Inteligência e talento - como nos ajudam a aprender um idioma



         Quando ingressamos no mundo educacional, é comum ouvir falar sobre a influência da inteligência e do talento no aprendizado dos alunos. Antes de argumentar, é necessário saber qual o verdadeiro significado das palavras inteligência e talento. Diversas buscas a dicionários me levaram a concluir que:

  • Talento vocação, dom ou habilidade. Utiliza-se esse termo para designar habilidades ou capacidade natural das pessoas para realizar atividades.
  • Inteligência capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, compreender e aprender.

         Estamos falando de talento e inteligência no aprendizado de idiomas. As línguas são sistemas complexos, irregulares e possuem regras. Para melhor aprender, é preciso desenvolver habilidades e, não só conhecimento; habilidades essas, desenvolvidas como resultado de interação e compreensão portanto, deve-se também haver identificação com costumes e culturas. Sendo assim, para sermos fluentes em um idioma, temos que aprender sua fonética, gramática, interpretação de textos, história, geografia, religião, etc.

         Ninguém nunca saberá dizer se você é mais ou menos inteligente ou se você é mais ou menos talentoso. Este assunto é de grande cunho pessoal e cabe somente a você se avaliar e se descobrir. Em uma de minhas leituras, deparei com a seguinte pergunta: “O que a Princesa Diana, Picasso, Ayrton Senna, Madre Teresa e Bill Gates têm em comum?” Talvez a resposta  seria que todos foram bem-sucedidos em diferentes áreas usando seu talento especial. Sim, mas não percebemos o mais importante: essas cinco pessoas eram intuitivas e descobriram dentro delas o que queriam fazer, como fazer e aonde queriam chegar. Todas provaram ser inteligentes mas, acima de tudo desenvolveram seus talentos. Mas você deve estar se perguntando: O que esta análise tem haver com meus estudos? Em primeiro lugar, o simples fato de você ter uma meta: aprender um idioma. Em segundo lugar, para realizar este trabalho, você precisa buscar conhecimentos e se preparar para o inesperado. Não basta só saber, é preciso se desenvolver e fazer. Assim, você criará um ciclo de desenvolvimento pessoal.

Responda as seguintes perguntas: Quais são suas habilidades pessoais? Como desenvolverá essas habilidades para seu aprendizado? Quais novos conceitos poderão ser utilizados para melhorar seu aprendizado?

As suas respostas lhe ajudarão a se conhecer melhor e a realizar seu objetivo de aprender um novo idioma.

Lembre-se de que o primeiro passo de querer aprender você já tomou, o segundo passo é um favor a você: nunca deixar de tentar!

“O Talento não era ninguém até que se casou com a Perseverança e assim nasceram a Iniciativa, a Garra e a Criatividade”


Autor: Kátia Brunetti


Artigos Relacionados


Além Do Curso De Idiomas

Aprender Inglês Rápido

Como Desenvolver Suas Habilidades?

Você Já Descobriu Porque Você Não é Um Vencedor?

Tripé Da Administração: Critério De Desempate

Tripé Da Administração: Critério De Desempate

No Que Você é Melhor?