Prêmio fundação telefônica de inovação educativa - atendimento digital x comunicação alternativa



ATENDIMENTO DIGITAL X COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO

Descrição do Centro Educativo

            A E.E. "Maria Cristina S. Miranda"  é integrante da Rede Estadual de Ensino, pertencente à Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo – SP -atende alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Sua missão e objetivo é o de promover uma Educação eficaz para todos os alunos e alunas, tendo como marco referencial o compromisso com a formação do ser humano, construindo o processo de Educação Inclusiva. Os alunos e alunas com deficiências que precisam de uma necessidade educacional especializado – NEE são matriculados em classes comuns, e distribuídos de acordo com suas idades, seu nível de escolarização  e habilidades  cognitiva. Esses mesmos alunos vão no contraturno para ter atendimento na sala SAPE ( Sala de Apoio Pedagógico Especializado) . Os objetivos desse atendimento são: avaliar e registrar o diagnóstico, os avanços, o desempenho,  bem   como os projetos, as experiências bem ou mal sucedidas, e a produção  processual dos alunos em fichas, portfólios, planos e projetos; estimular o desenvolvimento dos processos cognitivos, oferecendo  complementação curricular, bem como suprindo possíveis dificuldades e lapsos.

              O projeto está sendo executado nesta sala SAPE, com os professores especializados, e é baseado nesses objetivos é que propomos este projeto, na certeza de que o aluno com deficiência é tão capaz de sobressair bem em alguém ramo, como outros alunos qualquer, só têm que saber lapidar este tesouro que temos nas mãos. 

Desenvolvimento do Trabalho no contexto da escola

De acordo com DELIBERATO: “a comunicação humana é uma troca de sentimentos e necessidades entre duas ou mais pessoas.”, que dizer, a utilização da linguagem como objeto pelo aluno e professor que são os sujeitos (protagonista) da história. A linguagem é um meio que está a nosso serviço, e não o contrário, pois é por ela que nos expressamos, nos informação e nos comunicamos como o outro, com a natureza, com a  humanidade e conosco mesmo, creio que a linguagem é feita, conquistada através de uma interação sujeito/sujeito/objeto/sujeito.

  •  O projeto será desenvolvido individualmente, com quatro horas aulas semanais, sendo duas horas aulas semanais com o programa word; Primeiramente, a aprendizagem correta da digitação, logo após, o programa básico do word, depois, a internet, softwares, jogos eletrônicos, programa Boardmaker with SD Pro (comunicação Alternativa). Tivemos um apoio muito grande dos pais, da direção, coordenadores e professores e demais funcionários da escola.

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO PROJETO

Conteúdos

O projeto consta com uma diversidade de  conteúdos, podendo classificá-los como: conhecimento digital dos equipamentos de um computador, interfaces do word, internet, tipos de jogos da comunicação alternativa envolvendo conteúdos estudados em sala de aula, e com dois temas transversais: Ética e Meio Ambiente.

            Os objetivos gerais são:

  •  Promover o desenvolvimento social da pessoa com deficiência de forma solidária, e sustentável, por meio da mobilização de pessoas, articulação de parcerias e multiplicação de soluções sociais;
  • Combater a exclusão social através da inclusão digital;
  •  Fortalecer experiências e ações que busquem a melhore das condições econômicas sociais, culturais e políticas das famílias, por meio do acesso ás tecnologias da informação e comunicação.

 

Tratamento do conteúdo e ferramentas utilizadas

    Os trabalhos estão e serão executados por etapas:

I – Atividades de mouse;

II – Digitação;

III – Programa Word, dividido em módulos:

Módulo I  - ferramentas – cores e fontes;

Módulo II  - ferramentas – alinhamento;

Módulo III  - ferramentas – delete e backspace;

Módulo IV - ferramentas – sublinhar, negrito, itálico;

Módulo V  - ferramentas – auto formas, sombras e 3D;

Módulo VI  - ferramentas – colunas;

Módulo VII  - ferramentas – bordas e sombreamento;

Módulo VIII  - ferramentas – clip’art;

Módulo IX  - ferramentas – recortar, copiar e colar;

Módulo X  - ferramentas –  imagens de gravuras tiradas da internet, clip’art para colagem em textos digitados pelos próprios alunos, copiar e colar fotos em Orkut, facebook,  dentre outros....

IV – Jogos pedagógicos: matemática, língua portuguesa, memória, sílabas, formar palavras, programa Boardmaker (CA).

