Um mudo prega.



O mudo, Sansão e a mulher 

Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Romanos 6:12,13; 12:1)

 

Morei alguns anos na linda cidade de Santarém, PA, onde desenvolvia um trabalho em comunidades ribeirinhas da região.  

De quarta feira (quando não estava viajando) reunia-me com um grupo de presidiários para conversar um pouco e estudar a Palavra. No grupo tinha uma turma permanente e alguns passageiros. Certo dia, juntou-se a nós um homem cujo apelido era Sansão. O tamanho dele fazia jus ao apelido. Na época, cumpria pena há dois anos e conheceu o Senhor Jesus dentro da cadeia. Ele foi muito participativo neste primeiro estudo e com muito entusiasmo fazia seus comentários. Disse que queria chegar a tal ponto de maturidade, que mesmo que levasse um 'soco' na cara não revidaria. Brinquei com ele,  para não fazer tal pedido para Deus, pois talvez Ele decida testa-lo...

Mas foi interessante o testemunho que ele deu sobre sua conversão através de certo pregador anônimo. Ele conta que estava sentado nas poltronas da rodoviária de uma cidade esperando um ônibus para fugir. Conta que acabara de cometer um crime e estava indo embora daquela cidade, quando começou ouvir alguém murmurar: Ahn, ahn, ahn... Procurou e logo achou um homem que agitava uma Bíblia na mão, apontava para ela, e cutucando os outros "falava": Ahn, ahn, ahn... tentando expressar alguma coisa através de gesticulações.

Sansão assistiu aquela cena por alguns minutos até seu ônibus chegar e ele partiu. Mais à frente, a polícia havia fechado a estrada e com isto, ele foi preso.

À noite, na cadeia, aquela cena não saia da sua mente, então ele entendeu que se tratava de um surdo-mudo que tentava pregar a palavra. Começou a pensar na sua vida, e tudo o que estava fazendo com ela, quando caiu a ficha:

"Deus me deu um corpo perfeito e tenho usado para o mal, enquanto aquele deficiente, com suas limitações está trabalhando para pregar o evangelho como pode". Ele conta que aquela 'pregação sem palavras' foi decisiva para sua vida.

Perguntei p o Sansão se poderia escrever a sua história e ele permitiu. Decidi, então, enviar este testemunho para o pastor Mário Hort, em Marechal Cândido Rondon, PR, que publica livretos com este tipo de testemunho. Ele gostou da história e a publicou.

Aproximadamente um ano depois, ele me mandou uma mensagem contando o caso de uma mulher, moradora de Itaúba, MT, que sofria de grave depressão. Todos os dias ela se trancava em seu quarto e passava o horas em prantos, pensando apenas em acabar com sua vida. 

Um dia, alguém a presenteou com um livreto daqueles. Ela não deu nenhuma importância na hora, mas guardou em sua bolsa. Aconteceu que num dia daqueles, ao entrar em seu quarto para se afundar em lágrimas, viu o livretinho sobre sua cômoda, abriu e começou a ler a história de Sansão e do mudo que pregava a Palavra.

Subitamente, um calor começou a arder em seu coração, e o mesmo tipo de pensamento de Sansão tomou conta de sua mente: "Eu tenho um marido que me ama, tenho belos filhos, tenho saúde e uma situação financeira boa... e estou aqui me consumindo, acabando com minha vida, enquanto aquele homem deficiente, está usando sua vida e seu corpo para pregar a Palavra, como pode".

Então, ela começou a chorar... não de tristeza, ou depressão, mas de alegria. Uma alegria inexprimível tomou conta de sua vida, e ela, ali mesmo, tomou uma decisão de se entregar a Cristo.

Um mudo... pregando a Bíblia! Quantas pessoas já se entregaram a Cristo por meio deste homem?

Podemos não estar fazendo o mal com nossas vidas, como reconheceu Sansão ou aquela mulher... mas o que estamos fazendo pelo Reino? Mesmo que nos calarmos, Deus ainda fará sua obra: até os mudos pregarão e vidas serão transformadas.

Reinaldo Bui


Autor: Reinaldo Bui


Artigos Relacionados


O Sucesso, O Fracasso E O Renascer De SansÃo

SansÃo NÃo Era Um Verdadeiro Nazireu

Cuidado Com As IlusÕes! (ii)

Os Homens De Judá Amarram Sansão

Forma Pela Qual O Mundo Espiritual VÊ Algo Que NÃo É Certo, Mas Que VocÊ Gosta E Faz !!!



Pregar A Palavra