Jesus e as multidões



"Em dia subseqüente dirigia-Se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com Ele os Seus discípulos e numerosa multidão.

''Como Se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela.

''Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! "Chegando-Se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, Eu te mando: Levanta-te.

"Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.

"Todos ficaram possuídos de temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós, e: Deus visitou o Seu povo." Lucas 7. 11-16.

Cresci ouvindo minha mãe dizer enquanto esta doente vou visitar mas se no caminho me disserem morreu eu volto para casa pois não suporto a morte. Ao iniciar este capitulo comecei a pensar nas pessoas que reagem exatamente desta forma e se aquela viúva fosse como minha mãe aquele funeral teria a presença de todos menos da mãe daquele jovem e talvez esta passagem de Lucas tivesse perdido o glamour de ver uma mãe sofrida que já havia passado por uma situação como esta sorrir novamente vendo o milagre ao invés de ouvir alguém lhe contar.

A vila de Naim ficava cerca de 35 a 40 quilômetros de Cafarnaum, na costa da Galiléia. A vila de Naim ficava apenas a 8 quilômetros de Nazaré. Naqueles dias, eles não tinham um caixão, a pessoa morta era enrolada em um lençol de linho e estendida em um tipo de esteira de vime.

Se a família fosse pobre havia pelo menos 2 tocadores de flauta e uma carpideira. Se a família fosse mais abastada haveria muitos tocadores de flauta e muitas carpideiras. Essa viúva era aparentemente amada pelas pessoas da cidade e quase toda a vila, uma multidão acompanhava o funeral.

Em Naim três  multidões  encontram – se em  uma estava vários tipos de interesses por parte de cada pessoa pois elas acompanhavam Jesus ou por causa dos milagres ou da comida ou ainda por causa das palavras. Na outra multidão o interesse era comum pois todos estavam ali unicamente para verem pela ultima vez alguém que aparentemente era querido.

Três multidões que breve seriam apenas uma. E você ao ler três multidões pode ate dizer isto não esta escrito, mas, a terceira multidão que me refiro é a multidão de desespero, ansiedade, saudade, tristeza que estava dentro da mente daquela mãe. Quando li o versículo que relata o encontro de  Jesus com aquela mulher dizendo não chores,  disse para mim como alguém pode dizer a uma mãe que não chore por seu filho único que faleceu? Não e errado chorar em um funeral se Jesus chorou no de seu amigo Lazaro. Porque será que ele disse isso para ela? Seu coração havia sido cortado pela tristeza daquela mulher e ele sabia o que faria por ela. Ele sempre sabe o que fará quando nos manda recolher a voz de choro. Quando eu e meu esposo estávamos prestes a iniciar nosso ministério implantando a primeira igreja. No dia 22 de janeiro de 2009 as 04:45 horas da manha ele foi cometido de um desmaio mas naquela madrugada participávamos de uma vigília no sitio de meu pai e como a palavra diz que nada acontece sem que o nosso senhor antes não revele ao seus profetas naquela madrugada ele falava comigo acerca do que ocorreria. Que haveria hospital, seria desenganado, mas, sairia de lá pois a cadeira já estava reservada para ele. Parece mentira mais depois de seis dias era muito grave seu estado depois de fazer ressonância e angiografia descobrimos vários  AVCs pequenos no cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e assim por diante, vertebral comprometida ele nasceu sem coronárias aos meus olhos e aos dos médicos estava tudo perdido mas a multidão do poder do Senhor no domingo seguinte estava  encontrando - se com a multidão dos meus medos e tristezas, como naquele dia em Naim.

E depois de aproximadamente duas horas e trinta minutos a multidão que estava crescendo dentro e mim havia se dissipado pela multidão de seu poder e  que era impossível a meus olhos  Senhor realizou, Implamtamos e pastoreamos por sete meses igreja no Rio grande do Norte e hoje estamos no estado do Ceara implantando o ministerio.

Era a segunda vez que aquela mulher participava de um cortejo fúnebre como atração principal da clemência de alguém. Perdeu o marido quando achou que o filho cuidaria dela ele falece penso que aquela mulher havia depositado todas as suas esperanças de futuro neste jovem e agora ela olha para ele morto e deve ter dito para si mesma porque não fui eu no lugar dele. Tenha a dito não vale a pena viver ou se interrogado eu nasci só para sofrer. O que acho mais lindo no Deus que servimos é que Ele sempre surpreende e que não esta inerte a nossa dor e que por mais que haja uma multidão de pessoas com os mais diversos pedidos a nossa necessidade nunca passa despercebida a seus olhos. Jesus olha para o jovem e diz levanta-te.

Pois ele consegue chegar em um lugar como Betesda onde tem centenas e se apaixonar por um. chegar em um lugar onde tem muitos vasos polidos e de honra e enxergar um vaso quebrado e dize eu vim aqui só para consertar-te.

Fico imaginando a voz do senhor entrando nos ouvidos daquele moço, o sangue voltando a circular, o cérebro voltando a funcionar, a memória sendo devolvida e aquela mãe abraçando seu filho e voltando a sorrir.

Lembre-se para Deus não existe impossivel.

Pra.Regina Linhares

Email: [email protected]

Telefone para contato; (085) 8688-8627 


Autor: Regina Linhares


Artigos Relacionados


Tomando Atitude

Cronica Narrativa. O Homem Jesus Das MÃos Perfuradas Esta Passando Por Ai.

Jesus Pregava Sentado

Jesus Cristo EsperanÇa Nossa

A TentaÇÃo De Desistir

Somos Cumpridores Da Justiça De Deus.

O Tempo Do Senhor Jesus Cristo