Habilidades

  • Fazer com que os alunos familiarizem com os computadores;
  • Executar e estimulas a coordenação motora e fino digitalmente;
  • Identificar, reconhecer e relacionar letras com palavras;
  • Desenvolver o nível de alfabetização dos alunos e estimular a leitura;
  • Respeitar a privacidade da informação;
  • Utilizar a informação e os recursos tecnológicos de maneira responsável, segura, lícita e ética;
  • Respeitar os diferentes estilos e formas de comunicação eletrônica;
  • Utilizar recursos TIC específicos de forma autônoma para colaborar com colegas, docentes, especialistas e outros e trabalhar em equipe;
  • Comunicar  suas ideias aos seus colegas, famílias, docentes através de sistemas de símbolos próprios das áreas de conhecimento, utilizando aplicações tecnológicas de forma autônoma;
  • Procurar informação na Internet de modo planejado e utilizando uma estratégia própria;
  •  Localizar informação relevante de uma variedade de fontes de forma autônoma;
  •  Avaliar a adequação e conveniência da informação que se obtém em função dos objetivos da pesquisa de forma autônoma;
  •  Classificar, organizar e processar dados e informação de forma rigorosa;
  • Compreender e utilizar sistemas, operações e conceitos tecnológicos básicos de forma autônoma;
  •  Desempenhar-se em meios virtuais de forma autônoma;
  •  Utilizar as TIC para processar de forma avançada informação textual;
  • Utilizar as TIC para processar de forma avançada informação numérica.

Orientações Metodológicas

Embasado nos objetivos gerais nossos, professores da sala SAPE e da Coordenação Pedagógica da Instituição, que é o de promover o acesso as pessoas com deficiências às novas tecnologias com forma de promover maior justiça social e a democratização dos conhecimentos de informática, tendo como metodologia a teoria e a prática, reflexão/ação. Reflexão essa, que visa todo o detalhamento do curso de informática e a ação, para a execução da aprendizagem digital, para “a priori”, ingressar no mercado competitivo do trabalho.

           As aulas digitais da sala SAPE serão executadas:

  • Com os alunos que já são alfabetizados, letrados e com faixa etária para competir no mercado de trabalho, estes terão o curso Básico de Informática: digitação, editor de textos (Word), noções básicas da internet;
  • Com alunos que ainda não são alfabetizados e letrados  estaremos trabalhando não com a turma em si, mas com o aluno, fazendo um trabalho mais individual, até que o próprio tenha habilidades  necessária para construir seu próprio conhecimento digital básico.Este trabalho tem como objetivo geral de estar desenvolvendo autoestima, autoconfiança, fazendo o seu eco florir para o novo.

             O trabalho Digital será feita através de um trabalho interdisciplinar, junto  com os professores regentes, professor de educação física e a coordenação.

Avaliação

Combater a exclusão social através da inclusão digital, esse é o principal objetivo das Salas de Recursos da E. E. Professora Maria Cristina Schmidt Miranda, mas para dizer que existe o ensino de digital dentro da escola é preciso antes saber o que significa “atendimento digital” e o que ensinar não se ensina informática sem ter experiências e sensibilidade didático-tecnológica, um depende do outro, conceito e a realização.

             A avaliação no Atendimento Digital deve contemplar diferentes procedimentos de solução, pois, a mesma, sendo um meio de comunicação (conhecimento) através da internet em constante evolução e não como um saber pronto e acabado, com verdades e rigores universais (ciências exatas), não devemos nos limitar a avaliar um único conceito ou procedimento.

            Iremos buscar através do conhecimento empírico conteúdos pedagógicos proporcionando um ensino-aprendizagem didático-tecnológico e dando oportunidade para:

  • O domínio dos conteúdos básicos: terminologia, informações e conceitos;
  • O crescimento individual e grupal: graus de participação, nível de argumentação, interesse, clareza e coerência na comunicação, capacidade de reflexão, assiduidade e pontualidade às aulas, forma de apresentação, criatividade, comprometimento, capacidade de síntese e auto-avaliação;
  • Organização para o estudo.

               Serão colocadas questões em aberto, onde os alunos possam colocar suas opiniões, evitando assim um clima de desânimo e desestímulo. Procurando respeitar  as  potencialidades de nossos educando e cobrar o que é essencial do raciocínio didático-tecnológico.

 

APLICAÇÃO NA SALA DE AULA

Descrição

As aulas serão individuais, na própria sala Sape, com o professor especializado. De início é feito uma avaliação com o aluno, para ver seu manejo como computador. O aluno que já tem um manejo bom, passamos de imediato para o processo de digitação,  para depois com o programa do word e suas interfaces. Os alunos que ainda não são alfabetizados  e letrados, trabalhamos com a alfabetização primeiramente, através de material concreto, incluindo com a comunicação alternativa. Queremos deixar claro que este projeto deu início este ano, e ele é em longo prazo, mas já começamos ver o resultado, é muito gratificante para todos os envolvidos.

