Planejamento de Marketing Político - Análise do Filme Entreatos



Com o intuito de realizar uma análise crítica as estratégias de marketing político apresentados pela equipe que assessorou Lula durante sua campanha analisou-se o filme Entreatos, documentário brasileiro dirigido pelo  João Moreira Salles, sobre os bastidores da campanha política de Lula em 2002.

 O documentário nos permite o acesso ao cotidiano de Lula durante o fim de sua campanha eleitoral, mostrando a rotina do candidato e de sua equipe, assim como algumas das estratégias de marketing político utilizadas para a construção e monitoramento de sua imagem, discursos, gravação de programas e negociações num período decisivo de muitos desgastes e expectativas.

Dentre as ações do plano de marketing utilizadas na campanha de Lula observa-se que a analise do publico alvo, que no momento das eleições desejavam maior identificação e proximidade com o seu governante, foi fator determinante para a escolha das estratégias a serem desenvolvidas.

São notórias as mudanças aplicadas a Lula para as eleições, a figura marcante do operário sindicalista presente durante a disputa seguida de três eleições contrastou com o pacífico e determinado Lula, apresentado nas eleições de 2002. De uma forma inteligente sua equipe utilizou de sua trajetória de vida pessoal moldando a imagem e o discurso do candidato como alavanca para conquistar o eleitorado e diferenciá-lo dos demais concorrentes.

Transformar sua simplicidade e pouca formação, em pontos positivos e de aproximação com o povo brasileiro foi uma escolha arriscada que deu certo. Mesmo que na prática o candidato necessite de se engajar no sistema, a partir de parcerias políticas, as táticas empregadas ao planejamento de marketing durante a campanha, tornaram Lula para o imaginário popular, uma figura próxima, quase intima, visto pelo povo como a alternativa de fugir do comum e de tudo que fora oferecido pelo sistema político brasileiro.

O monitoramento por parte da equipe com o finalidade de atualizar o candidato em relação à realidade e as necessidades de cada localidade foi outra estratégia importante, onde independente da situação encontrada manteve-se o discurso objetivo e claro, sua mensagem simples e direta marcou toda a campanha estando de acordo com os traços de personalidade ressaltados pela equipe, e assim Lula destaca-se mais uma vez como o candidato compreendido por todas as classes sociais.

Foi possível também analisar durante o documentário a corrida contra o calendário eleitoral, assim como o olhar atento as ações e acusações dos concorrentes, fatores que influenciaram diretamente no ritmo de sua equipe, sendo necessário o monitoramento constante dos meios de comunicação, e a competência e criatividade para um retorno rápido e adequado as expectativas do publico.

A equipe escolhida para assessorar Lula durante sua campanha junto com um conjunto de técnicas, meios de comunicação avançados e o uso adequado da carreira política e historia de vida pessoal do mesmo criou a diferença em relação aos seus concorrentes e depois de três anos de derrotas consecutivas, mostrou um trabalho de sucesso onde Lula venceu as eleições e ganhou lugar de destaque na história nacional.

A criação dessa figura aceita pelo eleitorado Brasileiro vai além de entender o que se espera o eleitorado, parte da analise e estudo do subconsciente coletivo, das historia de vida e cultura da sociedade e da utilização correta dos meios de comunicação no momento propicio para alcançar ou até mesmo suprir as expectativas do todo.


Autor: Ludennia Borges De Azevado Koch


Artigos Relacionados


O Chuchu Apodreceu E Lula JÁ Decepcionou

“entreatos”: Uma Dissertação Crítica Do Filme /documentário De João Moreira Salles

Recolher Os Cacos É Importante

Eleiçoes Para Presidente No Brasil 2010

Campanha Política Na Web

Por Que Lula?

As Colheitas Da EleiÇÃo E Os CalÇados Do Pt