fundamental”

“mudanças Para Obter Um Ensino De Qualidade”