A gestão democrática da escola pública na formação e exercício da cidadania
Resumo:
A escola é uma instituição social que transmite seus valores e conceitos sistematizados. Cada sociedade adéqua seus indivíduos aos valores coletivos. A democracia é o governo de todos e para todos, assim, como parte integrante da sociedade, a escola deve formar indivíduos que visem o bem comum. As mudanças econômicas e sociais do Século XIX culminaram na institucionalização da Escola Pública, nascida do ideário burguês, para levar a educação a todos, quebrando o privilégio da elite. A educação burguesa, no entanto, era uma forma de manter a hegemonia da classe dominante, transmitindo para as massas apenas o respeito ao patrimônio, ao capital individual e a formação técnica para o trabalho. A escola nas décadas de 1980 e 1990 teve a administração migrada para a gestão. A Gestão Democrática e participativa, teve sua legalização na Constituição de 1988. A escola pública, com a gestão democrática pode formar cidadãos, tanto na teoria, como na prática. O cidadão precisa do chão e do palco da democracia para aprender, praticar, ensinar e ser cidadão. O objetivo desta pesquisa foi identificar os avanços e retrocessos que existentes na gestão democrática da escola pública, constituindo-se em desafios atuais, para formação do cidadão. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Concluímos que, a escola é um espaço importante para se ensinar e praticar a democracia. Vivenciando a democracia na escola, ela passa cumprir um importante papel social, formando na prática, cidadãos conscientes de que, fazem parte de uma sociedade, são responsáveis pelo seu desenvolvimento e transformação.
Palavras-chave: Educação; Escola Pública; Gestão Democrática; Cidadania.