''Coma'' de Cook, Robin



Cook, Robin. "Coma“. Tradução de Miécio Araújo Jorge Honkins. ? . ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1980. 158 p. htt: //groups. google.com/group/digitalsource.

Autor de livros consagrados, Robin Cook mostra-se um excelente autor de livros de romance. Porém, aos 15 anos decidiu tornar-se médico, tendo-se especializadoem oftalmologia. Escritoré largamente creditado como o introdutor do termo “médico” como um gênero literário.

A historia se passa em quatorze de  fevereiro de 1976, dentro Boston memorial hospital. Susan Weler, estudante do terceiro ano de medicina, uma das mais competentes de seu grupo e única mulher em um grupo de cinco estudantes. Em sua primeira visita aos pacientes conhece Nancy Greenly paciente em coma, que gera nela uma curiosidade exagerada, ao saber que tem a sua idade, que entrou em COMA durante uma cirurgia que devia ter sido muito simples e não oferecia nenhum perigo. Ela se via refletida naquele ser imóvel envolvida por tubos. Sempre que visitava aquela paciente enchia de perguntas o médico residente responsável por sua turma, só que não havia respostas convincentes, as perguntas deixavam o médico irritado por que vinham sempre de forma inesperada e insistente.

A coisa fica mais séria quando Berman entra em coma, um paciente jovem e forte com quem ela se envolveu emocionalmente após suas visitas pelas enfermarias. Ele estava ali para uma rápida cirurgia no joelho e da mesma forma que Nancy entrara em coma durante a operação, deixando toda a equipe sem entender o que estava acontecendo. Os médicos eram muito competentes e haviam usado todos os recursos disponíveis, mas não conseguiram fazer o paciente retornar a consciência, eles não entendiam o que estava acontecendo. Susan desesperada começa a gritar e levanta suspeita sobre a competência do anestesista, que é acalmado pelo residente Belows explicando-lhe que ela uma estudante. O que Susan não sabia era que estava se envolvendo na maior trama de todos os tempos, onde médicos usando o hospital, praticavam verdadeiros assassinatos para tráfico e vendas de órgãos.

Onde os pacientes entram saudável para fazer pequenas cirurgias, muitas vezes só de correção e durante as mesmas são induzidos ao coma, sem que o restante da equipe do centro cirúrgico perceba e encontre uma explicação para o acontecimento. Ela consegue convencer Belows de que há alguma coisa muito errada está acontecendo, envolvendo alguns cirurgiões ou anestesista. Os dois vão fundo na investigação que termina colocando suas vidasem perigo. Eé durante uma cirurgia de apendicite em Susan que Stark e seus comparsas são desmascarados quando a sala de operação é invadida por Mark Belows e alguns policiais.

 

O autor escreveu com intuito de denunciar venda ilegal de órgãos por anuncio de jornais, praticavam verdadeiros assassinatos para tráfico e vendas de órgãos.

 

O livro foi usado muitos termos na área da saúde, e por isso dificultaria o entendimento do leitor.

Dedico a todos os  leitores, os também apreciam ficção cientifica.  


Autor:


Artigos Relacionados


Susan Boyle

Resumo: Contágio

Estudo De Caso: Relaparotomia

A Verdade E "outras Verdades"

AnÁlise Do Filme: Um Golpe Do Destino E O Seu Entendimento Para A Psicologia Hospitalar.

Análise Do Reconhecimento Da Atuação Do Fisioterapeuta Dermato-funcional Por Médicos Na Cidade De Brasília

Homenagem Aos Médicos(as)