Discipular




Discipulado! 

Igreja com Qualidade

            Dentre as peculiaridades próprias de cada Igreja Evangélica, encontramos um fator que de uma forma ou outra, torna-as semelhantes entre si.

            Esse fator de semelhança chama-se discipulado. O discipulado, não é nada mais do que o ensino cuidadoso das doutrinas espirituais e preceitos morais e religiosos que cada Igreja presta-se a levar tanto aos seus membros, como àqueles que ainda não compõem suas fileiras.

            Por todo o mundo, temos notado que as Igrejas que mais tem crescido são àquelas que investem no discipulado. Até mesmo entre as chamadas seitas religiosas, as que mais crescem são as que planejam e exercem sistematicamente o discipulado.

            Dentre estas seitas, podemos citar os incansáveis “Testemunhas de Jeová”, que vão de porta em porta disseminando suas heresias. Citamos ainda o Islamismo, que tem crescido assustadoramente nestes últimos anos. Tanto, que existem regiões na África onde há aproximadamente quatro seminaristas islâmicos para um seminarista cristão, o investimento em discipulado, para eles, é levado a sério.

            Percebemos então, que para crescermos como Corpo de Cristo é necessário sairmos de dentro das “quatro paredes do Templo” e alargar as nossas “Tendas”. Para isso o discipulado, sob Inspiração Divina, tem servido não somente como proposta, mas acima de tudo como solução de crescimento para a Igreja do Senhor Jesus Cristo, tanto em termos quantitativos, quanto qualitativos.

Igrejas tradicionais terão discipulados tradicionais. Igrejas radicais terão discipulados radicais, pois cada Igreja irá produzir discípulos á sua imagem e semelhança. Por isso devemos entender que para termos discípulos fortes e fiéis a Palavra de Deus e vitoriosos, a Igreja também precisa ser forte, fiel a Palavra de Deus e vitoriosa.

            Por último amados, devemos entender que nada substitui a oração, o Poder de Deus e a revelação viva de sua Palavra. Sem estes ingredientes básicos, os discípulos serão somente “grupinhos de pessoas brincando de crentes”, e o que é mais importante, sem estes ingredientes tanto os discípulos quanto as Igrejas, jamais prosperarão com qualidade.

A Igreja para militar, crescer e viver a cristandade com qualidade precisa formar discípulos. Isto pressupõe estudar e viver a Palavra de Deus. Estudar para saber e poder ensinar por palavras. Viver, para poder mostrar e ensinar através de exemplos.

Estes dois fatores é que fará a Igreja se assemelhar a Jesus no que se refere ao discipulado. E são estes dois fatores que mostrarão ao mundo que a Igreja é séria e comprometida única e exclusivamente com a Verdade que liberta.

Verdades existem muitas, mas nem todas libertam, palavras existem muitas, mas nem todas mostram o caminho verdadeiro. Verdade que liberta e palavras que mostram o Caminho que conduz ao céu. Só tem uma: Jesus. Jesus é para ser mostrado, vivido e falado.

Para isto, portanto, é preciso aprender e obedecer a Palavra de Deus, é preciso ensinar a Palavra de Deus, é preciso “Ir e fazer discípulos, ensinando-os a guardar tudo que eu vos tenho ensinado” (João 10.20).

Geraldo Goulart.

Download do artigo
Autor: Geraldo Gerraro Goulart


Artigos Relacionados


Igrejas De Ninguém (nobody's Church)

Jesus E Os Líderes Gansos E Os Líderes Búfalos

Cristo, O Cabeça Da Igreja

Igreja Ou Shopping Center?

ReflexÃo Do Evangelho De Jo 6,60-69

Antigas Estruturas

O Desafio De Ser Um Discípulo