Formação do preço de venda com base nos custos
FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NOS CUSTOS
Airton Fredrich[1]
Elizandro Sulzbach[2]
Jonas Cerri[3]
Cátia Guagadnin Rossa[4]
RESUMO
A partir do conhecimento do preço de venda adequado, baseado nos custos, a organização pode definir suas metas, visando o retorno financeiro almejado pelos acionistas. Utilizando os métodos de custeio, pode-se identificar qual o produto ou serviço que traz maior retorno e menor custo. Esses métodos servem como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão, tanto de investimentos ou aumento de produtividade, buscando adequação e fortalecimento no mercado. A adoção de qual método aplicar varia de acordo com a necessidade da organização, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens na aplicação.
Palavras chave: preço de venda, custos, métodos de custeio.
INTRODUÇÃO
Muitas empresas não conhecem o seu preço de venda mais adequado, por isso a necessidade de se abordar esse assunto (Formação do preço de venda) nos setores administrativos dessas empresas. Uma vez estando esse tema dentro da empresa, começar-se-á a criar um interesse maior na utilização dessa ferramenta, pois ela poderá beneficiar a empresa, visto que com um preço adequado, a empresa saberá se está atingindo metas de margem de lucro, cobrindo os custos e despesas na produção ou no exercício da atividade fim.
Quando se fixa o preço de venda de um determinado produto, a empresa estará prevendo na receita de cada unidade a recuperação dos custos e despesas necessários à fabricação e posterior venda desse produto e, além disso, fragmentar uma parcela que possa contribuir para pagar parte dos custos e despesas fixos e também que gere um percentual de lucro. Ribeiro (2009, p. 504).
Com o entendimento dessa importância do preço e sua formação como apresentado nos parágrafos anteriores e partindo do objetivo que é contribuir para o esclarecimento sobre a formação de preços de venda baseando-se nos custos internos em conjunto com uma pesquisa bibliográfica o artigo busca apresentar aos leitores primeiramente o conceito de preço e depois adentrar na sua estrutura que consiste em custos, despesas e margem de lucro, ou lucro propriamente dito, para posteriormente abordar então a formação do preço de venda.
[1] Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis – 6° Semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.
[2] Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis – 6° Semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.
[3] Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis – 6° Semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.
[4] Especialista em Economia. Orientadora. Professora do Curso de Ciências Contábeis. Faculdades integradas Machado de Assis.