Pena de morte, já!



Todos nós sabemos que no Brasil não existe a Pena de Morte, mas já existiu  em séculos passados. A última execução que foi determinada pela Justiça Brasileira , foi de um escravo, no Estado de Alagoas , no ano de 1876.A prática foi abolida para crimes após a Proclamação da República . Durante uma campanha eleitoral no ano de 2010, o candidato Edmar de Oliveira (PHS), defendia a aplicação da pena no País. Foi barrado e despertou a ira de organizações da sociedade civil. O centro Dom Helder Cãmara de Estudos e Ação Social entrou contra o candidato no Ministério Público Eleitoral , por defender ações que violam as cláusulas Péteas da Constituição Federal .Nos Eua esta prática é considerada normal.

No nosso País , já tivemos diversos casos que despertaram a sociedade para a aplicação de tal pena .Em 2007  o caso do menino João Hélio no Rio de Janeiro. A criança foi arrastada por vários metros , uma execução a sangue frio. No ano de 2003 o assassinato do casal Richthofen pela própria filha com interesses econômicos , chocou o Brasil. Com a cumplicidade do namorado e do cunhado, matou os pais a pauladas e marretadas. Nestes casos , a reclusão não consola a sociedade, tendo em vista que o apenado, na maioria das vezes , em pouco tempo estará em liberdade. Será que devemos rever a Constituição?

A pena de morte nos Eua é oficialmente permitida em 36 Estados, cada Estado com suas leis e padrões quando aos métodos .Até 2002 foram 820 execuções.Em 2004 foram realizadas 10 execuções.

Antigamente a cadeira elétrica era o principal método, hoje substituída pela injeção letal.

Brasil: -Vamos nos questionar. Porque tantos crimes bárbaros no nosso País? Porque ocorrem tantos assassinatos banais? Por ciúmes, roupas , míseros reais e até jogos. Não seria um Brasil livre para a impunidade?Precisamos acordar!

Certamente iremos cometer alguns erros de justiça, se por um acaso fosse liberada tal pena , mas também iríamos afrontar de perto e com muito mais rigor a criminalidade.Executores pensarão duas vezes antes de tirar uma vida por bobagem , e talvez até portadores de cargos públicos ficariam com temor de desviar dinheiro da saúde pública , que por sinal estamos ladeira abaixo.

Não precisamos falar apenas de assassinatos como crime para a aplicação da Pena de Morte.Poderámos falar das máfias que o governo forma para  desvio de dinheiro público.Mensalão, Sangue-sugas , Ambulâncias e fraudes em licitações em hospitais , deveriam ser considerados crimes contra a Pátria, e merecedor de tal pena.Com certeza este dinheiro desviado está fazendo falta para uma família que não tem o que comer, ou que um familiar se encontra 30 dias em um corredor de um hospital se leito. Volto a comentar : Impunidade novamente .Políticos reincidentes.CPI’S que não dão em nada, pois afinal todos devem um pouco .Este crime é merecedor da Pena de Morte.

Também considero um crime que mereça a pena o tráfico de drogas. Miliares de crianças estão diretamente envolvidas com tal crime .É um dado assustador.

 

 

 

 

Vamos quebrar esta escrita que o Brasil é o País do “tudo pode”. Talvez comece por esta mudança na Constituição, para que possamos criar filhos com mais tranquilidade.

Posso citar aqui também a violência no trânsito, onde principalmente o jovem bebe e mata no trânsito. Claro que este crime a reclusão é muito bem aplicada.

Chega de ser o País do carnaval, das mulheres, e das drogas. Onde a corrupção rola solta. Do Policial Militar ao Ministro .Onde a vida não é nada , e se mata por poucos reais.

Acredito que o exemplo dos Estados Unidos possa ser seguido para a Pena de Morte .Um exemplo, fez e pagou, como se fosse antigamente, “olho por olho , dente por dente”.

Se continuar assim , em 20 anos a população carcerária será igual a população comum .E nós pagando impostos para sustentar bandidos perigosos na cadeira( Deputados , Senadores e Ministros inclusos).Certamente preferimos correr o risco de alguma morte injusta, do que continuar  mercê de bandidos .Podemos encaixar o velho ditado: “Quem poupa o lobo , mata as ovelhas”.

Acredito também que existem seres irrecuperáveis , e que apresentam um risco para a população, tais como estes casos descritos acima .Seres sem culpa e arrependimento do que fizeram, e se tiverem o oportunidade farão novamente .Podemos citar como exemplo a reportagem da Revista Veja( setembro de 2008), dizendo que 78% dos presos ficam em liberdade e cometem novamente algum delito.

Apesar da Igreja Católica ser contra a prática ( Jesus Cristo também era) , ficamos boquiabertos vendo chacinas e massacres na Televisão .Vamos esperar o que? Acontecer com nossos filhos? Tomara  que não.

Esperamos dos polítcos uma manobra , para tornar tal ação possível para crimes bárbaros.

Vamos parar de discutir a remuneração dos deputados , e vamos conversar sobre o que vai nos levar para frente .Para tentar apresentar uma sociedade mais digna aos nossos sucessores.

 

 

Download do artigo
Autor: Luiz Gustavo Santos E Silva


Artigos Relacionados


Os Princípios Constitucionais E Legais Reguladores Da Aplicação E Execução Da Pena

As Funções Da Pena No Brasil

A Discrepância Entre A Pena De Morte E A Movimentação Em Prol Da Sua Adoção

A (in) Eficácia Das Penas Privativas De Liberdade A Luz Da Teoria Relativa

Inaplicabilidade Da Redução Da Maioridade Penal

O Discurso Formal De Ressocialização Da Pena (prisões Comuns X Prisões De Luxo)

Eutanásia: Aspectos Jurídicos E Bioéticos