 

Avaliação do docente

Queremos deixar claro que este projeto deu início este ano, e aos poucos vamos lapidando o que for de melhor para os alunos, porque para nós, planejar é antes de tudo, uma reflexão sobre o que de melhor possa ser feito para um bom ensino-aprendizagem, portanto este poderá sofrer qualquer mudança ao longo do ano em longo prazo. Começamos ver o resultado, é muito gratificante para todos os envolvidos. Tanto nós, professores como os alunos estamos confiantes, entusiasmados, e o importante, juntos, na busca do saber.

Autoavaliação dos alunos

A autoavaliação dos alunos será  feita contínua e sistematicamente, de acordo com o desempenho de cada um. Não deverá restringir-se a aplicação de provas, mas na observação dos procedimentos utilizados no desenvolvimento de suas habilidades e capacidades, para aquisição dos conteúdos, visando:

- diagnosticar e registrar os progressos e dificuldades do aluno;

- possibilitar que o aluno auto-avalie sua aprendizagem;

- orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;

- orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.

                A avaliação envolve observação e análise do conhecimento e de habilidades específicas adquiridas pelo aluno e também aspectos formativos. Observação de suas atitudes referentes à presença em aulas, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidade com que o aluno assume o cumprimento de seu papel de cidadão em formação.

Avaliação da proposta

O meu maior objetivo desse projeto é mostrar aos demais professores a importância da TIC E CA, e que através deles podemos adaptar as atividades curriculares para os alunos com deficiências que precisam de uma necessidade educacional especializado, uma adaptação sem sair do contexto curricular.

             Mostrar que por meio da TIC a pessoa com deficiência tem acesso ao computador, controle do ambiente, uma comunicação diferenciada (CA), para realização de infinitas tarefas do cotidiano e que juntos possamos planejar recursos pedagógicos acessíveis, conforme os objetivos  propostos para cada atividade.

OUTRA INFORMAÇÃO

Indicações para o júri e outras questões de interesse

Carolina Rizzotto escreveu um artigo com o tema: "acessibilidade na  comunicação é um direito -  CA é um caminho",  se temos a TIC a nosso favor, porque não utilizá-la transformando essa ferramenta num suporte para as pessoas que tem dificuldade na comunicação oral e escrita. Foi pensando nessa ferramenta que propôs a fazer este projeto, trabalhá-lo com os alunos com deficiências orientar os  docentes coordenadores e diretora da E.E. “Maria Cristina S. Miranda”, tornando-se uma referência na Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo - SP, a nível Estadual, com o tema da TIC e Comunicação Alternativa,  para que tenham conhecimento dos recursos da TIC e do programa da Comunicação Alternativa (Boardmaker), promovendo acessibilidade comunicacional, acessibilidade metodológica, acessibilidade instrumental, acessibilidade atitudinal e inclusão efetiva no contexto educacional.

Justificativa do prêmio especial ao que se postula

Pensando nos alunos com deficiências, em que na sua maioria oriundos de famílias de baixa renda, foi onde propomos este projeto ATENDIMENTO DIGITAL X COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, a proposta do mesmo é o de  resgate das funções fundamentais da relação entre a arte DIGITAL E DA COMUNICAÇÃO: a reabilitação desses jovens na sociedade, geralmente excluído deste tipo de COMUNICAÇÃO, no que tange às interações que a arte DIGITAL possibilita; e o resgate da função primeira do digitar, que é a utilitária, sendo, portanto, um convite ao toque e manuseio.

             Este tem como finalidade oferecer  aos alunos, em primeiro lugar, um meio valioso de apreciar e trabalhar a forma estética, mediante o sentido digital, encarado como ferramenta sutil e preciosa a ser aperfeiçoada. Além disso, a auto-expressão concretizada na comunicação proporcionará oportunidades raras, tanto do ponto de vista da qualificação profissional na medida em que o Projeto se propõe a formar cidadãos, quanto do ponto de vista terapêutico-cognitivo-ocupacional, uma vez que a prática da arte digital engendra uma série de possibilidades, como a descoberta de vocações e talentos, de forma que esses alunos tenham a chance, também rara, de satisfazer uma das necessidades básicas de todo ser humano a necessidade de expressão da comunicação. Que esse não seja utilizado para transformar-se em uma brincadeira, mas que prevaleça a criação de um espaço profissional onde brincando se aprende, e aprendendo se faz uma construção, uma construção renovada/conscientizada para um mundo melhor, sem exclusão digital e sem exclusão comunicação.

  

 

 


Autor: Maria Madalena Dornelas Borges


Artigos Relacionados


Formação E Construção Na Leitura Do Aluno

O Impacto Da Tecnologia Na Escola Bíblica Dominical

Acessando A Era Digital Para Alunos Do Eja De Sant'ana Do Livramento

O Papel Das Atividades Experimentais No Ensino De Ciências

Utilizando O Computador- Projeto De Ensino:minha Leitura Infanto-juvenil Impressa, Minha Escrita Digital.

Cinema Também Educa

Sobre Tecnologias E Inclusão