Os Animais E A Reciprocidade!



Todos os animais têm uma maneira própria de conviverem... Sobrevivendo! Com, cada um, tendo a sua própria facção, com os seus faccionários, se entendendo no seu “modus-vivendi” sem impingir maiores males aos seus companheiros, aos quais, só agridem quando em uma aflição cruel ou, possuídos de má índole, para Eles, às vezes, natural! Os irracionais não têm a didática, as normas profissionais e a inteligência aprimorada, todavia, possuem uma sagacidade e instinto à flor da pele, Deles, usando, diuturnamente, em suas defesas e das suas proles e locais demarcados.

Sou um admirador de todos os animais, exatamente, por se adaptarem aos seus instintos e, com ele e, por eles, sobrevivendo nos confrontos diários, usando às suas forças, apenas, para se alimentarem e... Sobreviver! Eu tive alguns relacionamentos com animais selvagens, carnívoros e, outros, durante o meu septuagenário viver, tais como:

—Há muitos anos passados, na cabeceira do Rio Jequitinhonha, quando garimpava diamantes e fazia telhas e tijolos, morava numa cabana coberta de capim, durante a noite, Onças, oriundas do pico do Itambé, pisavam nas minhas telhas e, ao redor de uma bica de água, porém, nunca invadiram a minha frágil moradia.
—Numa noite, acordei-me com um deslizar de uma grande cobra cascavel. Tirei o cobertor e, Ela, calmamente, foi-se embora sem me picar, bem como, em agradecimento, não a persegui.
—Há cerca de 20 anos, comprei uma casa grande e com um quintal enorme, que foi lotado de orquídeas pela minha esposa, onde, permitimos um acúmulo de lagartixas, para o combate dos insetos e, muitos Pardais, que, aos bandos, fugiam da perseguição das ruas, Em certo dia, ao tomar banho, deixei a cueca cair e, quando a vesti, peguei um “cobreiro” nas partes genitais, tomei vários remédios e pomadas, me curando, sem vingar das lagartixas! Hoje, Elas e, os pardais, comem queijo e pães em minhas mãos, só fugindo à chegada de estranhos ou, por alguém passar na rua em frente e, além do meu portão de lata inteiriço.

Esse preâmbulo, sem rodeios, é para prefaciar a minha opinião empírica a respeito dos animais irracionais, com pouca inteligência e, muito instinto, os quais aplicam, constantemente! Com o Ser humano, denominado de Racional que, na verdade, tem praticado muito pouco o raciocínio, de comum acordo com a razão e, com pouca apreensão do seu raciocínio didático ou, empírico, com isso e, por isso, está se tornando um predador da própria espécie, em nome de benesses imerecidas ou, no interesse, apenas, financeiro!

O nosso Pai Celestial nos deu o livre arbítrio e, a sua imagem, para que vivêssemos harmoniosamente e, em direção Dele! Todavia, quando, na Terra, só havia um pai e dois filhos, um dos irmãos assassinou o outro! Não querendo se desdisser, retirando o livre pensar e, agir! Deus foi para os Céus e, lá, espera por nós! O Homem, desde então, tem promovido as guerras, morticínios, conquistas e, outros disparates, cada vez, mais se afastando do Criador de tudo que, sendo Deus do Tempo, pode esperar, apenas, os regenerados e, fiéis a Ele!

Não vou chegar ao exagero total de comparar o Ser Humano com os irracionais, de forma totalitária ou, que sirva de exemplo, porém, passem a observar um formigueiro se deslocando livremente e, verás que, encontrando, algumas delas, um pequeno alimento, não haverá a correria das outras, além das que estão se banqueteando, com as demais se limitando a prosseguir à cata de outros sítios, sempre na ordem das fileiras, sem ambição e acotovelamento. Os meus Pardais e lagartixas, só abocanham um naco, sem ter que dividi-lo com os outros e, sem serem acossados! De cada vez, pegam um pedaço e saem da área para comê-lo com os seus dependentes, não sendo perseguidos pelos demais. Os animais selvagens só atacam quando famintos ou, para defenderem os seus territórios.

SERÁ QUE OS RACIONAIS, ASSIM, O FAZEM?

Não vou seguir me referindo aos desatinos, praticados pelos chamados de racionais, pois, os vários meios de comunicações, vistos, falados e escritos, em todo o momento, nos dão notícias de: Pais colocando filhas na prostituição; jogando ou, deixando cair, filhos das janelas; vizinho assassinando vizinho, por ter sido importunado por um cachorro; quadrilhas, inclusive, com menores, matando, furtando e roubando etc.
No meu modesto entender, baseado na minha maturidade adquirida, o que está faltando para a humanidade é:

—Falta de Fé em Deus!
—Análise, fidedigna, das informações recebidas ou, que nos cheguem ao conhecimento.
—Reciprocidade, com troca mútua dos favores e amizades recebidos, sem sonegações no retorno Dela.
—Eliminar a Ingratidão e a aflição cruel dos nossos desesperos, simplesmente, os ignorando e, abrindo uma nova porta mental, onde, eliminaremos os malévolos, portanto, de má índole, sem feri-los e, apenas... Os ignorando totalmente!

Apresento algumas estrofes minhas e, inéditas:

A formiga faz seu lar
Em união e eqüidade,
O homem a... Rapinar:
Direito e igualdade!

Até o animal predador
Satisfaz-se com a fartura,
O homem, em seu rancor,
Só para na... Sepultura!

Homens insensatos!
Copiem dos animais,
Não sejam ingratos
Acatem os seus iguais!

Sebastião Antônio Baracho.
[email protected]
Fone (31)3846-6195


Autor: Sebastião Antônio Baracho


Artigos Relacionados


O Freguês

Você é Meu Prêmio

Cibernético

Recônditos... Execráveis!

Pássaros De Deus

O Medo De Amar

Análises De Comportamentos!